A possibilidade de Brasília receber um torneio de inverno em meio à pandemia do novo coronavírus numa espécie de “pré-temporada” para o Campeonato Brasileiro existe, foi confirmada nesta quinta-feira ao blog por pelo menos seis diferentes personagens envolvidos na articulação do evento e tem projeção de confirmação (ou não) até a próxima terça-feira. O maior adversário da ideia é o avanço da covid-19 no DF. A curva de casos está em ascensão e integrantes do GDF projetam até dificuldades para preparar mais leitos. O futebol segue paralisado na cidade. As oito equipes classificadas para as quartas de final do Candangão aguardam decreto do governador Ibaneis Rocha para a retomada da competição. O Gama, por exemplo, recebeu convite oficial, mas o fato de ainda não ter voltado aos treinos colocou a aprovação em xeque. Daí a procura por times goianos da Série A para formar os quatro participantes: Atlético-GO, Flamengo, Goiás e Vasco. Há, inclusive, um esboço de tabela com clássicos estaduais finalizando o evento. Palco predileto para a competição, o Mané Garrincha abriga hospital de campanha. Entretanto, a concessionária responsável pelo estádio não considera obstáculo.
Embora o quadrangular esteja sendo costurado, o blog apurou que o Flamengo escolheu o Centro de Treinamentos do Brasiliense para treinar e pediu a parceiros uma avaliação do estado do gramado do CT localizado no Setor de Clubes Sul. Se o torneio for confirmado, o clube pretende utilizar o campo e a estrutura — das melhores do futebol local — a partir do dia 27. O time candango foi um dos pontos de apoio do Mundial Sub-17 da Fifa no ano passado.
O quadrangular entre Atlético-GO, Flamengo, Goiás e Vasco, todos da Série A do Campeonato Brasileiro, seria disputado em uma semana, com três jogos para cada time. Há chance de apoio do Banco de Brasília (BRB) e transmissão do SBT. O banco estatal lançará na semana que vem o banco digital voltado para torcedores rubro-negros. O torneio faria parte da ação de marketing.
Originalmente, o plano era uma Copa vermelha e preta reunindo os times rubro-negros da Série A: Athletico-PR, Atlético-GO, Flamengo e Sport. Não houve acordo com o Furacão. Cogitou-se então convidar o Vitória-BA, mas a ideia não prosperou. Havia também acordo para um amistoso entre Flamengo e Atlético-GO, em Goiânia, se o time carioca conquistasse a Taça Rio, mas o time teve de encarar dois duelos com o Fluminense na decisão do Campeonato Carioca.
“O hospital de campanha foi implantado em uma área de apoio e não interfere com as operações esportivas”
Nota da Arena BSB, concessionária que administra o Mané Garrincha
Se for confirmado, o torneio entre Atlético-GO, Flamengo, Goiás e Vasco será realizado numa “bolha” com portões fechados. A informação foi publicada primeiro pelo jornalista Wellington Campos na rádio Tupi, empresa do grupo Diários Associados, e confirmada pelo Correio Braziliense na madrugada desta quinta.
A ideia é encabeçada pelo Flamengo. O departamento de futebol do atual bicampeão carioca planeja manter o elenco em atividade, de preferência com treinos e amistosos, até a estreia na Série A contra o Atlético-MG de Jorge Sampaoli.
O presidente rubro-negro Rodolfo Landim entrou em contato com os presidentes Adson Batista (Atlético-GO), Marcelo Almeida (Goiás) e Alexandre Campello (Vasco) na tentativa de viabilizar o evento. Todos se mostraram interessados. Porém, ainda não houve convite formal.
O prazo para que o torneio saia do papel é até segunda-feira, mas há pressa nos bastidores. De acordo com o calendário da CBF, faltam 22 dias para o início da Série A. Uma das possibilidades de data é o período de 26 de julho a 2 de agosto. Além das questões de logística, hotel, alimentação e treinos no Distrito Federal, há o problema sanitário em tempos de pandemia.
Esboço da tabela
1ª rodada (26/7)
- Atlético-GO x Flamengo
- Vasco x Goiás
2ª rodada (29/7)
- Atlético-GO x Vasco
- Flamengo x Goiás
3ª rodada (1/8)
- Goiás x Atlético-GO
- Vasco x Flamengo
Fonte do Governo do Distrito Federal confirma que existe negociação para Brasília hospedar o torneio, mas não há nada fechado. Havia interesse, inclusive, de convite para os times da cidade que disputarão a Série D ou apenas um deles, o Gama, por ser o mais popular da cidade. No entanto, a tendência é por quadrangular com times da primeira divisão nacional. A preferência é para que o evento seja realizado no Mané Garrincha, ponto central da cidade próximo, principalmente, do setor hoteleiro da cidade. Brasiliense, Real Brasília e Capital são os times da cidade que retomaram os treinos. O Gama ainda não.
Em nota, a Arena BSB, concessionária responsável pela administração do palco predileto para abrigar o torneio, se pronunciou sobre a possibilidade. “O Estádio Nacional está pronto para receber a retomada do futebol, seguindo os protocoles de segurança. Neste período de pandemia fizemos o replantio do gramado, além de reformas e melhorias nas áreas de atendimento aos atletas e público. O hospital de campanha foi implantado em uma área de apoio e não interfere com as operações esportivas”, diz o texto.
A confirmação do torneio também esbarra na agenda de amistosos dos clubes goianos. O jornal O Popular de Goiânia divulgou nesta quinta-feira que o Goiás fechou duelos com o Capital (18/7), Brasiliense (25/7) e Cuiabá-MT (29/7).
O Atlético-GO firmou compromissos com Goiânia (18/7), Vila Nova (25/7), Cuiabá (29/7) e Gama (1/8). Obviamente, a possibilidade de receber cotas no torneio em Brasília faria com que o calendário seja revisto.
Sem entrar em campo desde a eliminação na Taça Rio, o Vasco realizou amistoso contra o Porto Velho e tem duelo agendado com o Macaé. O Flamengo se reapresentará na segunda-feira.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Siga no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/30
Roger Machado inventou um lateral-direito e a Seleção Brasileira precisa prestar atenção nele. Em tempo…
O sorteio das quartas de final da Nations League nessa sexta-feira, em Nyon, na Suíça,…
Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…
Menos de um ano depois de levar o Real Brasília ao título do Campeonato Feminino…
Atual vice-campeã mundial, a França é uma seleção sempre pronta para competir, mas não necessariamente…
O Santos não deve se ufanar de ter conquistado a Série B do Campeonato Brasileiro,…