Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca tem uma história curiosa no Distrito Federal. Há 14 meses, ele desembarcava na capital do país com um wild card, um convite para disputar o Aberto da República, também chamado de Challeger de Brasília.
João Fonseca tinha 16 anos. Ocupa a liderança no ranking mundial juvenil. Na ATP, ele aparecia na posição 790. Conhecido apenas por quem o seguia de perto, o tenista surpreendeu apenas os desavisados na partida de estreia na quadra montada ao lado da Arena BRB Mané Garrincha.
O Menino do Rio desbanco o estadunidense Aleksandar Kovasevic, estão 120° do mundo, por 2 sets a 1. Até então, aquele havia sido o maior triunfo da carreira do prodígio brasileiro.
O triunfo teve 19 aces protagonizados por João Fonseca em um triunfo inquestionável na capital. “Foi uma partida dura, sabia das condições rápidas daqui, por causa da altitude. Foi uma das melhores partidas que saquei na vida. Estou muito feliz com a vitória sobre um jogador super experiente, oito anos mais velho do que eu. Tenho me sentido bem, vamos seguir firme, feliz e vamos com tudo”, afirmou à época.
Uma promessa há 14 meses, Joao Fonseca não foi bem no segundo confronto. Perdeu na rodada seguinte para o adversário argentino Roman Andres Burruchaga, filho de Jorge Burruchaga, atacante albiceleste na conquista do bi na Copa do Mundo de 1986, no México. O hermano perdeu o título daquela edição do Aberto da República para o chileno Alejandro Tabilo.
Apesar da eliminação precoce, João Fonseca mostrou maturidade ao analisar o resultado.
“Tenho melhorado muito o meu saque, é o que mais venho treinando ultimamente, pois era um ponto fraco meu. Agora consigo fazer cada vez mais pontos com o meu saque e fico muito feliz com isso”, admitiu.
Catorze meses depois, João é campeão do Next Gen ATP Finals e chegou à segunda rodada do Australian Open no ano de estreia em um Grand Slam, como são chamados os quatro principais torneio de tênis do mundo. A tendência é ele virar top 100 depois do fim do Major em Melbourne, na Austrália. Hoje, ocupa o 99° lugar na lista em tempo real.
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…
A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…
Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…
É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…
Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…
A venda do zagueiro Vitor Reis para o Manchester City consolida a capacidade do Palmeiras…