Após sorteio da repescagem, Copa arrisca não ter dois campeões pela primeira vez desde 1994

Publicado em Esporte
Itália e Portugal podem se enfrentar na repescagem. Foto: Reprodução/Fifa

 

O sorteio da repescagem para a Copa do Mundo do Catar indica uma possibilidade que aconteceu pela última vez nos Estados Unidos, em 1994. À época, o torneio tinha seis campeões: Alemanha, Argentina, Brasil, França, Inglaterra e Uruguai. Dois deles não se classificaram para a edição disputada em solo norte-americano. A Inglaterra fracassou nas Eliminatórias da Europa e o Uruguai se deu mal na América do Sul. 

Vinte e sete anos depois, a Copa tem oito campeões. França e Espanha são os sócios recentes. Seis confirmaram presença no Catar a partir de 21 de novembro de 2022: Argentina, Brasil, Alemanha, França, Inglaterra e Espanha. Dois arriscam assistir ao Mundial da poltrona. O Uruguai está em sétimo lugar no processo seletivo sul-americano. O sorteio colocou a Itália na rota de Portugal. Portanto, a Squadra Azzurra pode dar as mãos ao Uruguai e ser a segunda campeã mundial barrada no baile. 

Isso poderia ter sido evitado. A Itália liderou a chave dela nas Eliminatórias durante boa parte das Eliminatórias. Na reta final para a bandeirada foi ultrapassada pela Suíça e condenada a disputar a repescagem. A última campeã vigente da Eurocopa a ficar fora do Mundial foi a Grécia. Ganhou o título continental em 2004 e não esteve na Alemanha em 2006. Pois a Itália arrisca repetir esse enredo. República Tcheca, Holanda e Dinamarca também conseguiram reinar no Velho Continente e não ir à Copa.

O Uruguai está acostumado a faltar. Nos últimos 30 anos, ficou fora em 1994, 1998 e 2006. Amargou a eliminação até contra a Austrália. De Montevidéu, onde aguarda a final da Libertadores entre Palmeiras e Flamengo neste sábado, o colega jornalista Bernardo Brandão conta que a decisão brasileira está em segundo plano no país. 

 

Campeões mundiais ausentes desde 1994

1994: Uruguai e Inglaterra

1998: Uruguai

2006: Uruguai

2018: Itália

 

“Eles estão completamente certos de que vão à Copa. É uma confiança absurda na Celeste. Eles estão indignados com o Óscar Washington Tabárez (demitido depois das derrotas para Argentina e Bolívia). Para substituto, eles não querem o Diego Aguirre (do Internacional) nem de graça. Falam que ele é teimoso como o Tabárez. Todos querem o Marcelo Gallardo (River Plate)”, relata o amigo Bernardo Brandão. 

Curiosamente, o último técnico argentino a comandar o Uruguai também é um ídolo do River Plate. Daniel Passarella em 2000 e 2001. Não deu certo. A seleção foi parar na repescagem contra a Austrália. O técnico perdeu o emprego, e o uruguaio Jorge Fossati assumiu o cargo para a partida decisiva das Eliminatórias. 

Portugal não pertence ao seleto grupo dos campeões mundiais, mas, assim como a Itália, não deveria estar vivendo esse drama. Os lusitanos lideraram o grupo. Estavam tranquilos até amargar a virada contra a Sérvia. Antes da Itália, terão de passar pela forte Turquia. Não será fácil. Do outro lado, a Itália terá a Macedônia do Norte pela frente antes de um possível encontro com Portugal. 

No fim das contas, tudo isso poderia ser evitado se a Fifa desse mais relevância ao ranking da Fifa. Hoje, Itália e Portugal estão à frente de todos os países europeus classificados para a repescagem europeia. Logo, mereciam ser cabeças de chave em lados diferentes. Isso reduziria o risco de decepção com as possíveis ausências da Itália ou de Cristiano Ronaldo. 

 

Siga no Twitter: @marcospaulolima

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf