Fla-Flu: finalíssima do Carioca reativa rivalidade espanhola entre os laterais Marcelo e Filipe Luís

Compartilhe
Marcelo e Filipe Luís foram os laterais de Tite na Copa de 2018. Foto: AFP

A decisão do Carioca entre Flamengo e Fluminense neste domingo, às 18h, no Maracanã, resgata uma velha rivalidade. Adversários futebol espanhol com as camisas do Real Madrid e do Atlético de Madrid, respectivamente, Filipe Luís e Marcelo decidirão título em confronto direto pela terceira vez na carreira. O lateral-esquerdo rubro-negro não somente perdeu as duas decisões como tem desvantagem nos duelos à parte com o colega recém-contratado pelo time tricolor.

Convocados juntos por Tite na Copa do Mundo de 2018, Filipe Luís e Marcelo disputaram título pela primeira vez na Champions League de 2013/2014. O Atlético de Madrid caminhava para conquistar a Orelhuda, quando uma cabeçada de Sergio Ramos empatou a partida no Estádio da Luz, em Lisboa, e forçou a prorrogação. Gols de Bale, Marcelo e Cristiano Ronaldo decretaram a virada por 4 x 1 no tempo extra e a conquista da trupe merengue.

O duelo à parte entre os laterais se repetiu na temporada de 2016 da Champions League. Sergio Ramos abriu o placar para o Real Madrid, porém Carrasco igualou o placar para os colchoneros. Ninguém prevaleceu na prorrogação e a decisão avançou aos pênaltis. Marcelo converteu a cobrança dele no triunfo por 5 x 3. Filipe Luís havia sido substituído por Lucas Hernández.

Ambos poderiam ter se enfrentado na final da Copa do Rei da Espanha na edição de 2012/2013. Filipe Luís estava em campo. Marcelo, não. Estava lesionado à época e não ficou nem no banco.

Embora o Flamengo tenha vencido a partida de ida por 2 x 0, Filipe Luís é freguês de Marcelo nos confrontos diretos. Foram 16 partidas entre eles com 10 vitórias do ex-lateral do Real Madrid, dois triunfos do jogador do Atlético de Madrid e quatro empates.

A concorrência entre ele também foi acirrada na Seleção Brasileira. Luiz Felipe Scolari convocou Marcelo para a Copa de 2014, mas deixou Filipe Luís fora. Tite chamou ambos em 2018. Marcelo foi titular em quatro. Filipe Luís substituiu o colega lesionado no primeiro tempo da terceira rodada da fase de grupos contra a Sérvia, em Moscou, e começou jogando contra o México.

Ausentes na lista dos 26 convocados para  Copa de 2022, Filipe Luís e Marcelo voltaram ao Brasil em diferentes momentos como reforços badalados de Flamengo e Fluminense. Filipe Luís acumula 10 títulos com a camisa rubro-negra. Marcelo mal teve tempo de treinar e estrear. Virou titular na vitória contra o Sporting Cristal na abertura da Libertadores e deve iniciar a partida deste domingo novamente entre os onze. Com Ayrton Lucas em alta na temporada, Filipe Luís é opção para compor a linha de três zagueiros caso Vítor Pereira insista nessa opção.

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

O combo inegociável: Por que faltou ao Flamengo uma noite perfeita de Rossi

O Corinthians conquistou o Mundial de Clubes da Fifa em 2000 porque, entre outros motivos,…

27 minutos atrás
  • Esporte

Um gol só: o limite dos times brasileiros contra europeus no Mundial

Os times brasileiros jamais fizeram mais de um gol nos europeus desde que a Fifa…

8 horas atrás
  • Esporte

Cruzeiro é o sétimo clube do “Big 12 Brasil” comandado pelo técnico Tite

O acerto de Adenor Leonardo Bachi com o Cruzeiro torna o time celeste o sétimo…

1 dia atrás
  • Esporte

Pênaltis de Rayan e John Kennedy explicam Vasco na final da Copa do Brasil

Em 2023, Fernando Diniz fez do jovem John Kennedy, de 21 anos à época, um…

3 dias atrás
  • Esporte

Dorival leva Corinthians à final 261 dias depois da demissão na Seleção

Há 261 dias, Dorival Júnior era demitido da Seleção Brasileira. Se há volta por cima,…

3 dias atrás
  • Esporte

Flamengo 2 x 0 Pyramids: quando 1 centímetro a mais de altura faz diferença

A média de altura dos jogadores escalados pelo Flamengo no início da vitória por 2…

4 dias atrás