Thiago Galhardo é o artilheiro isolado do Brasileirão com 15 gols. Foto: Lucas Figueiredo/CBF
Em 2014, Thiago Galhardo do Nascimento Rocha amargava uma frustração no Serejão, em Taguatinga. Contratado para reforçar o Brasiliense na Série D do Brasileirão, viu o time candango perder nos pênaltis e a vaga para a terceira divisão. O Brasil-RS havia vencido por 2 x 1, em Pelotas. O então campeão do Distrito Federal devolveu o placar, em casa, mas foi superado pela equipe gaúcha por 4 x 3, nos pênaltis. Expulso após paralisação de sete minutos no tempo normal, Galhardo não participou das cobranças. Foi a última das três exibições com a camisa amarela.
Seis anos depois, Thiago Galhardo é artilheiro da Série A com 15 gols e acaba de realizar um sonho: está convocado pelo técnico Tite para a partida de terça-feira contra o Uruguai, no Centenário, em Montevidéu, pelas quarta rodada das Eliminatórias da América do Sul para a Copa 2022. Ele substituirá Pedro. O centroavante do Flamengo foi cortado após sentir lesão muscular. Coube a Thiago Galhardo fazer o papel de falso centroavante colorado após a lesão que encerrou a temporada de Guerrero.
Thiago Galhardo não comemorou gol na passagem pelo Brasiliense, mas é muito elogiado pelo treinador dele na passagem pelo futebol candango. “O Thiago é um cara com quem fiz uma grande amizade. Na época, ele estava no Cametá-PA, recebi um material dele, gostei e levamos para o Brasiliense. Ele nos ajudou muito, pena que perdemos o acesso nos pênaltis para o Brasil de Pelotas”, lembra Marcos Soares em entrevista ao blog.
O técnico admira a versatilidade de Thiago Galhardo desde o tempo em que trabalharam juntos. “Ele é muito inteligente jogando. “Ele sempre foi muito móvel, sempre teve muita qualidade técnica e bom condicionamento físico. No Brasiliense, usei o Thiago como volante, meia, e ele se dava bem nas duas. Agora, tem essa novidade de ele jogar de nove. É fruto do atleta que ele é no que diz respeito à parte física e técnica. Tudo isso somando às ótimas tomadas de decisão dele. Teve uma boa fase no Vasco, no Ceará, e agora no Internacional está mais latente”, analisa Marcos Soares.
“Ele teve de recomeçar a carreira. Quando chegou ao Brasiliense, havia passado por time grande. Jogou no Botafogo. Remou para começar tudo de novo, aprendeu com os erros e, hoje, vive grande momento. É um moleque que deu a volta por cima”
Marcos Soares, técnico de Thiago Galhardo no Brasiliense
A estrela colorada passou por outros quatro times da atual Série A na carreira: Botafogo, Vasco, Coritiba, Ceará e Red Bull na época em que a marca do energético não era parceira do Bragantino. Cria do Bangu, passou também por Comercial-SP, América-RN, Remo-PA, Boa-MG, Cametá-PA, Madureira, Ponte Preta e teve experiência no Albirex Niigata do Japão.
“Ele teve de recomeçar a carreira. Quando chegou ao Brasiliense, havia passado por time grande. Jogou no Botafogo. Remou para começar tudo de novo, aprendeu com os erros e, hoje, vive grande momento. É um moleque que deu a volta por cima”, comemora Marcos Soares.
A habilidade do ex-técnico do Inter, Eduardo Coudet, para extrair o máximo de Galhardo é elogiada pelo ex-treinador do Brasiliense. “Todos nós sabemos que ele sempre teve potencial. Estava jogando bem de meia. O Guerrero se machucou, ele virou centroavante. Está bem também. É mais um dos moleques com quem tive o privilégio de trabalhar. Fico feliz por ele colher os frutos com esse sucesso”, comemora Marcos Soares.
O presidente do Bangu, Jorge Varela, também comemora o sucesso do jogador revelado pelo clube carioca. “O Thiago Galhardo merece. Bom garoto, muito persistente e de uma personalidade forte”, elogiou.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…
Filipe Luís está certo em se valorizar depois de levar o Flamengo a oito taças…
O Corinthians pode dar a Bruno Spindel o protagonismo midiático que o dirigente não teve…