Ex-figura carimbada em decisões de Estaduais, Luxemburgo defende liderança da Série B da China na madrugada desta segunda-feira

Compartilhe

No fim de semana que marca o início das decisões dos Estaduais, uma figurinha carimbada nas finais pelo Brasil está bem longe do país. Dono de 13 títulos — 8 no Paulistão, 2 no Carioca, 2 no Mineiro e um no Capixaba —, Vanderlei Luxemburgo revive os velhos tempos de “Bragantino” do outro lado do mundo, na segunda divisão do Campeonato Chinês.

Senhor dos troféus no Campeonato Brasileiro, com dois títulos à frente do Palmeiras, um pelo Corinthians, um pelo Santos e outro à frente do Cruzeiro, Vanderlei Luxemburgo está de volta à Série B depois de 27 anos. Na segunda divisão do Brasileirão de 1989, o técnico promissor despontava à frente do Bragantino. Com uma campanha brilhante, levou o time da terra da linguiça ao título em cima do São José-SP com vitória por 3 x 1 no placar agregado.

Aquele time inesquecível do Bragantino em 1989, que no ano seguinte conquistaria o título do Campeonato Paulista na final caipira diante do Novorizontino, tinha: Marcelo; Gil Baiano, Júnior, Nei e Biro-Biro; Mauro Silva, Ivair e Gatãozinho; Valmir, Mário e Luis Muller.

Luxemburgo tenta fazer o mesmo à frente do Tianjin Quanjian. Lidera a China League One, como é chamada a segundona da China, com 14 pontos: quatro vitórias e dois empates. Só o Beijing Renhe tem campanha semelhante, mas com um jogo a mais. A equipe do profexô e dos brasileiros Luis Fabiano, Jadson e Geuvânio pode chegar aos 17 pontos na madrugada desta segunda-feira em caso de vitória sobre o Shenzhen, pela sétima rodada.

Apenas dois dos 16 candidatos ao título sobem para a elite do Campeonato Chinês. Por enquanto, o “Bragantino” de Vanderlei Luxemburgo faz sucesso. Fez 12 gols e sofreu apenas três. Uma campanha de bom tamanho para quem tem o sexto lugar em 2012 como melhor campanha na história do torneio. O curioso é que Luis Fabiano não lidera a artilharia. O Fabuloso tem cinco gols, mas o sérvio Dorde Rakic, do Qingdao Huanghai, é o cara por enquanto. E olha que o brasileiro fez hat-trick nos 5 x 2 sobre o Zhejiang Yiteng, em março.

Último título estadual de Luxemburgo fio em 2011, pelo Flamengo. Foto: Divulgação/SMG
Marcos Paulo Lima

Publicado por
Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Ex-técnico do Egito: o que Rogério Micale tem a dizer sobre o Pyramids

Protagonista da primeira medalha de ouro do Brasil no torneio de futebol masculino na história…

17 horas atrás
  • Esporte

Inter de Dorival inspirou o Corinthians de Dorival a vencer o Cruzeiro

Dorival Júnior ganhou dois títulos no Internacional: a Recopa Sul-Americana em 2011 e o Campeonato…

1 dia atrás
  • Esporte

Não existe jet lag para Arrascaeta, o cara da vitória contra o Cruz Azul

O sonolento Flamengo foi despertado por Arrascaeta na difícil estreia na Copa Intercontinental ao derrotar…

1 dia atrás
  • Esporte

Câmara Legislativa aprova criação do Programa de Apoio ao Futebol do DF (PAFDF)

  A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou nesta quarta-feira por 20 votos em…

2 dias atrás
  • Esporte

Dorival Júnior ativa modo copeiro em perseguição a recorde de Felipão

Jamais menospreze um time comandado por Dorival Júnior na Copa do Brasil. O tricampeão do…

3 dias atrás
  • Esporte

Primeiro, segundo e terceiro: técnicos espanhóis lideram Campeonato Inglês

A classificação do Campeonato Inglês apresenta uma dura lição à turma de Émerson Leão e…

4 dias atrás