Zé Love: foi o nome do jogo na vitória sobre o Real Noroeste-ES. Foto: Alan Rones @alanfotografia
Alerto faz tempo aqui no blog que a baixa média de idade tem sido um dos segredos para o sucesso na Série D do Campeonato Brasileiro. Nenhum dos últimos 12 clubes promovidos para a terceira divisão — em 2017, 2018 e 2019 — tinha mais de 30 anos. O Brasiliense entendeu isso. O time de melhor campanha na competição eliminou o Real Noroeste por 3 x 0 neste sábado (4 x 1 no placar agregado), no Serejão, em Taguatinga, com escalação inicial rejuvenescida em dois anos. Média de idade, hoje, é trunfo para o sucesso no futebol.
Há três meses, o Brasiliense perdeu a final do Candangão para o arquirrival Gama com média de idade de 31,5 anos. Oito jogadores da formação inicial usada pelo então técnico Márcio Fernandes tinham mais de 30 anos. Note a mudança: o Brasiliense passou facilmente pelo Real Noroeste neste sábado com média de 29,7 anos. Entre os cinco trintões, apenas um está acima, por exemplo, dos 35. O goleiro Fernando Henrique é o veterano da turma com 37.
Para se ter uma ideia da importância da média de idade em um futebol cada vez mais veloz e exigente no que diz respeito a forma física, o time-base do São Paulo lidera a Série A do Campeonato Brasileiro com um time jovem. Tiago Volpi; Juanfran, Arboleda, Bruno Alves e Reinaldo; Luan, Daniel Alves, Gabriel Sara e Igor Gomes; Brenner e Luciano têm média de 27,2 anos. Dos 11, apenas dois são veteranos: Juanfran, de 35 anos, e Daniel Alves, 37. Pulmões do time comandado por Fernando Diniz, Luan, Igor Gomes e Gabriel Sara têm 21 anos cada.
O Brasiliense rejuvenesceu, se reforçou e tem um técnico competentíssimo. Bicampeão candango pelo Gama, Vilson Tadei cedeu ao quarto convite do Brasiliense e estreou bem neste sábado. A “legião” de ex-jogadores alviverdes no elenco amarelo tem tudo para acelerar a adaptação do treinador ao time. Titulares contra o Real Noroeste, Peu, Balotelli, Luquinhas e Jefferson Maranhão trabalharam com ele recentemente no arquirrival.
A missão neste domingo é ficar de olho em dois adversários perigosíssimos nas oitavas de fina. Embora esteja na Série D, o Caxias é o atual vice-campeão gaúcho. Inclusive derrotou o Grêmio por placar insuficiente no segundo jogo da decisão. O Mirassol desbancou o São Paulo, no Morumbi, nas quartas de final do Campeonato Paulista deste ano. Sim, houve mudanças nos dois times, mas a tendência é que os jogos contra qualquer um dos dois sejam mais difíceis. Para sorte do Brasiliense, Tadei é bem informado sobre o futebol gaúcho e o paulista.
Atualização: o Mirassol eliminou o Caxias na tarde deste domingo e será o próximo adversário do Brasiliense nas oitavas de final.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…
Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…