De Mbappé a Guardiola: melhores do mundo abrem as oitavas da Champions League em altíssimo nível

Compartilhe

Quem ama futebol gostaria de ter sido onipresente nesta terça-feira para apreciar o futebol — e o golaço — de Kylian Mbappé no Parque dos Príncipes, em Paris, na vitória do Paris Saint-Germain por 1 x 0 contra o Real Madrid, e, ao mesmo tempo, aplaudir de pé o concerto do Manchester City, liderado por Pep Guardiola, no Estádio José Alvalade, em Lisboa, diante do Sporting, atual campeão português.

Mbappé e Guardiola, para mim os melhores jogador e técnico do mundo, respectivamente,  fizeram as oitavas de final da Liga dos Campeões da Europa começarem em um patamar elevadíssimo. 

Se a casa do PSG se chama Parque dos Príncipes — o príncipe do parque foi singular nesta terça. Mbappé foi o anjo da guarda de Lionel Messi. Sofreu pênalti e viu o jogador eleito seis vezes melhor do mundo ser parado pelo excelente goleiro belga Courtois.

A noite de gala de Mbappé ofuscou até Neymar. O passe de calcanhar do brasileiro passa quase despercebido diante da plasticidade da arrancada fenomenal em direção ao gol. O francês parece incorporar Ronaldo no lance. Passou como quis pelos dois marcadores e finalizou com a irreverência de quem está pronto para ocupar o trono de melhor do mundo.

Não é fácil transformar Messi e Neymar em coadjuvantes. O moleque de 23 anos não somente conseguiu como mostrou ao jovem Vinicius Junior como se joga entre os grandes em uma partida de mata-mata da Liga dos Campeões da Europa. O brasileiro encolheu.

Direi o óbvio, mas tão bom quanto Mbappé é Pep Guardiola. Enquanto o francês bagunça dentro do campo, o técnico espanhol gera o caos fora dele. O Manchester City foi para o intervalo, em Lisboa, classificado para as quartas de final. Goleada o Sporting, atual campeão português, por 4 x 0. Fez mais um gol no segundo tempo. Apesar do placar elástico, sentiu inveja de um dos marcadores do time comandado por Ruben Amorim.

Lembra do luso-brasieliro Matheus Nunes? Sim, aquele volante convocado pelo Tite para a Seleção Brasileira que escolheu defender Portugal. Pois bem. Leia o que Guardiola disse sobre ele depois da partida em Lisboa. “O Matheus Nunes é um jogador excepcional, é um dos melhores do mundo no momento”, rendeu-*se o treinador.

Guardiola deveria, apenas, deixar a falsa modéstia de lado. O técnico português Rúben Amorim considera o Manchester City melhor time do mundo, mas o treinador preferiu fazer média com o recém-encerrado torneio da Fifa. “Agradeço, mas a melhor equipa do mundo é o Chelsea, que venceu o Mundial de Clubes. São eles a melhor equipa do Mundo”, disse.

Discordo, mas não vamos brigar por causa disso.

Prefiro apreciar Mbappé e Guardiola sem moderação.


Siga no Twitter:
@marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Como um convite para o Aberto da República no DF impulsionou João Fonseca

Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…

1 dia atrás
  • Esporte

Como Léo Batista virou meu “amigo” e inspiração nas noites de domingo

Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…

2 dias atrás
  • Esporte

Infantino visita Trump e inicia alinhamento para Mundial e Copa nos EUA

A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…

4 dias atrás
  • Esporte

Zagueiro brasiliense Lúcio é imortalizado no Muro dos Campeões da Fifa

Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…

5 dias atrás
  • Esporte

Flamengo 1 x 1 Madureira: é impossível jogar feliz em dia de demissões

É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…

6 dias atrás
  • Esporte

Gustavo Cuéllar candidata Grêmio a ter o melhor par de volantes do país

Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…

6 dias atrás