Wilson Gottardo ergue a Libertadores: era o bicampeonato (1976 e 1997). Foto: Cruzeiro
A caminho não somente do acesso, mas do título inédito da Série B do Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro voltar a jogar no Distrito Federal neste sábado, às 16h30, na Arena BRB Mané Garrincha, em uma data mais do que especial para a torcida celeste. Há 25 anos, o clube conquistava pela segunda vez a Copa Libertadores da América.
Era 13 de agosto de 1997. Naquele dia, um gol de Elivelton, em um Mineirão com 95.472 pagantes, desentalou o grito de campeão da garganta da China Azul. O Cruzeiro havia empatado por 0 x 0 com o Sporting Cristal na partida de ida. Quando o duelo de volta aparentava se encaminhar para outra igualdade sem gols, o time comandado à época por Paulo Autuori fez o suficiente para quebrar o jejum de 21 anos e igualar o feito de 1968 de Tostão e companhia.
O time do Cruzeiro era muito bom. Na defesa, a segurança do goleiro Dida, a experiência do lateral-direito Vítor, que havia sido campeão continental nos tempos áureos do São Paulo, de Telê Santana, a juventude do zagueiro Gelson Baresi, a liderança do xerife Wilson Gottardo e o lateral-esquerdo Nonato, um colecionador de taças pé-quente com a camisa do Cruzeiro.
No meio de campo, um quadrado formado por três volantes de marcação — Donizete Oliveira, Fabinho e Ricardinho. À frente do trio de pitbulls, o talentoso meia Palhinha no papel de homem de ligação com uma tonelada de títulos anteriores pelo tricolor paulista nas costas. No ataque, o autor do gol do título, Elivélton, e o centroavante Marcelo Ramos.
O presidente do Cruzeiro Esporte Clube lembrou a data nas redes sociais. “Parabéns a todos que nos proporcionaram essa emoção. Embora o gol do título tenha sido do nosso Elivelton, eu sempre destaco a importância desse grande campeão, Palhinha. Ídolo e conterrâneo, com quem hoje tenho orgulho de discutir futebol e tem feito um ótimo trabalho fora dele”, afirmou.
Siga no Twitter: @marcospaulolima
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…
Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…