Competência do Palmeiras contra “pequenos” tira liderança do Botafogo

Compartilhe

O Botafogo perdeu o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro na noite deste sábado porque é valente contra os elefantes e inofensivo diante das formiguinhas. O Glorioso derrotou todos os concorrentes posicionados no G4. Venceu o novo líder Palmeiras no Nilton Santos, bateu o Fortaleza em casa e empatou fora, superou o Flamengo nos dois turnos e passou pelo Internacional no Rio. A questão é o comportamento alvinegro em jogos teoricamente acessíveis.

Em condições normais de temperatura e pressão, o Botafogo derrotou o Vitória como fez no primeiro turno no Barradão ao voltar de Salvador com três pontos. No entanto, sofreu horrores para arrancar empate por 1 x 1 no estádio Nilton Santos graças a um gol contra. Tropeçou em casa recentemente nos duelos com o Cuiabá e o Criciúma e deixou quatro pontos pelo caminho.

O Palmeiras tem dificuldade contra adversários do tamanho dele, mas dificilmente perde ponto para adversários inferiores e por isso se mantém regular na maratona pelo título do Brasileirão. Uma das raras exceções foi a derrota por 2 x 0 justamente para o Vitória no Allianz Parque. O time alviverde compensou porque havia vencido o time rubro-negro na capital baiana por 1 x 0.

Além dos tropeços nas formigas, o Botafogo saiu do prumo nas datas Fifa. Os protagonistas do time passaram a ser importantes também para as respectivas seleções. Luiz Henrique e Igor Jesus decidiram os jogos para o Brasil nas Eliminatórias. Thiago Almada foi decisivo em um jogo da Argentina. Alex Telles voltou a ter oportunidade na Seleção. Bastos foi lembrado por Angola. Viagens, treinos, bons jogos e os elogios fora da bolha do clube mudaram comportamentos.

Paralelamente, o Botafogo caiu nas armadilhas. Aderiu à guerra psicológica proposta pelo Atlético-MG no empate por 0 x 0 no Independência, em Belo Horizonte. Voltou a subir o tom na cobrança do técnico Artur Jorge ao árbitro e no bate-boca desnecessário com Everaldo. O atacante do Vitória sequer entrou em campo na partida disputada no Nilton Santos.

O Botafogo só perdeu a liderança do Brasileirão, mas terá de lidar bem com isso. O Palmeiras está a duas vitórias do título. Se superar o time carioca em casa e passar pelo Cruzeiro na rodada seguinte, a trupe de Abel Ferreira não será mais alcançada em número de vitórias. Portanto, a força mental tem de ser aliada alvinegra nos dois jogos disputados em cinco dias. A outra será contra o Atlético-MG no sábado, na disputa da Copa Libertadores da América.

John Textor acusou o golpe.  O dono da SAF não deu entrevistas à toa. A intenção do empresário foi atrair a atenção para si e blindar os jogadores. Provocou ao dizer que o Botafogo gosta de jogar na casa do Palmeiras. Tentou mostrar uma falsa tranquilidade. A prova de que o momento é delicado foi o convite de Artur Jorge ao torcedor: “Dependemos de nós mesmos”, ponderou o treinador português. Acusou o golpe.

Twitter: @marcospaulolima

Instagram: @marcospaulolimadf

TikTok: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

A linha de três ganha força e vira tendência no Brasileirão 2026

O começo do Campeonato Brasileiro 2026 indica uma tendência tática: a utilização de três defensores…

4 horas atrás
  • Esporte

O descompasso entre o plano de Filipe Luís e a entrega de Paquetá e Royal

Filipe Luís está engajado em reconstruir um setor ofensivo do Flamengo: o lado direito. Há…

1 dia atrás
  • Esporte

Prévia da 3ª rodada do Brasileirão 2026: análise, curiosidades, palpites e onde assistir

Brasileirão – Série A 2026  Prévia jogo a jogo da #rodada 3   Vitória x…

2 dias atrás
  • Esporte

Empréstimo de Allan acelera o projeto do Flamengo para Evertton Araújo

O empréstimo de Allan ao Corinthians abre as portas para a consolidação de Evertton Araújo…

2 dias atrás
  • Esporte

A 500 dias da Copa do Mundo Feminina, arte de Izzy Credo pinta Brasília

  A 500 dias da Copa do Mundo Feminina no Brasil, de 24 de junho…

3 dias atrás
  • Esporte

Corinthians 0 x 1 Palmeiras: Carlos Miguel é herói depois de quase virar vilão

Poucos jogadores iniciam uma temporada sob tanta pressão como Carlos Miguel. O goleiro passou de…

4 dias atrás