Artilheiro: Arrascaeta chegou a 13 gols na temporada do Flamengo. Foto: Gilvan de Souza/Flamengo
Philadelphia — Uma das virtudes do Flamengo na temporada é a resistência da defesa. O time rubro-negro sofreu gol em apenas três dos últimos 16 jogos. Apenas Central Córdoba, Cruzeiro e Botafogo-PB balançaram as redes do goleiro Rossi nesse recorte do blog iniciado em 13 de abril na vitória contra o Grêmio. AA solidez desse setor fez a diferença nos 2 x 0 contra o Espérance da Tunísia aqui no Lincoln Financial Field, na estreia rubro-negra no Grupo D da primeira edição da Copa do Mundo de Clubes da Fifa.
Não sofrer gol é um dos atalhos para conquistas em torneios como esse disputado nos Estados Unidos, ou seja, no sistema de copas. O Flamengo não sofre gol há quatro jogos consecutivos. Em uma linguagem moderninha, houve baliza zero contra Palmeiras, Deportivo Táchira, Fortaleza e Espérance. O Botafogo-PB é o último adversário a marcar contra a equipe carioca naquela partida de volta da terceira fase da Copa do Brasil.
Chamo a atenção para o sistema defensivo contra Espérance. Filipe Luís inicia a partida no sistema 4-4-2 sem a bola e ataca no 3-2-5 quando tem a posse dela. Erick Pulgar dá um passo atrás e passa a formar uma linha de três enfiado entre Léo Ortiz e Léo Pereira. À frente deles, Gerson e Jorginho assumem a saída de bola qualificada. Varela e Ayrton Lucas viram praticamente pontas no auxílio a Arrascaeta, Luiz Araújo e Pedro.
Filipe Luís renunciou aos pontas no primeiro tempo para inserir talento no meio de campo. Recém-contratado ao Arsenal, Jorginho fez uma bela partida. A assistência para o gol de Luiz Araújo no segundo tempo é de jogador muito acima da média. Ele encontra o espaço antes de a bola chegar aos pés dele. A movimentação corporal indica a Luiz Araújo a pretensão dele antes de acionar o atacante na construção do segundo gol.
O primeiro gol também tem a cara do sistema testado por Filipe Luís. Varela avança como se fosse um ponta e cruza na medida para Luiz Araújo. Ele domina e rola para Arrascaeta finalizar de primeira, vindo de trás, de frente para o gol do Espérance.
A defesa é o melhor ataque, mas o retrospecto de gols sofridos em apenas três dos últimos 16 jogos será testado para valer contra o Chelsea na sexta-feira. O atual campeão da Conference League teve o melhor ataque do terceiro torneio mais importante da Europa com 42 gols. O setor ficou em sétimo no ranking ofensivo do Campeonato Inglês. Apesar do domínio rubro-negro, o Espérance expôs problemas do Flamengo. Se não for vazada pelo time londrino, a equipe carioca dará um passo importantíssimo rumo às oitavas.
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…
Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…