Dudu paga com bem o mal que fez ao Galo na semi da Libertadores de 2021

Compartilhe

O mundo dá voltas. Em 2021, um gol de Dudu impediu o Atlético de ir além do triplete. O Galo ganhou o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro. Poderia ter ido à final da Libertadores se o então camisa 10 do Palmeiras não tivesse empatado o duelo de volta das semifinais, no Mineirão. O time paulista avançou e conquistou o tricampeonato contra o Flamengo. Ficou gosto amargo na boca alvinegra.

Quatro anos depois, Dudu pode ter encaminhado a salvação do ano atleticano. O gol de empate contra o Independiente del Valle após passe do ídolo Hulk ativou o modo HD no primeiro duelo das semifinais. Passe de Hulk, finalização de Dudu. Roteiro inimaginável depois de o técnico Jorge Sampaoli iniciar a partida com Bernard sozinho no papel de homem de ligação e Rony isolado no comando do ataque.

Há rumores sobre o fim da era Hulk no Atlético. Dudu é visto com desconfiança. O placar não poderia ter sido melhor para os dois. Exaltar somente os dois não é correto. O lance começa lá atrás, nos pés do goleiro Everson, passa pelo zagueiro Ruan, chega a Zárate, alcança Dudu, ele tabela com Hulk e recebe a bola de volta para estufar a rede.

O resultado saiu melhor do que a encomenda. O Independiente del Valle foi superior ao Galo na maior parte do jogo. Jorge Sampaoli foi ajustando o plano de jogo no sistema tático 3-5-1-1. A maior virtude do plano de jogo foi bateria antiaérea. O ponto forte do time equatoriano foi controlado por três beques com 1,85m: Ruan, Vitor Hugo e Junior Alonso. Hoyos e Spinelli não se montaram em cima das três torres do sistema defensivo.

O pênalti favorável ao Independiente del Valle no início da partida é polêmico. Achei a decisão do árbitro colombiano Carlos Betancur subjetiva, difícil de ser tomada. Quase impossível concluir se o zagueiro usou uma força suficiente para derrubar Patrik Mercado. Junior Sornoza, ex-Corinthians e Fluminense, converte a cobrança.

Um detalhe importante reforça a possibilidade de classificação na Arena MRV. O Atlético conseguiu classificações neste ano construindo bons resultados fora e avançando em casa. Foi assim na Copa do Brasil contra o Londrina e Flamengo. Fez o mesmo nos duelos contra o Atlético Bucaramanga da Colômbia e diante do Bolívar na altitude.

X: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Como a ingenuidade de Filipe Luís virou arma contra o Flamengo

As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…

6 horas atrás
  • Esporte

Gama sofreu apenas um gol em mata-mata com o técnico Luiz Carlos Souza

Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…

19 horas atrás
  • Esporte

Botafogo sofre com a falta de variação tática sob o comando de Anselmi

O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…

23 horas atrás
  • Esporte

Saída de Coutinho do Vasco expõe relação tóxica entre ídolos e torcidas

Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…

2 dias atrás
  • Esporte

O papelão de Mourinho ao minimizar denúncia de racismo contra Vinicius Junior

José Mourinho é um dos melhores técnicos do século 21. Levou o Porto ao título…

2 dias atrás
  • Esporte

Estaduais deveriam adotar modelo da Copa do Brasil para times da Série A

A Copa do Brasil, com início nesta terça-feira, tem o antídoto contra a maratona insana…

4 dias atrás