O presidente da Federação de Futebol do Distrito Federal Daniel Vasconcelos será o chefe de delegação do Brasil na Copa do Mundo de Futebol Feminino, na Austrália e na Nova Zelândia, de 20 de julho a 20 de agosto. O blog apurou a logística da comitiva. O dirigente embarcará do aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek em um voo fretado da capital rumo à Oceania com Pia Sundhage, Marta e companhia, em 3 de julho, um dia depois da despedida canarinha do país, em Brasília, no amistoso contra o Chile, em 2 de julho, às 10h30, no Mané Garrincha. A convocação final será no próximo dia 27.
O mimo da CBF a Ednaldo Rodrigues é coerente. Uma espécie de prêmio ao dirigente mais próximo das atividades da Seleção feminina. No ano passado, ele comandou a delegação nos amistosos contra a Noruega, em Oslo, e a Itália, em Milão, em uma das turnês do Brasil pela Europa.
Em novembro de 2018, o dirigente foi escolhido pelo ex-presidente da entidade, Rogério Caboclo, para assumir o posto de chefe da delegação no Mundial Sub-17 disputado no Uruguai. Em 2021, o dirigente também liderou a comitiva verde-amarela em amistosos nos Estados Unidos na realização do Torneio She Believes, em Orlando, contra Argentina, Estados Unidos e Canadá nos ensaios para os Jogos Olímpicos de Tóquio. A FFDF é escolhida para chefiar a delegação do Brasil em uma Copa do Mundo pela segunda vez. Em 2002, o então presidente Weber Magalhães foi escolhido por Ricardo Teixeira para a Copa masculina de 2002, na Coreia do Sul e no Japão.
A valorização por parte da CBF acontece em um bom momento do futebol feminino do Distrito Federal no cenário nacional. O Real Brasília esteve nas últimas duas semifinais da Supercopa do Brasil. No ano passado, chegou às quartas de final na Série A1 do Brasileirão. Até então, a capital jamais havia emplacado um time no mata-mata da competição nacional.
A evolução do futebol feminino da capital é expressa no Ranking Nacional da CBF. O Real Brasília ocupa o 13º lugar entre os clubes. O DF, a quarta posição na lista das 27 federações. Um baita contrataste com o masculino. Atolado na quarta divisão do Campeonato Brasileiro desde 2014, nosso quadrado tem o Brasiliense como melhor time na lista (63º). No ranking por estados, ocupa o 21º lugar entre as 27 unidades da federação.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…
Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…
A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…
Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…
É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…
Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…