Filipe Luís inicia caminho sem volta na cova rubro-negra de técnicos

Compartilhe

A escolha do Flamengo por Filipe Luís ao cargo de sucessor de Tite, agora ou em 2025, era pedra cantada. A questão é: o clube realmente tem um plano de carreira para o jovem técnico ou simplesmente vampiriza, suga o sangue dele a fim de garantir as vitórias e títulos necessários às eleições de Marcos Braz na candidatura a vereador; e de Rodrigo Dunshee de Abranches — o ungido de Rodolfo Landim no pleito rubro-negro em 9 de dezembro?

Exalta-se a tradição de apostas em Paulo César Carpegiani, Carlinhos, Andrade e Jayme de Almeida, mas empurra-se para baixo do tapete equívocos cometidos com profissionais que poderiam ter sido mais úteis. O Flamengo queimou iniciantes como Filipe Luis com a mesma velocidade que lhes delegou a prancheta. Zé Ricardo e Mauricio Barbieri são os exemplos da fase rica iniciada na era Bandeira de Mello. Herdaram a prancheta, foram demitidos e não voltaram. Maurício Souza e Mário Jorge também saíram chamuscados.

O tempo passou e nenhum deles faz parte sequer de uma comissão técnica permanente. Isso não existe. Quem assume leva o combo. Portanto, Filipe Luís está em um caminho sem volta. Ou dá certo em curto prazo ou continuará carreira solo longe do Ninho do Urubu.

O risco de precipitação não é exclusividade do Flamengo. O futebol brasileiro tem triturado jovens treinadores promissores. O São Paulo, por exemplo, teve André Jardine nas categorias de base. Não houve paciência com ele no elenco profissional. O treinador arrumou as malas e faz carreira no exterior. É a sensação do futebol mexicano. Conquistou os torneios Clausura e Apertura com o tradicional América e a Copa dos Campeões.

Na temporada passada, o Botafogo apostou em Lúcio Flávio no papel de interino depois da saída de Bruno Lage. Queimou um funcionário identificado com o clube e fez contratação emergencial ao buscar Tiago Nunes para as últimas rodadas do Campeonato Brasileiro.

Adversário do Flamengo na semifinal da Copa do Brasil, o Corinthians deixou Danilo entre o céu e o inferno. Estudou promover o ídolo a técnico do elenco profissional. A empolgação durou uma partida. Bastou a derrota para o Palmeiras no clássico para recalcular a rota. Danilo foi demitido das divisões de base neste ano pelo presidente Augusto Melo. O Corinthians também rifou Fernando Lázaro. Talentoso como auxiliar-técnico, o torcedor alvinegro assumido durou apenas 17 partidas no cargo de técnico do Timão.

Alex iniciou a carreira no time sub-20 do São Paulo. Não teve oportunidade no elenco principal, mas recebeu convite do Avaí. A diretoria catarinense não teve paciência como o ex-meia e encerrou o vínculo com ele depois de 18 partidas na temporada de 2023.

O Cruzeiro acaba de descartar um profissional egresso da base. Foi buscar Fernando Seabra no elenco sub-20 do Red Bull Bragantino, viu o profissional fazer um bom trabalho e o demitiu para contratar Fernando Diniz. Mais uma impaciência com jovem técnico.

Técnicos na fase rica
2013-2024

» Gestão de Eduardo Bandeira de Mello (2013-2018)
Dorival Júnior
Jorginho
Mano Menezes
Jayme de Almeida
Ney Franco
Vanderlei Luxemburgo
Cristóvão Borges
Oswaldo de Oliveira
Muricy Ramalho
Zé Ricardo
Reinaldo Rueda
Paulo César Carpegiani
Maurício Barbieri
Dorival Júnior

» Gestão de Rodolfo Landim (2019-2024)
Abel Braga
Jorge Jesus
Doménec Torrent
Rogério Ceni
Renato Gaúcho
Paulo Sousa
Dorival Júnior
Vítor Pereira
Jorge Sampaoli
Tite
Filipe Luís

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Supercopa do Brasil: Brasília receberá Flamengo x Corinthians

O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…

1 hora atrás
  • Esporte

Flamengo domina: Arrascaeta é Rei da América e Filipe Luís, melhor técnico

O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…

10 horas atrás
  • Esporte

Gol de Gabriel Jesus tem “peso 2” na escala Carlo Ancelotti da Seleção

Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…

16 horas atrás
  • Esporte

Flamengo renova contrato com o técnico Filipe Luís até 2027

Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…

2 dias atrás
  • Esporte

O peso de Tite na contratação do executivo Bruno Spindel pelo Cruzeiro

O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…

4 dias atrás
  • Esporte

Filipe Luís precisa olhar com atenção para o erro de Marcelo Gallardo

Filipe Luís está certo em se valorizar depois de levar o Flamengo a oito taças…

5 dias atrás