De Mbappé a Guardiola: melhores do mundo abrem as oitavas da Champions League em altíssimo nível

Compartilhe

Quem ama futebol gostaria de ter sido onipresente nesta terça-feira para apreciar o futebol — e o golaço — de Kylian Mbappé no Parque dos Príncipes, em Paris, na vitória do Paris Saint-Germain por 1 x 0 contra o Real Madrid, e, ao mesmo tempo, aplaudir de pé o concerto do Manchester City, liderado por Pep Guardiola, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, diante do Sporting, atual campeão português.

Mbappé e Guardiola, para mim os melhores jogador e técnico do mundo, respectivamente,  fizeram as oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa começarem em um patamar elevadíssimo. 

Se a casa do PSG se chama Parque dos Príncipes — o príncipe do parque foi singular nesta terça. Mbappé foi o anjo da guarda de Lionel Messi. Sofreu pênalti e viu o jogador eleito seis vezes melhor do mundo ser parado pelo excelente goleiro belga Courtois.

A noite de gala de Mbappé ofuscou até Neymar. O passe de calcanhar do brasileiro passa quase despercebido diante da plasticidade da arrancada fenomenal em direção ao gol. O francês parece incorporar Ronaldo no lance. Passou como quis pelos dois marcadores e finalizou com a irreverência de quem está pronto para ocupar o trono de melhor do mundo.

Não é fácil transformar Messi e Neymar em coadjuvantes. O moleque de 23 anos não somente conseguiu como mostrou ao jovem Vinicius Junior como se joga entre os grandes em uma partida de mata-mata da Liga dos Campeões da Europa. O brasileiro encolheu.

Direi o óbvio, mas tão bom quanto Mbappé é Pep Guardiola. Enquanto o francês bagunça dentro do campo, o técnico espanhol gera o caos fora dele. O Manchester City foi para o intervalo, em Lisboa, classificado para as quartas de final. Goleada o Sporting, atual campeão português, por 4 x 0. Fez mais um gol no segundo tempo. Apesar do placar elástico, sentiu inveja de um dos marcadores do time comandado por Ruben Amorim.

Lembra do luso-brasieliro Matheus Nunes? Sim, aquele volante convocado pelo Tite para a Seleção Brasileira que escolheu defender Portugal. Pois bem. Leia o que Guardiola disse sobre ele depois da partida em Lisboa. “O Matheus Nunes é um jogador excepcional, é um dos melhores do mundo no momento”, rendeu-*se o treinador.

Guardiola deveria, apenas, deixar a falsa modéstia de lado. O técnico português Rúben Amorim considera o Manchester City melhor time do mundo, mas o treinador preferiu fazer média com o recém-encerrado torneio da Fifa. “Agradeço, mas a melhor equipa do mundo é o Chelsea, que venceu o Mundial de Clubes. São eles a melhor equipa do Mundo”, disse.

Discordo, mas não vamos brigar por causa disso.

Prefiro apreciar Mbappé e Guardiola sem moderação.


Siga no Twitter:
@marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Machismo no Paulistão: a fala inaceitável de Gustavo Marques

Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…

4 horas atrás
  • Esporte

Bi brasileiro, sul-americano e vice mundial: por que Lucas Piccinato caiu?

  A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…

18 horas atrás
  • Esporte

Como a ingenuidade de Filipe Luís virou arma contra o Flamengo

As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…

2 dias atrás
  • Esporte

Gama sofreu apenas um gol em mata-mata com o técnico Luiz Carlos Souza

Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…

3 dias atrás
  • Esporte

Botafogo sofre com a falta de variação tática sob o comando de Anselmi

O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…

3 dias atrás
  • Esporte

Saída de Coutinho do Vasco expõe relação tóxica entre ídolos e torcidas

Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…

3 dias atrás