Último jogo de Dorival como técnico foi na derrota do Flamengo para o Athletico-PR em 2018. Foto: Gilvan de Souza
Dorival Júnior merecia o que faltou em 2019: emprego. Para se ter uma ideia, o paulista de Araraquara, 57 anos, comandou 12 dos 20 clubes que disputarão a Série A do Campeonato Brasileiro em 2020. As oito exceções: Atlético-GO, Bahia, Botafogo, Ceará, Corinthians, Goiás, Grêmio e Red Bull Bragantino. No entanto, estava no mercado desde a fantástica arrancada pelo Flamengo na reta final do Campeonato Brasileiro de 2018: sete vitórias, três empates e duas derrotas em 12 jogos. Aproveitamento de 67%. O melhor desempenho recente dele à frente de um time da Série A. Vice-campeão brasileiro. Em vez de mantê-lo no cargo, a nova diretoria do clube carioca escolheu demiti-lo e contratou Abel Braga. O restante da história você conhece…
O treinador iniciou 2019 à espera de convites, com uma arrastada negociação para trabalhar no futebol do Oriente Médio. A documentação emperrou, até Dorival Júnior ser diagnosticado com câncer na próstata. Curado após o tratamento, está com saúde para dar e vender em 2020. É oficialmente o sucessor de Tiago Nunes no Athletico Paranaense. “Fechamos agora”, confirmou Dorival ao blog, às 18h16 desta sexta-feira. Para mim, uma boa escolha.
Dorival Júnior não ganha título desde o Campeonato Paulista de 2016 pelo Santos, porém, tem fama de montar times competitivos, que entregam bom futebol. Portanto, preenche pelo menos dois requisitos do legado de Tiago Nunes. O desafio em 2020 é quebrar o jejum pessoal e manter a sequência de conquistas do Furacão. Em 2018, o clube faturou a Copa Sul-Americana. Nesta temporada, o Estadual e a inédita Copa do Brasil, superando Fortaleza, Flamengo, Grêmio e Internacional na reta final do mata-mata nacional. Baita feito.
O novo técnico do Athletico-PR terá a chance de acabar com a resistência da torcida em 19 de fevereiro, na Supercopa do Brasil. O campeão da Copa do Brasil enfrentará o vencedor do Brasileirão em jogo único agendado pela CBF para o Mané Garrincha, em Brasília.
Enquanto isso, Dorival Júnior precisa administrar perdas importantes. O centroavante Marco Ruben regressou ao Rosario Central. Madson seguiu para o Santos. Tomás Andrade e Braian Romero pegaram o caminho da Argentina para se reapresentar a River Plate e Independiente, respectivamente. Marcelo Cirino está na China. Everton Felipe voltou ao São Paulo. Essas são apenas algumas das baixas no elenco do Furacão para o ano que vem. A maior deles pode ser o adeus de Bruno Guimarães. O Atlético de Madrid é o principal interessado na compra.
Dorival Júnior é um técnico com DNA vencedor? Nem tanto. Os principais títulos no currículo são a Copa do Brasil de 2010 à frente de Neymar, Robinho e Ganso; a Série B do Brasileirão pelo Vasco, em 2009; o Campeonato Paulista em 2010 e em 2016; o Gaúcho pelo Internacional em 2012; e estaduais menos expressivos por Figueirense (2004), Sport (2006), Fortaleza (2005) e Coritiba (2008). Inclua também a Recopa Sul-Americana de 2011 pelo colorado. Portanto, faltam conquistas de impacto como a Libertadores e a Série A. Logo, dar certo no Athletico-PRsignifica conquistar títulos.
Dorival Júnior precisa assumir o Flamengo mostrando uma ambição capaz de superar a fama de burocrata: classificador de times para a Libertadores. Isso não é mais suficiente para turbinar os 17 anos de carreira. O paulista de Araraquara precisa ser campeão brasileiro urgentemente. Bateu na trave nos vices de 2016 e 2018.
Um acerto do Atletico-PR diz respeito ao estilo de jogo. Em tese, não haverá mudança radical em relação ao que Tiago Nunes fazia. Dorival Júnior levou Santos e Flamengo ao vice no Brasileirão com um estilo moderno: posse de bola. Não gosta de jogar de forma reativa, como se diz hoje. Prefere propor o jogo. Santos e Flamengo tinham posse de bola e contundência. Terminava com bola na rede, e não somente toquinhos de um lado para o outor, ou seja, a posse estéril.
Seja bem-vindo de volta ao futebol, Dorival!
Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF
Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima
Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…