Dick Advocaat era o técnico da Holanda quando o Brasil venceu por 3 x 2 nas quartas da Copa de 1994
Há opções de sobra. Phillip Cocu (Ajax), Gio van Bronckhorst (Feyenoord), Ronald Koeman (Everton), Peter Bosz (Ajax), Henk ten Cate (Al Jazira), Pim Verbeek (Omã), Frank de Boer, Frank Rijkaard e Louis van Gaal (desempregados)… Mas a solução pode vir do fundo do baú. De 23 anos atrás! Sem técnico desde a demissão de Danny Blind, a Holanda deve recorrer ao comandante da Copa de 1994 na última tentativa de evitar o vexame de ficar fora do Mundial da Rússia em 2018. Eliminado pelo Brasil de Carlos Alberto Parreira nas quartas de final da campanha do tetra, nos Estados Unidos, Dick Advocaat, 69 anos, está cotado para retornar ao cargo pela terceira vez, ao lado de Ruud Gullit. Em 2016, Advocaat havia sido nomeado assistente do afastado Danny Blind. Se confirmada, será a terceira passagem de Advocaat pelo cargo ocupado por ele de 1992 a 1994 e de 2002 a 2004. Nos últimos amistosos, a Laranja Mecânica teve Fred Grim como interino.
Além da Holanda, Dick Advocaat comandou a Coreia do Sul na Copa de 2006 e passou pelas seleções dos Emirados Árabes Unidos (2005), da Rússia (2010-2012) e da Sérvia (2014). Campeão holandês pelo PSV em 1996/1997 e escocês à frente do Celtic, Advocaat levou o Zenit São Petersburgo, da Rússia, ao título da Liga Europa na temporada de 2007/2008. Atualmente, o treinador comanda o Fenerbahçe, da Turquia, com quem tem contrato até 1° de junho. O clube ocupa o terceiro lugar no Campeonato Turco com 53 pontos. O Besaksehir é o segundo com 57 e o Besiktas lidera disparado com 64. A reestreia de Advocaat no cargo seria em 31 de maio, em um amistoso contra Marrocos.
Dick Advocaat comandou a Holanda em 26 jogos na primeira passagem pelo cargo, com 15 vitórias, 6 empates e 5 derrotas. Na segunda, trabalhou em 29 partidas — 16 vitórias, 7 empates e 6 derrotas.
Vice-campeã da Copa do Mundo em 1974, 1978 e 2010, e terceira colocada no Brasil em 2014, a Holanda ocupa o quarto lugar no Grupo A das Eliminatórias da Europa para a Copa de 2018. Tem 7 pontos. A França lidera com 13, a Suécia soma 10 e a Bulgária contabiliza 9. O primeiro colocado carimba vaga direta e o segundo será submetido a uma repescagem. A Holanda volta a jogar pela seletiva continental em 9 de junho, em casa, contra Luxemburgo.
New Jersey — A entrevista de Bruno Guimarães nesta segunda-feira na concentração em Basking Ridge…
New Jersey — O corte de Wesley devido a uma lesão no músculo adutor da…
New Jersey — O Brasil venceu o Egito por 2 x 1 em Cleveland, gols…
New Jersey — Sabe aquela canção Samba de uma nota só do Tom Jobim? É…
Os aeroportos do país sede de uma Copa costumam estender o tapete vermelho e colocar…
Portas em automático às 22h desta segunda-feira, na base aérea do Galeão. O blog apurou…