Dos seis times classificados para as quartas de final da Champions League, apenas um lidera o campeonato nacional de seus país. A exceção é o Manchester City. A trupe de Pep Guardiola tem 14 pontos de vantagem sobre o arquirrival United no Inglês (71 x 57). Por enquanto, é só. Primeiro colocado no Alemão, o Bayern de Munique deve ser o segundo se confirmar a vantagem de 4 x 1 contra a Lazio. No topo do Espanhol, o Atlético de Madrid pode ampliar a lista se virar a série contra o Chelsea, que venceu na ida por 1 x 0.
O novo normal em meio à pandemia mostra o quanto é difícil manter a competitividade em mais de um torneio. No Brasil, o Flamengo foi bi do Carioca com dificuldade, conquistou o bi do Brasileirão com sofrimento extremo, caiu nas oitavas de final da Libertadores e fracassou na Copa do Brasil. O Palmeiras foi o ponto fora da curva: em tempos de crise sanitária mundial, empilhou Paulista, Copa do Brasil e Libertadores na temporada anterior.
O Manchester City ousa ir além. Está vivo em quatro competições. Dificilmente perderá o título da Premier League, figura entre os oito na Champions League, duelará com o Everton na próxima segunda-feira pelas quartas de final da Copa da Inglaterra e decidirá a Copa da Liga Inglesa contra o Tottenham, de José Mourinho, em 25 de abril. Impressionante!
O restante da tuma classificada para as quartas de final da Champions League não tem esse fôlego. O Real Madrid superou a Atalanta nas oitavas de final por 4 x 1 no placar agregado, mas amarga o terceiro lugar no Campeonato Espanhol, atrás dos arquirrivais Barcelona e Atlético de Madrid. O time merengue defende o título de La Liga.
O Paris Saint-Germain passou pelo Barcelona nas oitavas da Liga dos Campeões, mas corre atrás do Lille no Campeonato Francês. Três pontos separam o líder do vice-líder da Ligue 1.
O Liverpool passou facilmente pelo Red Bull Leipzig. Na Premier League, a badalada equipe de Jürgen Klopp tem 25 pontos atrás do Manchester City, ou seja, a ordem é concentrar as energias na conquista do principal torneio de clubes da Europa.
O Borussia Dortmund avançou contra o Sevilla nas oitavas de final turbinado pelos gols do prodígio Haaland. Na Bundesliga, o time ocupa a quinta posição. Hoje, estaria fora da próxima edição da Liga dos Campeões. Colocação suficiente para entrar na fase de grupos da Europa League. São 16 pontos atrás do líder disparado Bayern de Munique.
Protagonista da eliminação da Juventus, o Porto tem dificuldade para defender o título português. O Sporting lidera a liga nacional com 61 pontos, 10 à frente do Porto.
Parece fácil abraçar o mundo na pandemia, só que não. O novo normal impõe dificuldades, o calendário emendado cansa jogadores que não são máquinas. No fim das contas, a torcida do Flamengo precisa valorizar os dois títulos conquistados na pandemia. A do Palmeiras, aplaudir de pé as três conquistas alviverdes. Achou muito? Lembro: o Manchester City segue vivo em quatro competições!
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…
Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…
É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…
Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…
A venda do zagueiro Vitor Reis para o Manchester City consolida a capacidade do Palmeiras…
A apresentação do novo patrocinador máster do Palmeiras nesta segunda-feira, em São Paulo, é emblemática.…