Nathan Fernandes, 19 anos, fez gol após passe de Gustavo Nunes, 18. Alejandro Pagni/AFP
Nada como um Renato Gaúcho focado. Atento ao serviço. Sob pressão. O Grêmio entrou em campo zerado na classificação do Grupo C da Libertadores depois das derrotas para o The Strongest e o Huachipato. Obrigado a vencer, o técnico planejou um tricolor gaúcho organizado, competitivo, cascudo, com média de idade de 30,6 anos, e pronto para sofrer até com um jogador a menos na vitória por 1 x 0 contra o Estudiantes no estádio estádio Jorge Luis Hirschi, em La Plata. No fim, uma trama entre dois guris abaixo dos 20 anos aliviaram a torcida.
O treinador optou pelo sistema 4-2-3-1. O sistema estava ajustadinho. Evoluía em bloco ofensivamente e defensivamente. As linhas próximas foram diminuindo a pressão inicial do Estudiantes até o Grêmio tomar as rédeas da partida.
O Grêmio competiu. Incomodou o adversário com uma baita atuação do substituto de Diego Costa. João Pedro Galvão atormentou a defesa argentina tanto nas ações ofensivas como na marcação. Iniciou o cerco lá na frente. Ganhou duelos aéreos e pelo chão. Na retaguarda, o goleiro Marchesin (36 anos), o lateral-direito Fábio (33) escalado na esquerda e o zagueiro Kannemann (33) cresciam de acordo com a intensidade da partida. Pepê se consolidava como dono do pedaço no meio de campo.
A aplicação tática do Grêmio não sucumbiu nem mesmo quando Villasanti recebeu cartão vermelho e o goleiro Marchesin falhou no gol anulado pelo VAR.
Enquanto os jogadores experientes intimidava o Estudiantes na defesa, os guris tricolores decidiam lá na frente. Gustavo Nunes entrou no lugar de Soteldo para disparar em uma arrancada pela esquerda e servir outro menino, Nathan Fernandes, tocar a bola para o fundo da rede.
Destaque do Grêmio na Copa São Paulo de Futebol Júnior, Gustavo Nunes tem 18 anos. É mais um da fábrica de pontas da qual saíram Pedro Rocha, Everton Cebolinha e Pepê. Nathan Fernandes é um ano mais velho. Havia marcado duas vezes na campanha do hepta no Campeonato Gaúcho, um deles no título contra o Juventude, na Arena, em Porto Alegre. Sai da Argentina com status de herói da vitória contra o Estudiantes. Desperta o Imortal na disputa pela classificação para as oitavas de final da Libertadores.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…