Início de trabalho contra a Inglaterra não é novidade na história da Seleção. Dorival Júnior será o quarto treinador do Brasil a disputar a primeira partida no cargo contra o tradicional adversários europeu. Antes dele, Edu, Carlos Alberto Silva e Luiz felipe Scolari encararam esse desafio.
Em 1984, o Brasil tentava superar a ressaca da Tragédia do Sarriá na Copa do Mundo da Espanha, em 1982. Carlos Alberto Parreira começou o ciclo para o Mundial de 1986, porém a derrota na final da Copa América para o Uruguai, em 1983, encerrou a relação.
O então presidente da CBF, Giulite Coutinho, fez um contrato temporário com Edu Coimbra, o irmão de Zico. A estreia no cargo foi numa fria. O Brasil recebeu a Inglaterra, no Maracanã, e perdeu por 2 x 0. Um golaço de John Barnes e outro de Mark Hateley decretaram a derrota verde-amarela diante de 56.126 pagantes. Edu Coimbra durou três jogos no cargo.
Carlos Alberto Silva também debutou no cargo contra a Inglaterra. O Brasil havia sido eliminado da Copa pela França, em 1986, e ficou praticamente 11 meses sem entrar em campo. Escolhido para iniciar o ciclo para a Copa de 1990, o mineiro de Bom Jardim arrancou um empate por 1 x 1, em Wembley. Gary Lineker e Mirandinha balançaram a rede, em Wembley.
A segunda Era Scolari na Seleção começou contra a Inglaterra. Mano Menezes havia sido demitido, em novembro de 2012, pelo então presidente José Maria Marin depois de conquistar o Superclássico das Américas contra a Argentina nos pênaltis, em La Bombonera. Felipão assumiu o processo rumo à Copa de 2014.
Em 6 de fevereiro de 2013, o Brasil encarou a Inglaterra, em Wembley, e o início da missão de Scolari começou com derrota por 2 x 1 para a Inglaterra. Rooney abriu o placar para os anfitriões, Fred igualou o placar, mas Lampard decretou o triunfo dos donos da casa.
O ponto de partida de Felipão tem algumas semelhanças com o de Dorival Júnior. À época, ele apostou em muitos jogadores de clubes brasileiros na primeira convocação. Usou oito deles: Paulinho (Corinthians), Jean (Fluminense), Arouca (Santos), Ronaldinho Gaúcho (Atlético-MG), Luis Fabiano (São Paulo), Fred (Fluminense) e Neymar (Santos).
Dorival Júnior é o quarto técnico da Seleção a estrear contra a Inglaterra e terá pela frente logo de cara a missão de fazer o que Edu Coimbra, Carlos Alberto Silva e Luiz Felipe Scolari não conseguiram no primeiro ciclo: derrotar a Inglaterra.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
O Botafogo perdeu o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro na noite deste sábado porque é…
Os times comandados pelo técnico Fernando Diniz costumam apresentar dois defeitos: sofrem muitos gols construídos…
Há cinco anos, Gabriel Veron e Kaio Jorge brindavam o Brasil com uma virada épica…
Roger Machado inventou um lateral-direito e a Seleção Brasileira precisa prestar atenção nele. Em tempo…
O sorteio das quartas de final da Nations League nessa sexta-feira, em Nyon, na Suíça,…
Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…