Ednaldo Rodrigues marca reunião com Dorival Júnior para sexta-feira

Compartilhe

Ednaldo Rodrigues passou pela zona mista do Estádio Monumental de Núñez prometendo falar nesta quarta-feira sobre a derrota por 4 x 1 para a Argentina e a situação do técnico Dorival Júnior, mas o presidente reeleito da Confederação Brasileira de Futebol até março de 2030 alterou os planos.

O dirigente agendou reunião para sexta-feira com o diretor de seleções, Rodrigo Caetano, e o treinador Dorival Júnior. A informação foi publicada primeiro pelo colega André Rizek no Seleção SporTV e confirmada pelo blog.

A CBF ganha tempo para debater e tomar uma posição antes do encontro. Existe um consenso de que algo precisa ser feito urgentemente, porém há uma Data Fifa no meio do caminho em junho. Quarto colocado, o Brasil tem dois confrontos diretos contra o vice-líder Equador, na altitude de Quito, e o quinto colocado Paraguai, em casa. A cidade aninda não está definida.

Eleito presidente da CBF pela primeira vez em março de 2022, Ednaldo Rodrigues iniciou a gestão com Tite no comando da Seleção. Ele havia assumido o cargo na administração de Marco Polo Del Nero. Embora tenha perdido o título da Copa América de 2021 para a Argentina no Maracanã, foi mantido no cargo por Rogério Caboclo. Ao vencer a eleição, Ednaldo Rodrigues também optou por continuar com o profissional até a Copa do Mundo de 2022.

Ednaldo Rodrigues escolheu a dedo três profissionais: o interino Ramon Menezes no início do ciclo para a Copa de 2026, Fernando Diniz no começo das Eliminatórias e o atual, Dorival Júnior.

O dirigente jamais escondeu o interesse de delegar a Seleção a um treinador estrangeiro. Pep Guardiola e Carlo Ancelotti eram os preferidos depois do fim da Era Tite. O catalão sempre manifestou o interesse de ficar no Manchester City. O italiano, não, abriu conversas e sentiu-se tentado nas conversas.

Carlo Ancelotti continua sendo o nome preferido, no entanto, renovou acordo com o Real Madrid até o fim da temporada de 2025/2026, ou seja, após o fim da Copa do Mundo dos Estados Unidos. Em 2024/2025, está nas quartas de final da Champions League contra o Arsenal, está em segundo lugar no Campeonato Espanhol, disputa as semifinais da Copa do Rei da Espanha e tem a Copa do Mundo de Clubes pela frente na metade da temporada.

Em tese, ele só poderia assumir a Seleção contra o Chile e a Bolívia, em setembro, mediante o pagamento da multa rescisória ao Real Madrid. Daí o fato de Ednaldo Rodrigues ganhar tempo para avaliar os cenários caso ele decida demitir Dorival Júnior. Uma das possibilidade é voltar algumas casas e ter novamente um interino contra Equador e Paraguai. Esta opção é arriscada.

A Argentina está classificada para a Copa com 31 pontos. O Equador tem 23. Uruguai, Brasil e Paraguai aparecem juntos com 21, diferenciados apenas pelos critérios de desempate. A Colômbia fecha o G-6, a zona das vagas diretas para a Copa com 20. A Venezuela ocupa a sétima posição, que dá direito a jogar uma repescagem, com 15 pontos.

Portanto, a diferença é grande para o G-6 e os últimos quatro adversários são Bolívia, Uruguai, Argentina e Colômbia. Logo, dificilmente somará pontos necessários para tirar algum concorrente do G-6. A briga da Venezuela, em tese, é na parte inferior da tabela, especificamente contra a Bolívia. Esse cálculo também dá margem de segurança para a CBF tratar o futuro de Dorival Júnior e, se necessário, traçar o planejamento para a Copa do Mundo de 2026 em um ano, sob nova direção.

X: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Bi brasileiro, sul-americano e vice mundial: por que Lucas Piccinato caiu?

  A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…

14 horas atrás
  • Esporte

Como a ingenuidade de Filipe Luís virou arma contra o Flamengo

As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…

2 dias atrás
  • Esporte

Gama sofreu apenas um gol em mata-mata com o técnico Luiz Carlos Souza

Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…

2 dias atrás
  • Esporte

Botafogo sofre com a falta de variação tática sob o comando de Anselmi

O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…

3 dias atrás
  • Esporte

Saída de Coutinho do Vasco expõe relação tóxica entre ídolos e torcidas

Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…

3 dias atrás
  • Esporte

O papelão de Mourinho ao minimizar denúncia de racismo contra Vinicius Junior

José Mourinho é um dos melhores técnicos do século 21. Levou o Porto ao título…

4 dias atrás