A festa de gala da Fifa entregará estatuetas em sete categorias diferentes. Foto: Divulgação/Fifa
A Fifa revelará nesta segunda-feira, em Londres, na Inglaterra, os vencedores do The Best, prêmio entregue aos melhores da temporada nas versões masculina e feminina. A festa de gala pode ser justa, caso eleja o centroavante norueguês Erling Haaland, ou cometer erro grave se aclamar Lionel Messi ou Kylian Mbappé. O desfecho depende da interpretação dos jurados. Entre as mulheres, o suspense é quase inexistente. A espanhola Aitana Bonmatí é a favorita.
O evento de hoje leva em conta a performance no período iniciado em 19 de dezembro de 2022, ou seja, um dia depois da final da Copa do Mundo no Catar, e 20 de agosto de 2023. Portanto, se o colégio eleitoral formado pelos técnicos e capitães dos 211 países filiados à Fifa, jornalistas e fãs não compreenderem o recorte, é possível um resultado absurdo na terra do Rei Charles II.
Haaland conquistou a Champions League, a Premier League e a FA Cup com a camisa do Manchester City. Na sequência, ganhou a Supercopa da Europa contra o Sevilla. Conquistou a Chuteira de Ouro como maior artilheiro de ligas nacionais do Velho Continente e foi artilheiro isolado da Liga dos Campeões. Na prova de títulos, Mbappé ganhou somente o Francês. Messi também ostentou a Ligue 1 e a Legues Cup no novo clube, o Inter Miami.
Aos 23 anos, Haaland encerrou a temporada passada com 52 gols em 53 jogos, praticamente um gol por partida. Consolidou-se como referência do time de Pep Guardiola. O técnico catalão é um dos candidatos ao prêmio de melhor técnico na batalha por votos contra os italianos Luciano Spalletti (Itália) e Simone Inzaghi (Internazionale).
A Copa do Mundo do Catar não pode ter impacto no voto dos jurados, mas a versão feminina do torneio disputado na Austrália e na Nova Zelândia, sim, na disputa feminina. Favorita, a espanhola Aitana Bonmatí conquistou a Champions League, o Espanhol e a Copa do Mundo. Ela disputa o prêmio com a compatriota Jennifer Hermoso e com a colombiana Linda Caicedo. A batalha entre os donos da prancheta é entre o espanhol Jonatan Giráldez (Barcelona), a inglesa Emma Hayes (Chelsea) e a holandesa Sarina Wiegman (Inglaterra).
O Brasil participa da festa em dois quesitos. Ederson conta com a coleção de títulos do Manchester City como diferencial na corrida contra o marroquino Bono e o belga Courtois. Apesar do entra e sai de técnicos na Seleção Brasileira, Ederson assumiu as traves sob as batutas de Ramon Menezes e de Fernando Diniz em amistosos e jogos oficiais no período. A exibição na final da Liga dos Campeões da Europa contra a Internazionale deve ser definitiva para o triunfo.
Nascido em Mato Grosso, o volante Guilherme Madruga representa o país na disputa pelo Prêmio Puskás. O gol de bicicleta com a camisa do Botafogo de Ribeirão Preto contra o Novorizontino, em 27 de junho, na vitória por 1 x 0 pela Série B do Campeonato Brasileiro. A disputa é com o português Nuno Santos (Sporting) e o paraguaio Julio Enciso (Brighton).
Finalistas
Melhor jogador: Mbappé, Haaland e Messi
Melhor jogadora: Aitana Bonmatí, Linda Caicedo e Jennifer Hermoso
Melhor técnico (M): Luciano Spalletti, Pep Guardiola e Simone Inzaghi
Melhor técnico (F): Jonatan Giráldez, Emma Hayes e Sarina Wiegmann
Melhor goleiro: Bono, Courtois e Ederson
Melhor goleira: Mackenzie Arnold, Mary Earps e Cata Coll
Prêmio Puskás: Guilherme Madruga, Nuno Santos e Julio Enciso
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…