Estilo retrô do Botafogo vai do 4-2-4 ao 2-4-4 contra o Universitario

Compartilhe

O técnico português Artur Jorge consolida um plano retrô para a temporada do Botafogo. O time dele é todo trabalhado no 4-2-4 — o vitorioso sistema de Mário Jorge Lobo Zagallo nas temporadas de 1967 e 1968. Aquele time jogava justamente nesse esquema. Guardadas as devidas proporções, os homens de frente eram Rogério, Jairzinho, Roberto e Paulo Cezar Caju. Atrás deles, os meias Carlos Roberto e Gerson “Canhotinha de Ouro”. Na linha de quatro da defesa, Moreira, Zé Carlos, Leônidas e Waltencir à frente do goleiro Cao.

Qualquer tentativa de emular o passado é mera coincidência ou conhecimento histórico do clube repassado a Artur Jorge. O lusitano iniciou jogo mais uma vez com quatro homens de frente: Luiz Henrique, Tiquinho Soares, Júnior Santos e Savarino. Tiquinho saiu lesionado e deu lugar a Eduardo. Meia que nada? O autor de dois dos três gols foi quase um falso nove quando entrou para substituir o centroavante raiz aos 10 minutos do primeiro tempo.

Artur Jorge é fiel ao sistema, mas na vitória contra o Universitario o treinador transformou o desenho em ultraofensivo. O aplicativo SofaScore mostra o posicionamento médio do time alvinegro na partida. A primeira vitória no torneio foi praticamente construída no 2-4-4.

Lucas Halter e Bastos passaram a partida praticamente sozinhos no campo defensivo. Os laterais Damián Suárez e Hugo alinharam no meio de campo com Marlon Freitas e Gregore. Na frente, Luiz Henrique, Savarino, Tiquinho Soares depois Eduardo e Júnior Santos.

A aproximação entre os homens de frente no suposto 2-4-4 impressiona. Da associação entre eles é construída a vitória do Botafogo. O gol de Eduardo nasce de uma assistência de Júnior Santos para o meia travestido de falso nove. Savarino encontra Luiz Henrique na trama do segundo. Eduardo surge na cara do gol no terceiro acionado por Mateo Ponte.

Relaxado com o resultado, o Botafogo sofre um gol justamente por causa da vulnerabilidade da defesa. Christopher Olivares aproveita o espaço, diminuiu o placar, mas não impede a primeira vitória alvinegra no Grupo D.

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Esquenta da 6ª rodada do Brasileirão: análise, curiosidades e palpites

Brasileirão – Série A 2025  Prévia jogo a jogo da #rodada 6 Internacional x Juventude…

5 horas atrás
  • Esporte

Da Seleção ao hospício: Dorival Júnior é o novo técnico do Corinthians

O bando de loucos saúda o novo técnico: Dorival Júnior assumirá Corinthians. O blog apurou na…

24 horas atrás
  • Esporte

Caio Alexandre e Willian José tornam o futebol fácil no triunfo do Bahia

Rogério Ceni gosta de volantes capacitados para marcar e jogar. Isso faz toda a diferença…

1 dia atrás
  • Esporte

Na era dos pontas, um nove raiz fez o Palmeiras jogar e vencer o Bolívar

O futebol vive a era dos extremos. A dependência dos pontas. Quem desfruta de um…

1 dia atrás
  • Esporte

Fortaleza deixa vitória escapar na Colômbia por falta de balanceamento

O Fortaleza foi um time descompensado no empate por 1 x 1 com Atlético Bucaramanga…

2 dias atrás
  • Esporte

Não basta ostentar patch: Botafogo precisa jogar bola para revalidá-lo

O Botafogo ostenta na camisa o patch de atual detentor da Libertadores. E daí? Ninguém…

2 dias atrás