Copa do Rei, títulos de Abel e Diniz e crise no Fla embaralham escolha do técnico da Seleção

Compartilhe

Ednaldo Rodrigues entregou taça in loco neste ano a dois técnicos em atividade no Brasil. Estava no Mané Garrincha quando Abel Ferreira conquistou a Supercopa do Brasil contra o Flamengo, em fevereiro. Neste domingo, o presidente da CBF conduziu o troféu ao lado do mandatário da Ferj, Rubens Lopes, antes de entregá-lo a Fernando Diniz depois da goleada por 4 x 1 sobre o Flamengo, no Maracanã, na final do Campeonato Carioca: 4 x 3 no placar agregado da decisão.

A classificação do Real Madrid, de Carlo Ancelotti, para a final da Copa do Rei da Espanha, em 6 de maio, o fortalecimento de Abel Ferreira e de Fernando Diniz nos títulos, além da crise rubro-negra tendo Jorge Jesus como um dos fortes candidatos a assumir o lugar do enfraquecido Vítor Pereira  embaralham a vida da CBF na escolha do sucessor de Tite.

O técnico do Palmeiras coleciona a oitava conquista no clube paulista. Reinventa o time depois de perder o meia Gustavo Scarpa e o volante Danilo. Apesar das mudanças e de algumas críticas, continua empilhando títulos. Questionado sobre a possibilidade de convite para assumir a Seleção Brasileira, Abel Ferreira desconversou na entrevista coletiva depois da vitória por 4 x 0 contra o Água Santa. “Não acredito nisso”.

Fernando Diniz é apontado como azarão na lista de concorrentes estrangeiros, porém conseguiu neste domingo o que faltava na prova de títulos: um troféu relevante. Ganhou a Copa Paulista e a Série A3 em 2009. No ano seguinte, levou o Paulista de Jundiaí ao troféu da Copa Paulista. Agora, derrota o Flamengo duas vezes em duelos valendo taça com direito a viradas. A primeira, por 2 x 1 na última rodada da Taça Guanabara. A outra, por 4 x 3 no agregado da final do Estadual.

O técnico tricolor sabe que está na lista. Até por isso, investiu no marketing pessoal durante a festa no gramado do Maracanã. “Foi uma vitória maiúscula sobre um grande rival, maior potência econômica da América do Sul, com grandes jogadores, uma diretoria excelente, um grande treinador”, valorizou enquanto festejava a maior conquista pessoal na carreira.

O presidente da CBF está encantado com Carlo Ancelotti. O italiano parecia condenado a perder o emprego devido ao distanciamento do Barcelona na classificação geral do Campeonato Espanhol (79 x 51), mas eliminou o arquirrival dentro do Estádio Camp Nou na semana passada. Em tese, isso atrasa as negociações com o treinador e o próprio clube merengue.

Jorge Jesus aparenta ser o plano B da CBF. Prestes a deixar o Fenerbahçe, o lusitano volta ao radar rubro-negro diante de uma iminente demissão de Vítor Pereira nesta segunda-feira. O mercado pode colocar o Flamengo e a CBF em rota de colisão. O melhor cenário possível para a entidade seria a diretoria rubro-negra procurar os desempregados Tite ou Jorge Sampaoli.

Ao protelar a escolha do técnico, a CBF arrisca ficar sem ninguém. Florentino Pérez não acena com a liberação de Carlo Ancelotti no meio da temporada. Fluminense e Palmeiras dificilmente aceitarão ceder Fernando Diniz ou Abel Ferreira, respectivamente, com o Brasileirão batendo à porta. A situação de Jorge Jesus está diretamente vinculada à resposta de Carlo Ancelotti.  Se o italiano disser “não”, o português assumirá a dianteira na lista de possibilidades. Ao mesmo tempo, existe o cordão umbilical com o Flamengo. Se aceitar voltar ao Ninho do Urubu, passa a ser um nome a menos na lista de Ednaldo Rodrigues. José Mourinho, outro nome volta e meia lembrado na CBF, faz boa campanha no Italiano pela Roma sem sinais de que trocará de ares. Se mudar de emprego, o possível destino pode ser o Real Madrid caso Ancelotti não permaneça.

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Flamengo: cadê o camisa 9 formado na base? O vício de comprar pronto

  Craque o Flamengo faz em casa, mas ultimamente não consegue formar, potencializar — e…

22 horas atrás
  • Esporte

“Parem as armas”: Quando o técnico da Venezuela tentou frear Nicolás Maduro

Oito de junho de 2017. A Venezuela elimina o Uruguai nos pênaltis e se classifica…

2 dias atrás
  • Esporte

Venezuela é a sexta maior fornecedora de jogadores para o Brasileirão

  Sob controle dos Estados Unidos depois da captura do presidente Nicolas Maduro pelo governo…

3 dias atrás
  • Esporte

Copinha 2026: Brasília é a terceira cidade com mais jogadores inscritos

Brasília é a terceira cidade com mais jogadores inscritos na Copa São Paulo de Futebol…

4 dias atrás
  • Esporte

Neymar e Gabigol: por que eles não conseguiram virar Bebeto e Romário?

Neymar e Gabigol jogaram juntos poucas vezes. Foram felizes na conquista da inédita medalha de…

4 dias atrás
  • Esporte

10 camisas 26 para ficar de olho em 2026 no Ano-Novo de Copa do Mundo

  Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…

6 dias atrás