A Federação de Futebol do Distrito Federal está em clima de eleição. Um ano antes do fim do mandato do presidente Daniel Vasconcelos, a entidade convocou assembleia para o próximo dia 26, às 10h. O vencedor do pleito ocupará o cargo de outubro de 2024 a outubro de 2028. A antecipação da votação é prevista no artigo 14 do estatuto da FFDF e pode ser convocada 12 meses antes do encerramento do mandato do mandatário vigente. A Comissão Eleitoral é formada por Gustavo Alves Pinto Teixeira, Raphael Carvalho da Silva e Maurício Terciotti. O edital e as regras foram publicados nos últimos dias 2 e 3, respectivamente.
As chapas podem ser inscritas até o próximo dia 16, mas o blog apurou que a tendência é pela candidatura única de Daniel Vasconcelos. O dirigente deve ser reeleito por aclamação. Os 37 clubes profissionais e amadores de futebol masculino e feminino filiados à FFDF assinaram cartas manifestando apoio à sequência do trabalho. O estatuto veda viradas de casaca. Para lançar chapa, o pretendente à cadeira precisa da aprovação de pelo menos seis agremiações vinculadas.
A única chapa protocolada até agora é a “União pelo futebol” encabeçada justamente pelo atual presidente Daniel Vasconcelos. O primeiro vice é Cacildo de Paula Cassiano e o segundo, Marcelo Cruz Alves. Em 2019, o grupo chamava-se “Novos Tempos”.
No total, 26 clubes profissionais e 11 amadores estão aptos a participar da eleição divididos em três camadas. A maior participou das seis competições organizadas pela FFDF nesta temporada: Série A e B do Candangão masculino, Série A do Feminino, Sub-20, Sub-17 e Sub-15 masculino.
O voto dos 10 clubes participantes da Série A em 2023 tem peso 6: Real Brasília, Brasiliense, Capital, Paranoá, Gama, Ceilândia, Samambaia, Santa Maria, Taguatinga e Brasília.
Os 12 da Série B do Campeonato do Distrito Federal contam peso 3. São os casos de Planaltina, Brazlândia, Riacho City, Aruc, Grêmio Valparaiso, Samambaense, Ceilandense, Luziânia, Legião, Canaã, Botafogo e Sobradinho. Formosa, CFZ, Cruzeiro e Unaí não participaram da segunda divisão neste ano por diferentes motivos, mas podem votar. O Guará seria mais um, porém foi extinto.
Onze times considerados “amadores” vinculados à FFDF compõem o colégio eleitoral com peso 1 cada: Minas Brasília, Cresspom, Estrelinha, Penharol, Maringá, Guaraense, Galáticos, União, Gaminha, Pró-Vida e Planaltina FC. Independentemente das diferentes classes, todos os 37 times manifestaram apoio à reeleição de Daniel Vasconcelos no próximo dia 26.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…
Menos de um ano depois de levar o Real Brasília ao título do Campeonato Feminino…
Atual vice-campeã mundial, a França é uma seleção sempre pronta para competir, mas não necessariamente…
O Santos não deve se ufanar de ter conquistado a Série B do Campeonato Brasileiro,…
O Candangão terá um boom de SAF’s em 2025. Dos 10 clubes candidatos ao título…
No que depender do investimento do Governo do Distrito Federal (GDF) na manutenção dos gramados…