Everton Cebolinha foi apresentado pelo Flamengo em julho de 2022. Bruno Tabata desembarcou no Palmeiras um mês depois. Quais são as coincidências entre eles? Ambos estavam em Portugal. Eram rivais em Lisboa. O atacante vestia a camisa do Benfica. O meia usava o uniforme do Sporting. Os dois demoraram a tirar o futebol europeu do corpo e a se readaptar ao futebol brasileiro. Amargaram o banco de reservas. Quase um ano depois, são finalmente candidatos a reforços de verdade de dois dos elencos mais caros do país.
Como o assunto deste post é o Palmeiras, falemos de Bruno Tabata. O jogador de 25 anos começou a vitória por 1 x 0 contra o São Bernardo como titular pela semifinal do Campeonato Paulista. Quando todos esperavam pela presença de Endrick ou de Giovani no time inicial, Abel Ferreira surpreendeu com Tabata posicionado no lado direito em uma linha de armadores ao lado de Raphael Veiga e Dudu com a missão de abastecer o atacante Rony.
O Palmeiras não melhorou com Bruno Tabata. Jogou mal. Não evoluiu em relação aos duelos com a Ferroviária e o Guarani, mas foi competitivo como sempre e fez o suficiente para avançar às semifinais contra o sobrevivente entre Red Bull Bragantino e Botafogo de Ribeirão Preto.
Bruno Tabata dá alternativa a Abel Ferreira. O português finalmente tem convicção de que pode contar com ele entre os titulares. Daqui em diante, é questão de repetição do modelo para as semifinais do Paulistão e o início da Libertadores e do Campeonato Brasileiro.
“É um jogador que conhecemos bem, lembro-me de vê-lo treinar no Portimonense com o falecido Antônio Oliveira. Eu o conhecia muito bem, no Sporting jogou de interior muito bem. Quando chegou aqui pensou que o ritmo era o que ele estava acostumado, mas nós aqui treinamos com muita intensidade. A concorrência é muito forte e ele foi se adaptando”, comentou o técnico Abel Ferreira na entrevista coletiva depois da partida.
O técnico acrescentou: “O Bruno Tabata chegou no meio da temporada, entrou em jogos da Libertadores. É um jogador que tem mentalidade de campeão, chegou de um clube que ganhou títulos. Tem que ser resiliente. Ele está disponível para jogar de 11. Claro que não é um jogador tão agudo, tivemos uma conversa com ele e fez um excelente jogo”, elogiou Abel Ferreira.
Especialista em usar jogadores específicos em partidas pontuais, o técnico alviverde explicou o que pretendia ao começar a partida com Bruno Tabata. “Conseguiu o respeito, foi aplaudido. Nossos torcedores, como eu, mais chatos, que nunca estão contentes com nada, acho que hoje também o aplaudiram. A minha intenção era fazê-lo furar a linha de cinco, estávamos preparados para isso. Ele fez uma excelente partida”, reconheceu o treinador.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Há cinco anos, Gabriel Veron e Kaio Jorge brindavam o Brasil com uma virada épica…
Roger Machado inventou um lateral-direito e a Seleção Brasileira precisa prestar atenção nele. Em tempo…
O sorteio das quartas de final da Nations League nessa sexta-feira, em Nyon, na Suíça,…
Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…
Menos de um ano depois de levar o Real Brasília ao título do Campeonato Feminino…
Atual vice-campeã mundial, a França é uma seleção sempre pronta para competir, mas não necessariamente…