Neymar: cortado por ipor contusão em 2019 e indisciplina em 2015. Foto: Pedro Martins/MoWA Press
A Seleção Brasileira não teve jogador cortado depois da convocação final para as últimas três Copas do Mundo (2018, 2014 e 2010). Porém, na Copa América, virou um Deus nos acuda. Com a baixa de Neymar devido a um entorse no tornozelo direito na vitória sobre o Qatar na última quarta-feira, no Mané Garrincha, o Brasil acumula 12 baixas em cinco edições. Só Neymar foi afastado duas vezes — a outra, em 2015, por indisciplina. As perdas aconteceram antes e até mesmo durante a disputa da competição continental.
Na Copa América 2007, Dunga ficou sem o centroavante Fred durante o torneio disputado na Venezuela. Assim como Neymar, o atacante sofreu lesão no tornozelo direito em um jogo treino contra o time sub-20 do Deportivo Anzoátegui. Como a competição estava em andamento, o regulamento da Copa América não permitiu a convocação de substituto. Apesar do desfalque, o Brasil conquistou o título sul-americano.
Quatro anos depois, Mano Menezes também perdeu jogador durante a disputa do torneio. O volante Sandro, atleta do Tottenham à época, foi cortado na véspera do embarque para Córdoba, onde o Brasil enfrentaria o Equador pela terceira rodada da fase de grupos. As lesões nas panturrilhas e no joelho aconteceram fora do prazo para troca de jogadores.
A bruxa esteve solta nas últimas duas edições da Copa América. Em 2015, Dunga perdeu Danilo, Marcelo e Luiz Gustavo por causa de contusão. Durante o torneio, Neymar se envolveu numa briga com jogadores da Colômbia após a derrota por 1 x 0 e foi banido da competição pela Conmebol. Dunga ficou novamente de mãos atadas e não chamou substituto.
Na edição centenária do torneio, cinco jogadores foram cortados devido a lesões: o centroavante Ricardo Oliveira, o atacante Douglas Costa, o goleiro Ederson, o volante Rafinha Alcântara e o meia Kaká deixaram o grupo antes da Copa América. Dois afastamentos são curiosos. Ricardo Oliveira sequer conseguiu se apresentar. Kaká foi chamado para assumir a vaga do lesionado Douglas Costa e acabou se machucando durante a fase de treinamentos.
A BRUXA DA COPA AMÉRICA
» 2007
Cortado: Fred (sem substituto, competição em andamento)
» 2011
Cortado: Sandro (sem substituto, competição em andamento)
» 2015
Cortados: Danilo (Daniel Alves), Marcelo (Geferson), Luiz Gustavo (Fred) e Neymar (sem substituto, competição em andamento)
» 2016
Cortados: Ricardo Oliveira (Jonas), Douglas Costa (Kaká), Kaká (Paulo Henrique Ganso), Rafinha Alcântara (Lucas Moura) e Ederson (Marcelo Grohe).
» 2019
Cortado: Neymar (substituto indefinido)
Siga o blogueiro no Twitter: @mplimaDF
Siga o blogueiro no Instagram: @marcospaul0lima
Siga o blog no Facebook: https://www.facebook.com/dribledecorpo/
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…
Filipe Luís está certo em se valorizar depois de levar o Flamengo a oito taças…