O Botafogo perdeu o primeiro lugar no Campeonato Brasileiro na noite deste sábado porque é valente contra os elefantes e inofensivo diante das formiguinhas. O Glorioso derrotou todos os concorrentes posicionados no G4. Venceu o novo líder Palmeiras no Nilton Santos, bateu o Fortaleza em casa e empatou fora, superou o Flamengo nos dois turnos e passou pelo Internacional no Rio. A questão é o comportamento alvinegro em jogos teoricamente acessíveis.
Em condições normais de temperatura e pressão, o Botafogo derrotou o Vitória como fez no primeiro turno no Barradão ao voltar de Salvador com três pontos. No entanto, sofreu horrores para arrancar empate por 1 x 1 no estádio Nilton Santos graças a um gol contra. Tropeçou em casa recentemente nos duelos com o Cuiabá e o Criciúma e deixou quatro pontos pelo caminho.
O Palmeiras tem dificuldade contra adversários do tamanho dele, mas dificilmente perde ponto para adversários inferiores e por isso se mantém regular na maratona pelo título do Brasileirão. Uma das raras exceções foi a derrota por 2 x 0 justamente para o Vitória no Allianz Parque. O time alviverde compensou porque havia vencido o time rubro-negro na capital baiana por 1 x 0.
Além dos tropeços nas formigas, o Botafogo saiu do prumo nas datas Fifa. Os protagonistas do time passaram a ser importantes também para as respectivas seleções. Luiz Henrique e Igor Jesus decidiram os jogos para o Brasil nas Eliminatórias. Thiago Almada foi decisivo em um jogo da Argentina. Alex Telles voltou a ter oportunidade na Seleção. Bastos foi lembrado por Angola. Viagens, treinos, bons jogos e os elogios fora da bolha do clube mudaram comportamentos.
Paralelamente, o Botafogo caiu nas armadilhas. Aderiu à guerra psicológica proposta pelo Atlético-MG no empate por 0 x 0 no Independência, em Belo Horizonte. Voltou a subir o tom na cobrança do técnico Artur Jorge ao árbitro e no bate-boca desnecessário com Everaldo. O atacante do Vitória sequer entrou em campo na partida disputada no Nilton Santos.
O Botafogo só perdeu a liderança do Brasileirão, mas terá de lidar bem com isso. O Palmeiras está a duas vitórias do título. Se superar o time carioca em casa e passar pelo Cruzeiro na rodada seguinte, a trupe de Abel Ferreira não será mais alcançada em número de vitórias. Portanto, a força mental tem de ser aliada alvinegra nos dois jogos disputados em cinco dias. A outra será contra o Atlético-MG no sábado, na disputa da Copa Libertadores da América.
John Textor acusou o golpe. O dono da SAF não deu entrevistas à toa. A intenção do empresário foi atrair a atenção para si e blindar os jogadores. Provocou ao dizer que o Botafogo gosta de jogar na casa do Palmeiras. Tentou mostrar uma falsa tranquilidade. A prova de que o momento é delicado foi o convite de Artur Jorge ao torcedor: “Dependemos de nós mesmos”, ponderou o treinador português. Acusou o golpe.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…