Filipe Luís tenta igualar Eduardo Amorim, campeão da Copa do Brasil como técnico estreante

Compartilhe

Filipe Luís tem em quem se inspirar na final da Copa do Brasil contra o Atlético-MG para conquistar o primeiro título da carreira como técnico profissional. Há 29 anos, o segundo torneio mais importante do país viu Eduardo Amorim assumir o Corinthians em 21 de março de 1995 e brindar o time alvinegro com o primeiro título no torneio em 21 de junho.

Assim como Filipe Luís, Eduardo Amorim era um jogador histórico assumindo a prancheta no papel de estreante. Havia sido bicampeão paulista em 1982 e em 1983 ao lado de Sócrates e de Casagrande. Mineiramente discreto, o meia-atacante era auxiliar do técnico Mário Sérgio no começo da temporada de 1995. O chefe caiu, Eduardo Amorim assumiu interinamente em um clássico contra o São Paulo, venceu o Majestoso e foi efetivado pelo presidente Alberto Dualib.

Assim como Filipe Luís, Eduardo Amorim estreava na profissão de técnico. O começo foi melhor do que a encomenda. Levou o Corinthians ao primeiro título da Copa do Brasil diante do Grêmio. Venceu por 2 x 1 na ida no Pacaembu com gols de Viola e de Marcelinho Carioca, e confirmou a conquista no Olímpico por 1 x 0. Marcelinho Carioca balançou a rede naquele 21 de junho de 1995 em um duelo à parte com Luiz Felipe Scolari.

Embalado pela conquista contra aquele timaço tricolor, que ganharia a Libertadores no mesmo ano, Eduardo Amorim também ganhou o Campeonato Paulista pelo Corinthians na decisão contra o Palmeiras em 6 de agosto de 1995. O segundo troféu do técnico novato.

A história de Filipe Luís não é semelhante, mas parecida. O ex-lateral-esquerdo também faz parte de uma era dourada do Flamengo. Recém-aposentado, iniciou nas categorias de base do clube com passagem pelos times sub-17 e sub-20, não era auxiliar de Tite, mas herdou a prancheta depois da demissão do Adenor.

Filipe Luis está no cargo há 39 dias. Pode ser campeão com 46 no próximo domingo, na partida de volta na Arena MRV. Eduardo Amorim assumiu a responsabilidade de escalar o Corinthians e levou o clube ao título inédito com 92 dias na profissão.

Não há outra história como a de Eduardo Amorim na galeria dos 26 técnicos campeões da Copa do Brasil.  A maioria era técnico de longa data na conquista da Copa do Brasil. Eduardo era estreante na profissão no Corinthians. Filipe Luís é inicia na carreira no Flamengo. Eduardo Amorim foi campeão. Filipe Luís conseguirá igualar aquele final feliz?

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Técnica brasiliense Camilla Orlando ganha Candangão e Paulistão em 11 meses

Menos de um ano depois de levar o Real Brasília ao título do Campeonato Feminino…

21 horas atrás
  • Esporte

A fartura de talento da França e a precisão na “bola parada” contra a Itália

Atual vice-campeã mundial, a França é uma seleção sempre pronta para competir, mas não necessariamente…

4 dias atrás
  • Esporte

Santos volta com taça do purgatório pelo qual passaram potências europeias

O Santos não deve se ufanar de ter conquistado a Série B do Campeonato Brasileiro,…

5 dias atrás
  • Esporte

Candangão 2025 terá “boom” de sociedades anônimas do futebol na elite

O Candangão terá um boom de SAF’s em 2025. Dos 10 clubes candidatos ao título…

5 dias atrás
  • Esporte

Pacote do GDF prevê R$ 2,3 milhões para obras no gramado de 4 estádios

No que depender do investimento do Governo do Distrito Federal (GDF) na manutenção dos gramados…

7 dias atrás
  • Esporte

Venezuela 1 x 1 Brasil: a melhor notícia é o cobrador de falta Raphinha

A melhor notícia do empate do Brasil por 1 x 1 com a Venezuela é…

7 dias atrás