Rorizão será a nova casa do Gama. ao menos por enquanto. Foto: Rener Lopes/esportesbrasila.com.br
O Candangão vai virar um rali de regularidade sem os dois melhores gramados do Distrito Federal. Preservado para quatro jogos nacionais e internacionais em cinco dias, de 11 a 15 de abril, o Mané Garrincha, entregue à iniciativa privada, está indisponível para os times da capital. Por sinal, recebeu apenas uma partida do campeonato local nesta edição. Público, o Bezerrão, no Gama, cedeu o campo a um dos três hospitais de campanha instalados para salvar vidas na pandemia.
Atual bicampeão do Distrito Federal, o Gama deve ser o maior prejudicado. Principal usuário do Bezerrão, o time está sem teto pela primeira vez desde a implosão do velho Bezerrão para a construção da atual arena, inaugurada em 19 de novembro de 2008. A Secretaria de Esportes transferiu os jogos de lá pelo Candangão para o Rorizão, em Samambaia.
O blog revelou, em 2017, que o estádio batizado com o nome do ex-governador Joaquim Roriz (1936-2018) fez parte de um pacote do governo Rodrigo Rollemberg para melhoria do gramado. Na época, o valor destinado aos reparos e à manutenção era R$ 213.310,00. Protagonistas do jogo deste sábado pela quarta rodada, Santa Maria encontrarão um gramado impraticável para o futebol. Ao menos o profissional, como é chamado o Candangão. As referências do campo não são boas.
Quem esteve recentemente no Rorizão aponta uma série de problemas. Um entrevista contou ao blog sob reserva que, hoje, o estádio está abandonado. Não tem sequer contrato de manutenção no campo. Segundo ele, há muito mato e buraco. E até brincou dizendo que o terrão do Paranoá é mais propício para jogo do que é, hoje, o Rorizão.
Recentemente, a Secretaria de Esporte realizou um pregão eletrônico para aquisição de matérias de reparo para restauração de ambientes danificados, entre eles os Centros Olímpicos do Distrito Federal, o Parque da Cidade e os estádios Bezerrão, Augustinho Lima e Rorizão com valor estimado em R$ 192.010,17. Visitante nesta rodada, o Gama terá de encarar o castigado gramado da arena de Samambaia. Depois disso, duvido muito de que o atual bicampeão candango tolerará mandar jogos em um gramado aquém do futebol profissional.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…
Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…
José Mourinho é um dos melhores técnicos do século 21. Levou o Porto ao título…