Tiago Nunes x Vanderlei Luxemburgo. Fotos: Rodrigo Coca/Agência Corinthians e Cesar Grecco/Palmeiras
A saída de cena de Jorge Jesus desafia os técnicos brasileiros a preencher a lacuna deixada pelo ex-técnico do Flamengo. Nada como um clássico entre Corinthians e Palmeiras para observar, avaliar e debater as ideias de Tiago Nunes e Vanderlei Luxemburgo na retomada do Campeonato Paulista depois da paralisação imposta pela pandemia do novo coronavírus. O deserto de ideias no futebol nacional exige bem mais do que orgulho de ter freado o time do português e a prepotência, arrogância ou até mesmo xenofobia de quem tanto atacou o estrangeiro.
Tiago Nunes está na seleta prateleira dos carrascos brasileiros de Jorge Jesus – o outro é Odair Hellmann, algoz do lusitano na final da Taça Rio. Tiago Nunes eliminou o Flamengo da Copa do Brasil nas quartas de final da edição passada, no Maracanã, no início da trajetória do gringo em solo tupiniquim. Era o terceiro jogo do patrício no cargo. Houve empate no placar agregado (2 x 2) e deu Furacão nos pênaltis (3 x 1). O atual comandante do Corinthians encantou nas conquistas da Copa do Brasil (2019) e Sul-Americana (2018), mas entrará na Arena pressionado. Pode até perder o emprego se perder e der adeus precocemente ao Estadual na primeira fase.
Seria um vexame para quem desembarcou em São Paulo com carta branca para revolucionar o futebol do Corinthians. O técnico comprou briga com Ralf. Dispensou um dos símbolos da era dourada do clube. Em contrapartida, ainda não fez o time evoluir. Falta achar, por exemplo, um lugar para Luan, o principal reforço da temporada. O elenco é limitadíssimo, óbvio, mas Tiago Nunes teve tempo de sobra para repensar, reinventar-se taticamente e aplicar as ideias.
O jovem treinador é uma das apostas da nova geração, mas um possível fracasso no Corinthians pode abalar a cotação de Tiago Nunes na “bolsa de valores” dos técnicos brasileiros. Andrés Sanchez não é de mandar técnico embora. Porém, a pressão política e a grave crise financeira do clube podem tornar a situação insustentável. Para piorar, o técnico não contará com Jô.
Do outro lado, Vanderlei Luxemburgo, crítico de Jorge Jesus da chegada à saída do português do Brasil, precisa pedir substituição, tirar de campo a arrogância, a prepotência e colocar no Palmeiras pitadas de bom futebol no Palmeiras para driblar a burocracia. O alviverde não encantou antes da pandemia. Venceu, mas não convenceu. O time não encaixou com Dudu no papel de meia atrás do trio de atacantes formado por Rony, Willian e Luiz Adriano.
Dudu se mandou para o Al-Duhail do Qatar. Com isso, Luxemburgo terá, obrigatoriamente, de reprogramar o time que vinha sendo pensado durante os mais de 100 dias de paralisação do futebol. Teve tempo de sobra para pensar e repensar. Só não contava com a crise de Dudu.
Luxemburgo ressuscitou a motivação pessoal naquele frenético empate por 4 x 4 entre Vasco e Flamengo no segundo turno do Paulistão do ano passado. Mostrou ao mercado que ainda tem muita lenha para queimar, mas não para continuar vivendo daquele 4 x 4. Passou da hora do professor depreciar menos o trabalho de colegas como Jesus e Sampaoli, e ressignificar a carreira reconhecidamente vitoriosa. Portanto, nada como um clássico ao vivo contra o Corinthians para reconquistar admiradores daquele futebol bem jogado por Santos (2004). Cruzeiro (2003), Corinthians (1998) e Palmeiras (1993, 1994 e 1996). Faz tempo, hein?! Não basta ser de vanguarda. É preciso dar um F5 na carreira de vez em quando.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
A repetição é a mãe da retenção. Abel Ferreira manteve a escalação inicial do…
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…