Depay deixa Gabigol, Bruno Henrique e Calleri para trás na artilharia

Compartilhe
Depay já tem 6 gols pelo Timão. Fez sete no Manchester United. Foto: Rodrigo Coca/Ag.Corinthians

Memphis Depay desembarcou no Brasil em 11 de setembro. Lá se vão 83 dias desbravando a Campeonato Brasileiro. Tempo suficiente para marcar seis gols na Série A, se aproximar do desempenho pessoal em duas temporadas no Manchester United e expor a mediocridade de alguns figurões de times de ponta da primeira divisão. Jogadores em atividade na competição desde abril, no início da maratona de oito meses pelo título nacional.

O astro do Corinthians disputou 53 jogos com a camisa do Manchester United nas temporadas de 2015/2016 e de 2016/2017 e marcou sete gols. O desempenho no Timão supera, por exemplo, os cinco em 2016/2017 no Lyon e os quatro pelo Atlético de Madrid em 2022.2023. Vai além também dos quatro pelo PSV no Holandês de 2011/2012 e dos três em 2012/2013.

Com os dois gols na vitória por 3 x 0 contra o Bahia na noite desta terça-feira na Neo Química Arena, em São Paulo, Memphis Depay tem meia dúzia de bolas na rede em 10 partidas. O holandês tem mais gols, por exemplo, do que Gabriel Barbosa. O ídolo do Flamengo soma três nesta edição do Campeonato Brasileiro e sete na temporada inteira.

Os seis gols de Depay o posicionam à frente de outros dois jogadores caríssimos do Flamengo. Bruno Henrique e Arrascaeta têm cinco gols cada um.

O europeu deixa figurões de outros times de ponta no mínimo constrangidos. O centroavante Calleri do São Paulo fez cinco gols neste Brasileirão. Sensação do Botafogo na temporada passada, Tiquinho Soares também marcou somente cinco nesta campanha do Glorioso. Falta um gol para Depay igualar o desempenho de sete gols do atacante alvinegro Luiz Henrique.

Com mais dois na última rodada diante do Grêmio, em Porto Alegre, igualaria os oito de Paulinho e de Eduardo Vargas, ambos do Atlético-MG. Lucero tem o mesmo desempenho no Fortaleza.

Depay dá a impressão de que brigaria pela artilharia do Brasileirão se estivesse na Série A desde o início. A média de 0,6 gol por jogo projetaria a grosso modo 22,8 em 38 rodadas. Isso se ele disputasse todas as partidas do Corinthians nesta Série A. Ele encerrará o ano com 12 jogos, ou seja, praticamente um terço dos compromissos do time paulista na elite nacional.

O craque também se diferencia em assistências. Ele tem um passe decisivo no Brasileirão e quatro na campanha alvinegra na Copa Sul-Americana.

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

À caça de camisas 9, Dorival Júnior precisa levar Yuri Alberto a sério

Quem já tentou de quase tudo neste ciclo em busca de um camisa 9 para…

2 dias atrás
  • Esporte

Última fronteira do Brasil na Libertadores é forjar campeão de fora da panela

O título inédito do Botafogo na vitória por 3 x 1 contra o Atlético-MG fecha…

3 dias atrás
  • Esporte

Da magia do número mítico à aula tática do Botafogo campeão da América

O Botafogo é campeão inédito da Libertadores com a benção de dois números míticos na…

4 dias atrás
  • Esporte

Dez motivos para confiar no título inédito do Botafogo na Libertadores

Xerife O zagueiro Aleksander Barboza está jogando muita bola. Uma time candidato a ser campeão…

5 dias atrás
  • Esporte

Dez motivos para acreditar no bicampeonato do Atlético na Libertadores

Anjo de guarda Everson passa por excelente fase no Atlético depois da crise pessoal no…

5 dias atrás
  • Esporte

Ibaneis Rocha anuncia voto em Rodrigo Dunshee nas eleições do Flamengo

Fiel escudeiro de Rodolfo Landim nos seis anos de mandato do presidente do Flamengo no…

5 dias atrás