Copa América: A juventude do Uruguai a serviço da “loucura” de Bielsa

Compartilhe

O placar da vitória do Uruguai contra a Bolívia pela segunda rodada da fase de grupos da Copa América não é ponto fora da curva. A goleada por 5 x 0 ou até mais era esperada. Afinal, o adversário celeste no Metlife Stadium, em New Jersey, vive um contraste absurdo.

A Bolívia ostenta dois times nas oitavas de final da Libertadores — Bolívar e The Strongest. Em contrapartida, tem disparado a pior seleção da América do Sul. A opinião é minha e do ranking da Fifa. Adicione o tempero de uma tentativa de golpe de estado no país na véspera de enfrentar o Uruguai. Não há amor por esse esporte chamado futebol e muito menos pela nação capaz de superar tantos problemas dentro e fora das quatro linhas. O técnico brasileiro Antônio Carlos tenta colocar ordem na casa, porém a missão é impossível.

Dito isso, quero focar no potencial do Uruguai para competir pelo título nesta Copa América e nas próximas competições de ponta. Uma prova disso é a média de idade da formação principal usada pelo técnico argentino Marcelo Bielsa contra a Bolívia: 26,1 anos.

A faixa etária indica uma seleção de presente e futuro para pelo menos dois ciclos de Copa: o atual até 2026, no Canadá, Estados Unidos e México, e o da edição centenária do torneio, em 2030. O Uruguai é um dos seis países sede do Mundial “frankenstein” aprovado pela Fifa em parceria com Argentina, Paraguai, Espanha, Portugal e Marrocos.

A idade dos autores dos gols do Uruguai chama a atenção. Facundo Pellistri tem 22 anos. Recebeu passe de Ronald Araújo, O zagueiro é três anos mais velho do que o atacante.

Darwin Núñez fez o segundo. O centroavante de 25 anos foi servido no lance pelo parceiro Maximiliano Araújo, uma ano mais jovem do que a estrela do Liverpool da Inglaterra. O mesmo Maxi Araújo balança a rede no terceiro gol celeste contra a Bolívia.

O quarto gol uruguaio tem Federico Valverde no papel de protagonista depois de receber uma assistência do incansável ponta direita Pellistri.

Arrascaeta, de 30 anos, entrou em campo no lugar de De La Cruz, 27. Pisou no gramado e rapidamente deixou Rodrigo Bentancur na cara do gol. O jogador de 27 anos deixou o dele.

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

O peso das camisas tradicionais e emergentes na Copa América e na Euro

Há quem ame e odeie a expressão “camisa pesa” no sentido de dar uma "carteirada"…

24 horas atrás
  • Esporte

Copa América: como as tramas pelo meio ajudaram o Brasil a minar o Paraguai

A melhor notícia da vitória do Brasil por 4 x 1 contra o Paraguai na…

2 dias atrás
  • Esporte

Brasileirão: Flamengo receberá o Criciúma no Mané Garrincha em 20 de julho

O Flamengo receberá o Criciúma no Mané Garrincha em 20 de julho,  num fim de…

2 dias atrás
  • Esporte

Donelli e Veron: a noite dos campeões mundiais sub-17 no Brasileirão

A abertura da 12ª rodada do Campeonato Brasileiro teve dois talentos da Seleção Brasileira campeão…

4 dias atrás
  • Esporte

Copa América: Venezuela repete início de 2016 e sente-se em casa nos EUA

Estados Unidos e Venezuela são países antagônicos nas relações internacionais, mas impressiona como a seleção…

4 dias atrás
  • Esporte

Itália tem um quarto dos técnicos classificados para as oitavas da Euro

A temporada de clubes do Velho Continente encerrada com o título de Carlo Ancelotti na…

4 dias atrás