Bem na foto: Palmeiras é o primeiro colocado geral pela sexta vez desde 2017. Foto: Cesar Greco/Palmeiras
Abel Ferreira está tão convicto na Libertadores que se deu ao luxo de voltar a usar linha de quatro defensores na vitória do Palmeiras por 2 x 0 contra o Bolivar no Allianz Parque. Ele usou o 3-4-3 ou o 3-4-2-1 nas quatro partidas anteriores.
Sistemas de jogo à parte, o Palmeiras garantiu o primeiro lugar geral da fase de grupos pela sexta vez em nove edições e decidirá todas as partidas no gramado sintético do Palestra no mata-mata. De 2017 para cá, somente Atlético-MG (2017 e 2021) e River Plate (2024) superaram o time paulista e encerraram a etapa classificatória com a melhor campanha.
Não que isso faça a diferença. O Botafogo despachou o Palmeiras do torneio continental em São Paulo no ano passado. Em 2022, o Athletico-PR despachou o adversário nas semifinais na casa verde. Ponderações à parte, o Palmeiras é disparado o time que mais sabe lidar com a complexidade da fase de grupos seja devido à tabela encavalada com o calendário caótico do futebol brasileiro ou no que diz respeito à logística da competição.
Dispara na frente e se dá ao luxo de usar as últimas duas rodadas da Libertadores para fazer testes. Contra o Bolívar, a defesa voltou a ter linha de quatro com Marcos Rocha, Bruno Fuchs, Murilo e Piquerez. O normal na Libertadores tem sido três zagueiros, ou seja, Bruno Fuchs, Gustavo Gómez e Murilo. A campanha irretocável abre essas possibilidades.
Flamengo e Internacional não puderam fazer isso nesta quinta-feira. Ambos entraram em campo com a corda no pescoço, mas foram além da obrigação da vitória. Entregaram bom futebol nas vitórias por 2 x 0 contra LDU e Nacional de Montevidéu, respectivamente.
No Maracanã, o Flamengo desfrutou da exibição de gala de três jogadores. Que partida do lateral-esquerdo Alex Sandro. Altíssimo nível. Um cartão de boas-vindas ao novo técnico da Seleção Brasileira em tempos de carência na lateral esquerda. Apresentação segura e decisiva. A jogada individual no lance do gol de Luiz Araújo lembrou mais um ponta do que um lateral.
Luiz Araújo foi impecável com a assistência para o gol de Ortiz na cobrança de escanteio e na finalização ao completar o cruzamento de Alex Sandro. Por fim, gostei muito de De la Cruz. Uma das melhores apresentações do meia uruguaio na temporada.
Corajosa a atitude de Filipe Luís ao escalar Gerson no lugar de Pugar na função de volante. Impressionante a capacidade dele de atuar em várias funções. Carlo Ancelotti gosta disso. Basta observas como ele utiliza os franceses Camavinga e Tchouaméni no Real Madrid. O recuo de Gerson abriu espaço para Luiz Araújo, Arrascaeta, Michael e Bruno Henrique.
Em Montevidéu, o Internacional resgatou o bom futebol e a possibilidade de avançar às oitavas de final com um triunfo imponente no Gran Parque Central. A aposta no jovem centroavante Ricardo Mathias funcionou. O carioca de Nova Iguaçu com passagem pela base da Ferroviária e do próprio Internacional funcionou. O grandalhão de 18 anos e 1,92m abriu o placar e viu o maestro Alan Patrik dar assistência para Braian Aguirre no segundo.
Internacional e Bahia reviverão na última rodada a final do Campeonato Brasileiro de 1988 no Beira-Rio, ou o mata-mata de 1989, quando se enfrentaram nas quartas de final da Libertadores. Apenas um dos dois clubes brasileiros irá às oitavas de final. A outra vaga do grupo ficará com o bom time do Atlético Nacional. Para mim, um dos candidatos ao título entre os times não brasileiros nesta edição da competição continental.
Por falar nos concorrentes dos times nacionais, é preciso focar no Racing e no River Plate. A trupe de Marcelo Gallardo voltou a jogar muita bola. O treinador argentino reencontrou o rumo do time na Libertadores. A goleada por 6 x 2 contra o Independiente del Valle não pode ser ignorada.
A exibição desta quinta-feira foi impositiva do início ao fim. Ficou ainda mais fácil depois da expulsão do zagueiro Mateo Carbajal no primeiro tempo. Quando o beque recebeu o cartão vermelho, a partida estava empatada por 2 x 2. Monstatuolo fez 3 x 2 para os Millonarios e o Independente del Valle tomou mais três gols de Meza, Borja e Lanzini.
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…
Filipe Luís está certo em se valorizar depois de levar o Flamengo a oito taças…
O Corinthians pode dar a Bruno Spindel o protagonismo midiático que o dirigente não teve…