Está nos pés de um jogador do Cruzeiro a oportunidade de quebrar um jejum de 16 anos na Copa do Brasil. A segunda competição nacional mais importante do país só teve artilheiro estrangeiro uma vez em 27 anos de história. Na edição de 1999, o sérvio Petkovic fez oito gols pelo Vitória e dividiu o primeiro lugar com Romário, vinculado ao Flamengo na época. Semifinalista do torneio em 2016, o argentino Ramón Darío Ábila, 27 anos, tem a chance de igualar o feito.
Ábila é vice-artilheiro da Copa do Brasil com cinco gols em cinco jogos, um atrás de Marinho, autor de seis com a camisa do Vitória. Se o Cruzeiro eliminar o Grêmio, Ábila pode ter até quatro jogos pela frente para tentar repetir — ou até ultrapassar — os oito gols de Petkovic em 1999. Especialista em torneios no formato da Copa do Brasil, Ábila foi campeão da Copa da Argentina em 2014 vestindo a camisa do Huracán e também conquistou a Supercopa Argentina. Portanto, mata-mata é com ele.
A artilharia da Copa do Brasil não seria novidade na carreira de Ábila. Ele foi artilheiro isolado da Copa da Argentina na temporada de 2011/2012 e goleador máximo da Copa Sul-Americana de 2015 na campanha do vice-campeonato do Huracán.
Carrasco do Corinthians nas quartas de final, Ábila pode resgatar uma outra tradição celeste. Tetracampeão da Copa do Brasil, o Cruzeiro teve o artilheiro do torneio quatro vezes, com Cleison (1993), Marcelo Ramos (1996), Oseas (2000) e Deivid (2003).
Artilharia na Copa do Brasil 2016
6 GOLS
Vitória (BA) – Marinho
5 GOLS
Cruzeiro (MG) – Ábila
Ypiranga (RS) – João Paulo
4 GOLS
Atlético (PR) – André Lima
Gama (DF) – Roberto
Santa Cruz (PE) – Bruno Moraes
Santos (SP) – Ricardo Oliveira
Roger Machado inventou um lateral-direito e a Seleção Brasileira precisa prestar atenção nele. Em tempo…
O sorteio das quartas de final da Nations League nessa sexta-feira, em Nyon, na Suíça,…
Os movimentos de Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo, são friamente calculados desde uma viagem…
Menos de um ano depois de levar o Real Brasília ao título do Campeonato Feminino…
Atual vice-campeã mundial, a França é uma seleção sempre pronta para competir, mas não necessariamente…
O Santos não deve se ufanar de ter conquistado a Série B do Campeonato Brasileiro,…