Corinthians ou o Inter campeão invicto em 1979: quem tem o melhor aproveitamento em 13 jogos?

Compartilhe

São tempos diferentes, óbvio. Mas o Corinthians prova a cada rodada que pode igualar um feito que só o Internacional tem a contar de 1971: o título brasileiro invicto. Não, não é exagero. A quarta força do Paulistão ganhou o Paulistão. É líder disparado do Brasileirão com triunfos imponentes na casa de dois concorrentes apontados como favoritos: Grêmio e Palmeiras.

Volto a dizer. São outros tempos, o Brasileirão era outro, mas vale a comparação. O Internacional campeão invicto em 1979 tinha 85,7% de aproveitamento até o 13° jogo. Era o timaço de Benítez; João Carlos, Mauro Pastor, Mauro Galvão e Cláudio Mineiro; Batista, Falcão e Jair; Valdomiro, Bira e Mário Sérgio. O formato de disputa era outro, mas o colorado, comandado por Ênio Andrade, contabilizava oito vitórias e cinco empates em 13 exibições.

O Corinthians, de Fabio Carille, tem 89,7% de aproveitamento. São 11 vitórias e dois empates. Na lista de vitórias, exibições capazes de calar a torcida do Vasco, em São Januário; do Grêmio, na Arena; do Palmeiras, no Allianz Parque. Frio e calculista como grandes esquadrões europeus, é capaz de se impor na casa alheia e anestesia o adversário. Mesmo com torcida única, o Palmeiras não conseguiu fazer o Corinthians sofrer. Quase 40 mil torcedores pianinho no triunfo por 2 x 0.

No Brasileirão dos pênaltis perdidos, Jadson não deu chance a Fernando Prass na cobrança que abriu o placar. Guilherme Arana, para mim o melhor em campo, voltou a ser decisivo. Continua avisando a Tite que pode, sim, brigar com Filipe Luís e Alex Sandro pela vaga de reserva do titularíssimo Marcelo na Seleção. Sem falar no Cássio, um homem de gelo a cada ataque inócuo do Palmeiras.

Sim, ainda é cedo para afirmar que o Corinthians será campeão invicto como o Inter de 1979. Mas aproveitamento igual ao do Corinthians de 2017 em 13 jogos, nem aquele fantástico Internacional que este blogueiro só viu jogar no YouTube e leu em livros e revistas.

Campanha do Inter até o 13° jogo no título invicto de 1979

1ª fase

Grupo G

23/09
Atlético Paranaense 0 x 0 Internacional

26/09
Santa Cruz 1 x 2 Internacional-RS

30/09
Internacional 1 x 0 Figueirense

06/10
Internacional 1 x 0 Grêmio

11/10
Sport Recife 0 x 3 Internacional

13/10
Coritiba 0 x 3 Internacional

20/10
Internacional 1 x 1 América-RJ

28/10
Internacional 5 x 1 Rio Branco

03/11
Internacional 2 x 2 Operário-MS

2ª fase

Grupo K

07/11
Internacional 1 x 0 Goytacaz

11/11
Internacional 3 x 1 São Paulo-RS

15/11
Caldense 1 x 1 Internacional

18/11
Internacional 0 x 0 Anapolina

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Abel repete escalação e potencializa o encaixe de Arias no Palmeiras

  A repetição é a mãe da retenção. Abel Ferreira manteve a escalação inicial do…

5 horas atrás
  • Esporte

Machismo no Paulistão: a fala inaceitável de Gustavo Marques

Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…

17 horas atrás
  • Esporte

Bi brasileiro, sul-americano e vice mundial: por que Lucas Piccinato caiu?

  A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…

1 dia atrás
  • Esporte

Como a ingenuidade de Filipe Luís virou arma contra o Flamengo

As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…

3 dias atrás
  • Esporte

Gama sofreu apenas um gol em mata-mata com o técnico Luiz Carlos Souza

Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…

3 dias atrás
  • Esporte

Botafogo sofre com a falta de variação tática sob o comando de Anselmi

O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…

3 dias atrás