O centroavante Veghhorst substituiu o falso 9 Depay aos 36 e decidiu o jogo aos 38. Foto: Bonny Hartmann/AFP
Quebrar tradição custa um preço altíssimo. A Holanda costuma ter um sistema de jogo conservador. O 4-3-3 é quase inegociável. Dois pontas abertos e um centroavante. O técnico Ronald Koeman fez parte de algo diferente. Em 1988, a Laranja Mecânica conquistou a Eurocopa justamente na Alemanha toda trabalhada no 4-4-2 por Rinus Michels: Gullit e Van Bastem formavam a dupla de ataque e fizeram os gols do título.
O ex-zagueiro e líbero curte posar de diferentão. Por isso teve curta duração no Barcelona. Largou a Holanda para assumir o time catalão e voltou correndo para a seleção depois de 67 jogos ou 435 dias de trabalho na temporada de 2020/2021. Koeman posicionou a Holanda no 4-2-3-1 defensivamente. Com a bola, agredia no confuso modelo 3-3-4.
De Vrij, Van Dijk e Aké formavam o tripé defensivo. O beque do Manchester City era o mais ofensivo dos três. Dumfries alinhava com Shouten e Veerman no meio de campo. Na frente, Simons, Reijnders, Gakpo e Depay. Não estava funcionando. Adam Buksa abriu o placar.
Destaquei o papel de Aké na construção dos lances. Pois bem, o camisa 5 da Holanda teve papel fundamental na virada. É dele o passe para o gol de empate marcado por Gakpo ainda no primeiro tempo. Antes de voltarmos ao papel de Aké, falemos da transformação tática da Holanda a partir de duas mexidas de Ronald Koeman.
Ao inserir os pontas Malen na esquerda, Frimpong na direita e acrescentar o centroavante Weghorst, Ronald Koeman resgatou a velha Holanda do 4-3-3 a partir dos 36 minutos da etapa final e foi recompensado por isso.
Com diria Tite, os externos desequilibrantes instauraram o caos no sistema defensivo da Polônia e viram novamente Aké fazer a diferença em um belíssimo lançamento para Weghorst decretar o triunfo da Holanda na primeira rodada do Grupo D da Eurocopa.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…