Atual presidente, Daniel Vasconcelos tem apoio legal dos 37 clubes filiados. Foto: Eduardo Ronque/FFDF
A Federação de Futebol do Distrito Federal está em clima de eleição. Um ano antes do fim do mandato do presidente Daniel Vasconcelos, a entidade convocou assembleia para o próximo dia 26, às 10h. O vencedor do pleito ocupará o cargo de outubro de 2024 a outubro de 2028. A antecipação da votação é prevista no artigo 14 do estatuto da FFDF e pode ser convocada 12 meses antes do encerramento do mandato do mandatário vigente. A Comissão Eleitoral é formada por Gustavo Alves Pinto Teixeira, Raphael Carvalho da Silva e Maurício Terciotti. O edital e as regras foram publicados nos últimos dias 2 e 3, respectivamente.
As chapas podem ser inscritas até o próximo dia 16, mas o blog apurou que a tendência é pela candidatura única de Daniel Vasconcelos. O dirigente deve ser reeleito por aclamação. Os 37 clubes profissionais e amadores de futebol masculino e feminino filiados à FFDF assinaram cartas manifestando apoio à sequência do trabalho. O estatuto veda viradas de casaca. Para lançar chapa, o pretendente à cadeira precisa da aprovação de pelo menos seis agremiações vinculadas.
A única chapa protocolada até agora é a “União pelo futebol” encabeçada justamente pelo atual presidente Daniel Vasconcelos. O primeiro vice é Cacildo de Paula Cassiano e o segundo, Marcelo Cruz Alves. Em 2019, o grupo chamava-se “Novos Tempos”.
No total, 26 clubes profissionais e 11 amadores estão aptos a participar da eleição divididos em três camadas. A maior participou das seis competições organizadas pela FFDF nesta temporada: Série A e B do Candangão masculino, Série A do Feminino, Sub-20, Sub-17 e Sub-15 masculino.
O voto dos 10 clubes participantes da Série A em 2023 tem peso 6: Real Brasília, Brasiliense, Capital, Paranoá, Gama, Ceilândia, Samambaia, Santa Maria, Taguatinga e Brasília.
Os 12 da Série B do Campeonato do Distrito Federal contam peso 3. São os casos de Planaltina, Brazlândia, Riacho City, Aruc, Grêmio Valparaiso, Samambaense, Ceilandense, Luziânia, Legião, Canaã, Botafogo e Sobradinho. Formosa, CFZ, Cruzeiro e Unaí não participaram da segunda divisão neste ano por diferentes motivos, mas podem votar. O Guará seria mais um, porém foi extinto.
Onze times considerados “amadores” vinculados à FFDF compõem o colégio eleitoral com peso 1 cada: Minas Brasília, Cresspom, Estrelinha, Penharol, Maringá, Guaraense, Galáticos, União, Gaminha, Pró-Vida e Planaltina FC. Independentemente das diferentes classes, todos os 37 times manifestaram apoio à reeleição de Daniel Vasconcelos no próximo dia 26.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…