O trabalho de 16 jogos de Dorival Júnior está sob avaliação da presidência Rafael Ribeiro/CBF
Ednaldo Rodrigues passou pela zona mista do Estádio Monumental de Núñez prometendo falar nesta quarta-feira sobre a derrota por 4 x 1 para a Argentina e a situação do técnico Dorival Júnior, mas o presidente reeleito da Confederação Brasileira de Futebol até março de 2030 alterou os planos.
O dirigente agendou reunião para sexta-feira com o diretor de seleções, Rodrigo Caetano, e o treinador Dorival Júnior. A informação foi publicada primeiro pelo colega André Rizek no Seleção SporTV e confirmada pelo blog.
A CBF ganha tempo para debater e tomar uma posição antes do encontro. Existe um consenso de que algo precisa ser feito urgentemente, porém há uma Data Fifa no meio do caminho em junho. Quarto colocado, o Brasil tem dois confrontos diretos contra o vice-líder Equador, na altitude de Quito, e o quinto colocado Paraguai, em casa. A cidade aninda não está definida.
Eleito presidente da CBF pela primeira vez em março de 2022, Ednaldo Rodrigues iniciou a gestão com Tite no comando da Seleção. Ele havia assumido o cargo na administração de Marco Polo Del Nero. Embora tenha perdido o título da Copa América de 2021 para a Argentina no Maracanã, foi mantido no cargo por Rogério Caboclo. Ao vencer a eleição, Ednaldo Rodrigues também optou por continuar com o profissional até a Copa do Mundo de 2022.
Ednaldo Rodrigues escolheu a dedo três profissionais: o interino Ramon Menezes no início do ciclo para a Copa de 2026, Fernando Diniz no começo das Eliminatórias e o atual, Dorival Júnior.
O dirigente jamais escondeu o interesse de delegar a Seleção a um treinador estrangeiro. Pep Guardiola e Carlo Ancelotti eram os preferidos depois do fim da Era Tite. O catalão sempre manifestou o interesse de ficar no Manchester City. O italiano, não, abriu conversas e sentiu-se tentado nas conversas.
Carlo Ancelotti continua sendo o nome preferido, no entanto, renovou acordo com o Real Madrid até o fim da temporada de 2025/2026, ou seja, após o fim da Copa do Mundo dos Estados Unidos. Em 2024/2025, está nas quartas de final da Champions League contra o Arsenal, está em segundo lugar no Campeonato Espanhol, disputa as semifinais da Copa do Rei da Espanha e tem a Copa do Mundo de Clubes pela frente na metade da temporada.
Em tese, ele só poderia assumir a Seleção contra o Chile e a Bolívia, em setembro, mediante o pagamento da multa rescisória ao Real Madrid. Daí o fato de Ednaldo Rodrigues ganhar tempo para avaliar os cenários caso ele decida demitir Dorival Júnior. Uma das possibilidade é voltar algumas casas e ter novamente um interino contra Equador e Paraguai. Esta opção é arriscada.
A Argentina está classificada para a Copa com 31 pontos. O Equador tem 23. Uruguai, Brasil e Paraguai aparecem juntos com 21, diferenciados apenas pelos critérios de desempate. A Colômbia fecha o G-6, a zona das vagas diretas para a Copa com 20. A Venezuela ocupa a sétima posição, que dá direito a jogar uma repescagem, com 15 pontos.
Portanto, a diferença é grande para o G-6 e os últimos quatro adversários são Bolívia, Uruguai, Argentina e Colômbia. Logo, dificilmente somará pontos necessários para tirar algum concorrente do G-6. A briga da Venezuela, em tese, é na parte inferior da tabela, especificamente contra a Bolívia. Esse cálculo também dá margem de segurança para a CBF tratar o futuro de Dorival Júnior e, se necessário, traçar o planejamento para a Copa do Mundo de 2026 em um ano, sob nova direção.
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…
Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…
José Mourinho é um dos melhores técnicos do século 21. Levou o Porto ao título…