Emiliano e o pai, Ramón Díaz, na Rússia, no sorteio das Eliminatórias. Foto: @emilianodiaz34
Dunga faz o possível e o impossível para mostrar que não está desinformado. Tem sempre uma saída para driblar as cascas de banana nas entrevistas coletivas. Questionado se fez algum tipo de reciclagem antes do retorno à Seleção, disse que tomava café da manhã todos os dias com Arrigo Sacchi — mentor do fantástico Milan dos anos 1990 e da Itália vice-campeã do mundo em 1994. Na Copa América de 2015, mostrou intimidade ao falar do técnico argentino do Paraguai, Ramón Díaz, com quem tomou bons vinhos em alguns jantares. A pergunta que não foi feita a ele lá no Chile, no ano passado, nem em Viamão (RS), e muito menos no desembarque em Assunção para a partida desta terça, às 21h45, pela sexta rodada das Eliminatórias para a Copa de 2018, é se ele conhece o Emiliano.
Quem???
Eu gostaria de ser um mosquitinho para bisbilhotar as reuniões do Dunga com seu auxiliar, Andrey Lopes, a fim de saber se a dupla conhece o trabalho do filho do Ramón Díaz. Emiliano Díaz é o cérebro daquele Paraguai que eliminou o Brasil da Copa América no ano passado e enfrentará o time de Dunga hoje à noite. Não joga no time, mas é o laboratório de gols da seleção. Nepotismo à parte, a figura discreta, quase imperceptível no banco de reservas, é outra vez uma das armas secretas do Paraguai.
Emiliano Díaz é uma espécie de “nerd” da comissão técnica. É o responsável, por exemplo, por criar e ensaiar jogadas de bola parada. O cara também organiza os treinos. Entra em campo antes do pai e deixa tudo prontinho para o coroa de 56 anos escolher os procedimentos. Ex-jogador, Emiliano é o cara mais próximo dos convocados de Ramón Díaz. O responsável, por exemplo, por convencer o promissor Juan Manuel Iturbe Arévalos, o Iturbe, do Bournemouth, da Inglaterra, a escolher o Paraguai e não a Argentina para defender como seleção principal.
Dunga que não se engane. Emiliano mapeou todos os passos da Seleção Brasileira — com e sem Neymar e entregou de mãos beijadas ao tomar a bênção do pai. Exigente, Ramón cobra análise das 10 últimas partidas dos adversários. Por sinal, pouco para quem acompanha 57 partidas por semana e formatou uma base de dados com detalhes de todos os jogadores usados nas Eliminatórias. O filho é o responsável pelo minucioso dossiê que informa sobre as bolas paradas e aéreas do rival, sistema tático, posicionamento, estatísticas…
Ao contrário do pai, Emiliano domina as novas tecnologias. Quando auxiliou Ramón Díaz no River Plate, entregava um Ipad a cada jogador com um aplicativo no qual estavam todas as informações sobre os rivais. Era o dever de casa. O método é o mesmo no Paraguai. O jovem Emiliano faz uma espécie de upgrade na carreira do pai, de 55 anos. Atrevido, teria tentado clonar, no River Plate, o posicionamento do Bayern de Munique, de Pep Guardiola. Admirador de José Pekerman, ficou encantado com a Colômbia em um amistoso diante da Holanda e desafiou o pai a fazer o mesmo no time argentino. Pela segunda vez, em menos de um ano, a ambição é dar um nó tático em Dunga.
Campeão do Mundial Sub-20 em 1979, ao lado de Diego Armando Maradona, Ramón Díaz fez o gol da Argentina naquela derrota por 3 x 1 para o Brasil na Copa do Mundo de 1982. Ficou fora do torneio em 1986 e 1990 por causa de uma guerra de vaidades com D10S. Como técnico, fez história em 1996. Levou o River Plate ao título da Copa Libertadores da América em um timaço que tinha o uruguaio Enzo Francescoli no papel de maestro.
O Brasil não vence o Paraguai em Assunção desde 1985, quando Zico e Casagrande marcaram os gols da vitória. Fica a dica, Dunga! O parceiro de taça de vinho, Ramón Díaz, está melhor. Mas o segredo da safra é o filho dele, Emílio Díaz.
Neymar e Gabigol jogaram juntos poucas vezes. Foram felizes na conquista da inédita medalha de…
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…