Dorival Júnior estreia na Seleção neste sábado contra a Inglaterra, em Wembley. Foto: Rafael Ribeiro/CBF
Início de trabalho contra a Inglaterra não é novidade na história da Seleção. Dorival Júnior será o quarto treinador do Brasil a disputar a primeira partida no cargo contra o tradicional adversários europeu. Antes dele, Edu, Carlos Alberto Silva e Luiz felipe Scolari encararam esse desafio.
Em 1984, o Brasil tentava superar a ressaca da Tragédia do Sarriá na Copa do Mundo da Espanha, em 1982. Carlos Alberto Parreira começou o ciclo para o Mundial de 1986, porém a derrota na final da Copa América para o Uruguai, em 1983, encerrou a relação.
O então presidente da CBF, Giulite Coutinho, fez um contrato temporário com Edu Coimbra, o irmão de Zico. A estreia no cargo foi numa fria. O Brasil recebeu a Inglaterra, no Maracanã, e perdeu por 2 x 0. Um golaço de John Barnes e outro de Mark Hateley decretaram a derrota verde-amarela diante de 56.126 pagantes. Edu Coimbra durou três jogos no cargo.
Carlos Alberto Silva também debutou no cargo contra a Inglaterra. O Brasil havia sido eliminado da Copa pela França, em 1986, e ficou praticamente 11 meses sem entrar em campo. Escolhido para iniciar o ciclo para a Copa de 1990, o mineiro de Bom Jardim arrancou um empate por 1 x 1, em Wembley. Gary Lineker e Mirandinha balançaram a rede, em Wembley.
A segunda Era Scolari na Seleção começou contra a Inglaterra. Mano Menezes havia sido demitido, em novembro de 2012, pelo então presidente José Maria Marin depois de conquistar o Superclássico das Américas contra a Argentina nos pênaltis, em La Bombonera. Felipão assumiu o processo rumo à Copa de 2014.
Em 6 de fevereiro de 2013, o Brasil encarou a Inglaterra, em Wembley, e o início da missão de Scolari começou com derrota por 2 x 1 para a Inglaterra. Rooney abriu o placar para os anfitriões, Fred igualou o placar, mas Lampard decretou o triunfo dos donos da casa.
O ponto de partida de Felipão tem algumas semelhanças com o de Dorival Júnior. À época, ele apostou em muitos jogadores de clubes brasileiros na primeira convocação. Usou oito deles: Paulinho (Corinthians), Jean (Fluminense), Arouca (Santos), Ronaldinho Gaúcho (Atlético-MG), Luis Fabiano (São Paulo), Fred (Fluminense) e Neymar (Santos).
Dorival Júnior é o quarto técnico da Seleção a estrear contra a Inglaterra e terá pela frente logo de cara a missão de fazer o que Edu Coimbra, Carlos Alberto Silva e Luiz Felipe Scolari não conseguiram no primeiro ciclo: derrotar a Inglaterra.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…
Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…