Soteldo virou ponta direita depois do gol do Fluminense e causou estragos. Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Renato Gaúcho foi ponta direita. Dos bons! Vale a pena assistir ao DVD dele nos tempos de atacante do Grêmio, Flamengo, Botafogo, Atlético-MG, Cruzeiro, Fluminense… A virada do Grêmio por 2 x 1 contra o tricolor carioca começa justamente em uma mudança de posição nas extremas do time tricolor no Estádio Couto Pereira, em Curitiba.
O Fluminense abre o placar aos 13 minutos do segundo tempo depois da assistência do meia Paulo Henrique Ganso para Lima. Renato Gaúcho imediatamente manda o meia colombiano Monsalve e o jovem ponta Gustavo Nunes para o aquecimento. Cinco minutos depois, ambos entram em campo, respectivamente, nos lugares de Cristaldo e de Pavón, para mudar a história do primeiro jogo do pelo mata-mata.
Há uma mudança de posicionamento. Gustavo Nunes entra para jogar aberto na esquerda. Astuto, Renato Gaúcho desloca Soteldo, até então dono daquele pedaço do campo, para a direita. O plano era usar a velocidade e a qualidade do drible do venezuelano para sufocar o volante Alexsander e o lateral Esquerdinha em busca do empate.
Saiu melhor que a encomenda. O pênalti do gol de empate começa em uma jogada do ponta esquerda deslocado na direita Soteldo. Inclusive com a camisa 7 consagrada pelo Renato Gaúcho. Ele cruza a bola para a área e Esquerdinha desvia a bola com a mão. O cobrador oficial Reinaldo assume a responsabilidade dele e acerta o ângulo de Fábio.
No segundo lance, Soteldo tenta o drible pela direita e sofre falta de quem? Esquerdinha! O lateral do Fluminense dominou Pavón, mas desmoronou em dois lances contra Soteldo. Impossível não ver a influência de Renato Gaúcho na mudança de posicionamento e a construção do atalho para o gol. O Grêmio virou a partida em quatro minutos. Mano Menezes nada fez nesse tempo para reforçar a marcação e bloquear Soteldo.
O treinador do Fluminense só faz substituições depois da expulsão do zagueiro Rodrigo Ely por agressão em Paulo Henrique Ganso. No minuto seguinte, Mano finalmente saca o desastrado Esquerdinha para a entrada do lateral-direito Guga no setor e inclui John Kennedy no lugar de Kauã Elias. Renato Gaúcho reage colocando Du Queiroz no lugar do exausto Soteldo e tira o dinamarquês Braithaite para a entrada de Gustavo Martins.
Estava dominado. Ponto para a simplicidade da mudança de posicionamento feia por quem entende muito de pontas. Renato Gaúcho fez de Soteldo um Renato Gaúcho no segundo tempo e conseguiu: tem a vantagem do empate na partida de volta, no Maracanã.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Neymar e Gabigol jogaram juntos poucas vezes. Foram felizes na conquista da inédita medalha de…
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…