Defesa do Flamengo foi o melhor ataque na vitória contra o Espérance na Copa

Compartilhe

Philadelphia — Uma das virtudes do Flamengo na temporada é a resistência da defesa. O time rubro-negro sofreu gol em apenas três dos últimos 16 jogos. Apenas Central Córdoba, Cruzeiro e Botafogo-PB balançaram as redes do goleiro Rossi nesse recorte do blog iniciado em 13 de abril na vitória contra o Grêmio. AA solidez desse setor fez a diferença nos 2 x 0 contra o Espérance da Tunísia aqui no Lincoln Financial Field, na estreia rubro-negra no Grupo D da primeira edição da Copa do Mundo de Clubes da Fifa.

Não sofrer gol é um dos atalhos para conquistas em torneios como esse disputado nos Estados Unidos, ou seja, no sistema de copas. O Flamengo não sofre gol há quatro jogos consecutivos. Em uma linguagem moderninha, houve baliza zero contra Palmeiras, Deportivo Táchira, Fortaleza e Espérance. O Botafogo-PB é o último adversário a marcar contra a equipe carioca naquela partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil.

Chamo a atenção para o sistema defensivo contra Espérance. Filipe Luís inicia a partida no sistema 4-4-2 sem a bola e ataca no 3-2-5 quando tem a posse dela. Erick Pulgar dá um passo atrás e passa a formar uma linha de três enfiado entre Léo Ortiz e Léo Pereira. À frente deles, Gerson e Jorginho assumem a saída de bola qualificada. Varela e Ayrton Lucas viram praticamente pontas no auxílio a Arrascaeta, Luiz Araújo e Pedro.

Filipe Luís renunciou aos pontas no primeiro tempo para inserir talento no meio de campo. Recém-contratado ao Arsenal, Jorginho fez uma bela partida. A assistência para o gol de Luiz Araújo no segundo tempo é de jogador muito acima da média. Ele encontra o espaço antes de a bola chegar aos pés dele. A movimentação corporal indica a Luiz Araújo a pretensão dele antes de acionar o atacante na construção do segundo gol.

O primeiro gol também tem a cara do sistema testado por Filipe Luís. Varela avança como se fosse um ponta e cruza na medida para Luiz Araújo. Ele domina e rola para Arrascaeta finalizar de primeira, vindo de trás, de frente para o gol do Espérance.

A defesa é o melhor ataque, mas o retrospecto de gols sofridos em apenas três dos últimos 16 jogos será testado para valer contra o Chelsea na sexta-feira. O atual campeão da Conference League teve o melhor ataque do terceiro torneio mais importante da Europa com 42 gols. O setor ficou em sétimo no ranking ofensivo do Campeonato Inglês. Apesar do domínio rubro-negro, o Espérance expôs problemas do Flamengo. Se não for vazada pelo time londrino, a equipe carioca dará um passo importantíssimo rumo às oitavas.

X: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Publicado por
Marcos Paulo Lima
Tags: Arrascaeta Copa do Mundo de Clubes Espérance Filipe Luis Flamengo Luiz Araújo

Posts recentes

  • Esporte

Machismo no Paulistão: a fala inaceitável de Gustavo Marques

Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…

10 horas atrás
  • Esporte

Bi brasileiro, sul-americano e vice mundial: por que Lucas Piccinato caiu?

  A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…

23 horas atrás
  • Esporte

Como a ingenuidade de Filipe Luís virou arma contra o Flamengo

As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…

2 dias atrás
  • Esporte

Gama sofreu apenas um gol em mata-mata com o técnico Luiz Carlos Souza

Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…

3 dias atrás
  • Esporte

Botafogo sofre com a falta de variação tática sob o comando de Anselmi

O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…

3 dias atrás
  • Esporte

Saída de Coutinho do Vasco expõe relação tóxica entre ídolos e torcidas

Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…

4 dias atrás