Enzo Fernández festeja o título no Mané Garrincha: foi dele a última cobrança. Foto: Bruna Prado/AFP
Não é fácil lembrar. Afinal, a decisão da Recopa Sul-Americana de 2021, em Brasília, teve portões fechados por causa da pandemia do novo coronavírus. Uma espiadinha na súmula da partida realizada no Mané Garrincha ajuda a refrescar a memória. Há 623 dias, o meia Enzo Fernández vestia a camisa 8 do Defensa y Justicia contra o Palmeiras na decisão continental. Foi o responsável pela última cobrança do time argentino na decisão por pênaltis. Converteu a dele. Na sequência, o goleiro Weverton errou e o clube da cidade de Florencio Varela festejava a glória na capital.
À época, Enzo Fernández era um jogador emprestado pelo clube que o revelou, o River Plate, ao Defensa y Justicia. Foi cedido para ganhar experiência. Acumular milhas em competições internacionais. Tinha apenas 20 anos, mas exalava espírito vencedor. Um ano antes, havia sido campeão da Copa Sul-Americana sob o comando do técnico Hernán Crespo. Usava a camisa 34 na decisão disputada no estádio Mário Kempes, em Córdoba, na Argentina. Posava de intocável no meio de campo titular no triunfo por 3 x 0 contra o Lanús.
Depois dos títulos pelo Defensa y Justicia, retornou ao River Plate para contribuir na conquista do Campeonato Argentino na temporada de 2021. O técnico Marcelo Gallardo finalmente teve a sensibilidade de perceber que o clube formador estava desperdiçando uma joia e o colocou rapidamente em campo para jogar. O River tratou de ampliar o contrato até 2025, mas era tarde. Havia interessados na América do Sul e na Europa na aquisição do jogador.
Em 14 de julho deste ano, o Benfica oficializou a compra de Enzo Fernández por 12 milhões de euros. O clube português, inclusive, autorizou a permanência dele na Argentina até a conclusão da participação na Libertadores. Ele havia se tornado uma das peças-chave na engrenagem de Marcelo Gallardo. A eliminação precoce diante do Vélez Sarsfield nas oitavas de final acelerou o processo de mudança do meia de Buenos Aires para Lisboa.
Apresentado com a lendária camisa 13 de Eusébio, maior ídolo do Benfica, Enzo Fernández teve tempo de disputar 24 partidas e marcar três gols na temporada 2022/2023 antes de o técnico Lionel Scaloni convoca-lo, aos 21 anos, para defender a Argentina na Copa do Mundo.
Em vez de ser mais um no elenco, virou o cara que ajeitou o meio de campo da Argentina depois da derrota de virada por 2 x 1 para a Arábia Saudita na estreia. Encerrou a Copa com três gols, quatro assistências, o prêmio de revelação do torneio e o tricampeonato na mão. Ajudou a seleção a sair da fila de 36 anos e se valorizou absurdamente. A imprensa portuguesa informa que o Benfica tem oferta de até 120 milhões de euros (R$ 675 milhões) por Enzo Fernández.
E pensar, repito, que em 14 de abril de 2021, ele disputava a final da Recopa Sul-Americana pelo Defensa y Justicia, em um Mané Garrincha vazio, como jogador emprestado pelo River Plate, e converteu o pênalti do título do modesto time. Um roteiro cinematográfico.
Siga no Twitter: @marcospaulolima
Siga no Instagram: marcospaulolima
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…
Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…