Era Renato Paiva começa acumulando dívidas com o banco do Botafogo

Compartilhe

O início do trabalho de Renato Paiva no Botafogo exige persistência do time em campo, engajamento de quem está na reserva e paciência da torcida na arquibancada. Dos quatro gols marcados em jogos oficiais pelo atual campeão da Libertadores e do Brasileiro desde a posse do técnico português, três foram marcados por jogadores egressos do banco. Não foi diferente na vitória por 2 x 0 contra o Carabobo na noite desta terça-feira, no estádio Nilton Santos, no Rio.

Não seria fácil. O Botafogo segue em processo de reconstrução. Dos 11 titulares na vitória conta o Atlético-MG em novembro, na final continental, cinco não iniciaram a partida contra o time venezuelano: Vitinho, Adryelson, Luiz Henrique, Almada e Igor Jesus. Dos cinco, Adyrelson, Luiz Henrique e Almada partiram rumo ao futebol belga, russo e francês, respectivamente.

Renato Paiva apostou no modelo 4-2-3-1 sem a bola e 3-4-3 com ela. Gregore recuava para ficar entre Jair e Barboza. Mateo Ponte alinhava com Marlon Freitas e Alex Telles. Artur, Savarino e Santi Rodriguez posicionavam-se atrás de Mastriani, o escolhido para substituir Igor Jesus. O Botafogo criou pouco no primeiro tempo diante de um adversário organizado praticamente com uma linha defensiva de cinco ou seis jogadores. Obviamente, explorando contra-ataques.

O tempo foi passando e o banco novamente fez a diferença. Considero bacana o interesse de Renato Paiva de resgatar o talentoso volante Patrick de Paula. A carreira marcada por altos e baixos indica uma guinada em 2025. Ele havia começado como titular diante do Palmeiras, da Universidad de Chile e o Juventude. Contra o Carabobo, entrou no lugar de Marlon Freitas e abriu o placar aos 43 minutos do segundo tempo. A cobrança de falta no meio da rua desviou no meio do caminho e atrapalhou o imóvel goleiro Lucas Bruera.

Um jogador vindo do banco aliviou a torcida. Outro impediu qualquer tipo de reação. Matheus Martins havia entrado no lugar de Santi Rodríguez e passou a se aproximar de Savarino na organização do time, enquanto Artur e Cuiabano davam profundidade nas pontas.  O segundo gol sai justamente da assistência de uma triangulação entre Patrick de Paula, Savarino e o passe decisivo para Matheus Martins invadir a área pela direita e chutar forte para abrir 2 x 0.

São quatro gols em quatro jogos oficiais no início da gestão de Renato Paiva no Botafogo. Apenas um marcado por titular. Igor Jesus balançou a rede na vitória por 2 x 0 contra o Juventude. Os outros quatro vieram do banco:  Mateo Ponte, Patrick de Paula e Matheus Martins fizeram os outros três. Independentemente de que entra ou sai, o Botafogo evolui devagarinho.

X: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Supercopa do Brasil: Brasília receberá Flamengo x Corinthians

O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…

4 horas atrás
  • Esporte

Flamengo domina: Arrascaeta é Rei da América e Filipe Luís, melhor técnico

O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…

13 horas atrás
  • Esporte

Gol de Gabriel Jesus tem “peso 2” na escala Carlo Ancelotti da Seleção

Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…

19 horas atrás
  • Esporte

Flamengo renova contrato com o técnico Filipe Luís até 2027

Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…

2 dias atrás
  • Esporte

O peso de Tite na contratação do executivo Bruno Spindel pelo Cruzeiro

O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…

4 dias atrás
  • Esporte

Filipe Luís precisa olhar com atenção para o erro de Marcelo Gallardo

Filipe Luís está certo em se valorizar depois de levar o Flamengo a oito taças…

5 dias atrás