Subiu! O Paris FC não disputa a Ligue 1 desde 1978/1979. Foto: A. Kurth/AFP
Nove meses depois da apoteose nos Jogos Olímpicos de 2024, Paris ensaia um fim de temporada dos sonhos no futebol.
O Paris Saint-Germain caminha para disputar a final da Champions League pela segunda vez. O time comandado por Luís Enrique tem vantagem de 1 x 0 contra o Arsenal na partida de ida, no Emirates Stadium, em Londres.
A equipe francesa decidiu o título na temporada e 2019/2020. Amargou o vice diante do Bayern de Munique. Coincidentemente a decisão deste ano será no Allianz Arena, em Munique.
Semifinalista da Champions League pela quinta vez, o PSG pode confirmar presença na decisão no Parque dos Príncipes na próxima quarta-feira.
Enquanto isso…
A capital francesa terá dois times na Ligue 1 na temporada de 2025/2026. O Paris FC está de volta à elite depois de 46 anos. O time comandado pelo técnico francês Stéphane Gilli subirá disposto a desafiar a hegemonia do vizinho. Casa do Paris FC na próxima temporada, o Stade Jean-Bouin fica a 100 metros do Parque dos Príncipes. A menor distância entre times das cinco principais ligas da Europa.
O acesso foi confirmado com o empate diante do Martigues por 1 x 1. O Paris FC briga pelo título na última rodada. Soma 66 pontos contra 68 do líder Lorient. A fórmula para o título é derrotar o Ajaccio em casa e torcer por um tropeço improvável do Lorient contra o vice-lanterna Martigues.
Independentemente da possibilidade de título, a missão está cumprida. O Paris FC não participa da Ligue 1 desde a temporada de 1978/1979.
A ressurreição é bancada por alguns mecenas. O sócio majoritário é o colecionador francês de arte Bernard Jean Étienne Arnault. Uma das empresas dele, a Agache Sport detém 52,4% das ações do clube.
Arnault é um dos homens mais ricos do mundo com fortuna avaliada em em US$ 186,8 bilhões de acordo com a Forbes e US$ 192 bilhões segundo a Bllomberg. Uma outra marca dele chama-se LVMH, que administra, entre outras, a luxuosa marca Louis Vuitton.
O presidente Pierre Ferracci, dono da Alter Paris, empresário e especialista em políticas sociais tem 29,8% dos papéis do clube e o comanda desde 2012. A multinacional austríaca de bebida energética Red Bull tem 10,6% das ações. A BRI fecha o investimento com 7,2%.
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…
Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…