Muñoz comete pênalti ignorado em Vini aos 42 minutos do primeiro tempo. Ezra Shaw/AFP
Menos de 24 horas depois do empate por 1 x 1 entre Brasil e Colömbia no Levi’s Stadium, em Santa Clara, na Califórnia, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) admitiu erro do árbitro venezuelano Jesus Valenzuela ao não apontar pênalti do lateral Muñoz em Vinicius Junior na última rodada da fase de grupos da Copa América. O chefe da equipe de VAR era o argentino Mauro Vigliano (assista ao vídeo).
“No minuto 42, em uma disputa de bola dentro da área, um defensor (Muñoz) não toca a bola, e, como produto da disputa, é produzido um contato imprudente para a ação. O árbitro não consegue observar a ação e deixa que o jogo continue”, diz a entidade.
E continha: “O VAR, em sua checagem protocolar, analisa por distintos ângulos, velocidades e considerações e não consegue identificar que o defensor não toca a bola antes de entrar em contato imprudentemente com o atacante (Vinicius Junior). O VAR confirma, de maneira incorreta, a decisão original de campo”, conclui a Conmebol em vídeo.
O Brasil vencia a Colômbia por 1 x 0 com um golaço de falta de Raphinha e teria a oportunidade de ampliar o placar se o pênalti em Vinicius Junior fosse marcado. O técnico Dorival Júnior reclamou depois da partida.
“Naquele momento (do pênalti não marcado) seria 2 x 0, com a equipe que temos, independentemente das coisas não estarem saindo como gostaríamos, seria diferente. Logo em seguida, levamos o gol de empate. Para mim, foi decisivo. No estádio, só ele (árbitro) e a equipe do VAR não viram a penalidade. O Brasil foi prejudicado, temos de ser realistas, o fato aconteceu, não foi criação. Com um resultado ampliado, as movimentações da partida seriam outras, a Colômbia teria de se expor mais”, protestou.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
A Copa do Mundo de 2026 vai começar para o técnico Carlo Ancelotti no mesmo…
O Brasil merecia ser punido pelas bolinhas do sorteio da Copa do Mundo de 2026…
O Brasil conhecerá nesta sexta-feira, a partir das 14h, os adversários na fase de…
Dos quatro títulos conquistados pelo Flamengo na temporada, três foram decididos por reforços contratados neste…
Aos 59 anos, a inglesa Jillian Anne Ellis é uma das mulheres mais poderosas do…
A Super Copa Capital não é vitrine restrita aos 1.024 jogadores de até 17 anos…