A negociação de Fabrício Bruno com o West Ham por 15 milhões de euros anunciada nesta terça-feira consolida os zagueiros como uma fonte relevante de receita para o Flamengo na gestão do presidente Rodolfo Landim. A contar de 2019, o clube arrecadou 37,9 milhões de euros com a venda de beques para times brasileiros ou do exterior. A conta não inclui bônus por performance nem direitos de mecanismo de solidariedade.
Ótima financeiramente, a transação é uma baixa importante do ponto de vista esportivo. Fabrício Bruno é o zagueiro mais veloz do país entre os times de ponta do país. No ano passado, foi apontado pelo centroavante uruguaio Luis Suárez o mais difícil de enfrentar no Campeonato Brasileiro durante a cerimônia da Bola de Prata do canal ESPN.
Comprado pelo Flamengo por 2,5 milhões de euros em 2022, Fabrício Bruno é a comercialização mais alta desse período entre os zagueiros. Como mostrou a reportagem do Correio Braziliense em 28 de março, o assédio do mercado europeu era questão de tempo depois da convocação para os amistosos do Brasil contra a Inglaterra, em Wembley, e a Espanha, no Santiago Bernabéu. Ele formou dupla com Beraldo nas duas partidas.
Campeão da Conference League na temporada de 2022/2023, o time do meia brasileiro Lucas Paquetá e do ítalo-brasileiro Emerson Palmieri terá técnico novo na próxima temporada. David Moyes deixou o cargo. Julen Lopetegui é o favorito a assumira prancheta.
O espanhol tem estilo totalmente diferente de jogo. Em tese, Moyes favoreceria Fabrício Bruno por gostar de três zagueiros. No domingo, Mavropanos, Zouma e Cresswell formaram as três torres na derrota por 3 x 1 para o Manchester City pela última rodada do Campeonato Inglês. Lopetegui prefere linha de quatro. Trabalhou assim no Wolverhampton, no Sevilla e no Real Madrid.
Em 2019, o Flamengo vendeu o zagueiro Léo Duarte para o Milan por 10,6 milhões de euros no início da gestão do presidente Rodolfo Landim. Ao término da mesma temporada, emprestou Pablo Marí ao Arsenal e depois o clube inglês comprou o espanhol por 6 milhões de euros em outro excelente negócio para o clube carioca.
Outros dois zagueiros renderam mais de 1 milhão de euros ao Flamengo. Gustavo Henrique deixou o clube por 1,4 milhões de euros desembolsados à época pelo Fenerbahçe da Turquia. O Red Bull Bragantino adquiriu o jovem Natan por 3,5 milhões de euros.
Outras duas vendas de zagueiros abasteceram os cofres do time rubro-negro. Cria do Ninho do Urubu, Thuler foi comprado pelo Vissel Kobe do Japão por 900 mil euros. Revelando pelo clube, Otávio se mandou rumo ao Famalicão por 500 mil euros. O badalado Porto o comprou nesta temporada por 12 milhões de euros.
Zagueiros vendidos pelo Flamengo (2019-2024)
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…
Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…
A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…
Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…
É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…
Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…