Fla e Vasco desatolam ambulância em 2018 no Mané: torneio seria em meia à pandemia. Foto: Pedro Martins/AFP
A possibilidade de Brasília receber um torneio de inverno em meio à pandemia do novo coronavírus numa espécie de “pré-temporada” para o Campeonato Brasileiro existe, foi confirmada nesta quinta-feira ao blog por pelo menos seis diferentes personagens envolvidos na articulação do evento e tem projeção de confirmação (ou não) até a próxima terça-feira. O maior adversário da ideia é o avanço da covid-19 no DF. A curva de casos está em ascensão e integrantes do GDF projetam até dificuldades para preparar mais leitos. O futebol segue paralisado na cidade. As oito equipes classificadas para as quartas de final do Candangão aguardam decreto do governador Ibaneis Rocha para a retomada da competição. O Gama, por exemplo, recebeu convite oficial, mas o fato de ainda não ter voltado aos treinos colocou a aprovação em xeque. Daí a procura por times goianos da Série A para formar os quatro participantes: Atlético-GO, Flamengo, Goiás e Vasco. Há, inclusive, um esboço de tabela com clássicos estaduais finalizando o evento. Palco predileto para a competição, o Mané Garrincha abriga hospital de campanha. Entretanto, a concessionária responsável pelo estádio não considera obstáculo.
Embora o quadrangular esteja sendo costurado, o blog apurou que o Flamengo escolheu o Centro de Treinamentos do Brasiliense para treinar e pediu a parceiros uma avaliação do estado do gramado do CT localizado no Setor de Clubes Sul. Se o torneio for confirmado, o clube pretende utilizar o campo e a estrutura — das melhores do futebol local — a partir do dia 27. O time candango foi um dos pontos de apoio do Mundial Sub-17 da Fifa no ano passado.
O quadrangular entre Atlético-GO, Flamengo, Goiás e Vasco, todos da Série A do Campeonato Brasileiro, seria disputado em uma semana, com três jogos para cada time. Há chance de apoio do Banco de Brasília (BRB) e transmissão do SBT. O banco estatal lançará na semana que vem o banco digital voltado para torcedores rubro-negros. O torneio faria parte da ação de marketing.
Originalmente, o plano era uma Copa vermelha e preta reunindo os times rubro-negros da Série A: Athletico-PR, Atlético-GO, Flamengo e Sport. Não houve acordo com o Furacão. Cogitou-se então convidar o Vitória-BA, mas a ideia não prosperou. Havia também acordo para um amistoso entre Flamengo e Atlético-GO, em Goiânia, se o time carioca conquistasse a Taça Rio, mas o time teve de encarar dois duelos com o Fluminense na decisão do Campeonato Carioca.
“O hospital de campanha foi implantado em uma área de apoio e não interfere com as operações esportivas”
Nota da Arena BSB, concessionária que administra o Mané Garrincha
Se for confirmado, o torneio entre Atlético-GO, Flamengo, Goiás e Vasco será realizado numa “bolha” com portões fechados. A informação foi publicada primeiro pelo jornalista Wellington Campos na rádio Tupi, empresa do grupo Diários Associados, e confirmada pelo Correio Braziliense na madrugada desta quinta.
A ideia é encabeçada pelo Flamengo. O departamento de futebol do atual bicampeão carioca planeja manter o elenco em atividade, de preferência com treinos e amistosos, até a estreia na Série A contra o Atlético-MG de Jorge Sampaoli.
O presidente rubro-negro Rodolfo Landim entrou em contato com os presidentes Adson Batista (Atlético-GO), Marcelo Almeida (Goiás) e Alexandre Campello (Vasco) na tentativa de viabilizar o evento. Todos se mostraram interessados. Porém, ainda não houve convite formal.
O prazo para que o torneio saia do papel é até segunda-feira, mas há pressa nos bastidores. De acordo com o calendário da CBF, faltam 22 dias para o início da Série A. Uma das possibilidades de data é o período de 26 de julho a 2 de agosto. Além das questões de logística, hotel, alimentação e treinos no Distrito Federal, há o problema sanitário em tempos de pandemia.
Esboço da tabela
1ª rodada (26/7)
- Atlético-GO x Flamengo
- Vasco x Goiás
2ª rodada (29/7)
- Atlético-GO x Vasco
- Flamengo x Goiás
3ª rodada (1/8)
- Goiás x Atlético-GO
- Vasco x Flamengo
Fonte do Governo do Distrito Federal confirma que existe negociação para Brasília hospedar o torneio, mas não há nada fechado. Havia interesse, inclusive, de convite para os times da cidade que disputarão a Série D ou apenas um deles, o Gama, por ser o mais popular da cidade. No entanto, a tendência é por quadrangular com times da primeira divisão nacional. A preferência é para que o evento seja realizado no Mané Garrincha, ponto central da cidade próximo, principalmente, do setor hoteleiro da cidade. Brasiliense, Real Brasília e Capital são os times da cidade que retomaram os treinos. O Gama ainda não.
Em nota, a Arena BSB, concessionária responsável pela administração do palco predileto para abrigar o torneio, se pronunciou sobre a possibilidade. “O Estádio Nacional está pronto para receber a retomada do futebol, seguindo os protocoles de segurança. Neste período de pandemia fizemos o replantio do gramado, além de reformas e melhorias nas áreas de atendimento aos atletas e público. O hospital de campanha foi implantado em uma área de apoio e não interfere com as operações esportivas”, diz o texto.
A confirmação do torneio também esbarra na agenda de amistosos dos clubes goianos. O jornal O Popular de Goiânia divulgou nesta quinta-feira que o Goiás fechou duelos com o Capital (18/7), Brasiliense (25/7) e Cuiabá-MT (29/7).
O Atlético-GO firmou compromissos com Goiânia (18/7), Vila Nova (25/7), Cuiabá (29/7) e Gama (1/8). Obviamente, a possibilidade de receber cotas no torneio em Brasília faria com que o calendário seja revisto.
Sem entrar em campo desde a eliminação na Taça Rio, o Vasco realizou amistoso contra o Porto Velho e tem duelo agendado com o Macaé. O Flamengo se reapresentará na segunda-feira.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Siga no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/30
A repetição é a mãe da retenção. Abel Ferreira manteve a escalação inicial do…
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…