Endrick pode estrear na Seleção como Pelé e Ronaldo: contra a Argentina, aos 17 anos

Compartilhe

Convocado para a Seleção Brasileira aos 17 anos, o atacante brasiliense Endrick pode repetir o início de dois ídolos neste mês nas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026. Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, e o fenômeno Ronaldo estrearam com a amarelinha justamente em clássicos contra a Argentina. Ambos tinham a mesma idade da joia do Palmeiras. Antes do duelo do próximo dia 21, no Maracanã, o caçula da lista anunciada nesta segunda-feira pode debutar contra a Colômbia, em Barranquilla.

Endrick é o quarto jogador mais jovem convocado para a Seleção em 109 anos de história. Fica atrás apenas do ponta-esquerda Jonas Eduardo Américo, o Edu (16), do Rei Pelé (17) e de Ronaldo (17) entre os mais novos na história relacionados para defender o Brasil.

“Endrick é um jogador que tem potencial para ser um daqueles grandes talentos. A gente não sabe se vai se confirmar ou não. A convocação não é pressão, é um prêmio, e também uma visão de futuro do que ele pode ser. Um menino nascido em 2006 conseguir produzir o que ele produz há muito tempo me chama muito a atenção, e nesse momento específico da convocação ele vive seu melhor momento jogando contra as grandes equipes aqui do Brasil e conseguindo se sobressair”, afirmou Fernando Diniz na entrevista desta segunda-feira, no Rio.

“Então, a convocação do Endrick, e de mais alguns, aponta um pouco do que pode ser o futuro. Esse apontamento não quer dizer que é uma confirmação, a confirmação só vai vir com o tempo e depende de vários fatores para que haja essa consolidação desses nomes”, ponderou.

Melhor jogador de todos os tempos, Pelé estreou na Seleção principal em 7 de setembro de 1957 contra a Argentina, no Maracanã, pela Copa Roca. O técnico Sylvio Pirillo convocou o Menino da Vila e Pelé entrou em campo com a camisa 13 no lugar de Del Vecchio. O mineiro de Três Corações não decepcionou e fez o gol do Brasil na derrota por 2 x 1, no Maracanã.

Ronaldo iniciou a trajetória na Seleção Brasileira na vitória por 2 x 0 contra a Argentina, no Recife. O Fenômeno estava relacionado para o banco de reservas e entrou no lugar de Bebeto, autor dos dois gols. Foi lançado pelo técnico Carlos Alberto Parreira, no Estádio Arruda.

Outros craques estrearam contra a Argentina. Mestre Zizinho disputou a primeira partida no clássico de 1942 disputado em Montevidéu pela Copa América. Jair da Rosa Pinto encarou a Argentina em 1940 pela Copa Roca com uma goleada verde-amarela por 6 x 1.

Endrick levou o Brasil ao título do Torneio de Montaigu no ano passado. Acumula convocações para as seleções de base e terá a primeira oportunidade na Data Fifa independentemente de o adversário ser a Colômbia ou a Argentina.

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Do Mundial Sub-17 à final da Sula: Cruzeiro restaura Veron e Kaio Jorge

Há cinco anos, Gabriel Veron e Kaio Jorge brindavam o Brasil com uma virada épica…

6 horas atrás
  • Esporte

Roger Machado criou um lateral-direito e a Seleção precisa testá-lo

Roger Machado inventou um lateral-direito e a Seleção Brasileira precisa prestar atenção nele. Em tempo…

12 horas atrás
  • Esporte

Nations League: Sorteio das quartas reedita três finais de Copa do Mundo

O sorteio das quartas de final da Nations League nessa sexta-feira, em Nyon, na Suíça,…

1 dia atrás
  • Esporte

Ronaldo Fenômeno articula candidatura à presidência da CBF em Brasília

Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…

2 dias atrás
  • Esporte

Técnica brasiliense Camilla Orlando ganha Candangão e Paulistão em 11 meses

Menos de um ano depois de levar o Real Brasília ao título do Campeonato Feminino…

3 dias atrás
  • Esporte

A fartura de talento da França e a precisão na “bola parada” contra a Itália

Atual vice-campeã mundial, a França é uma seleção sempre pronta para competir, mas não necessariamente…

6 dias atrás