Sergio Farias celebra com a mão em punho o maior título da história do Pohang Steelers. Foto: AFC/Divulgação
Sergio Farias celebra com a mão em punho o maior título da história do Pohang Steelers. Foto: AFC/Divulgação
A evolução da Coreia do Sul no futebol tem a influência do Brasil. Adversário da Seleção nesta sexta no primeiro de dois amistosos da trupe de Carlo Ancelotti na Ásia, o país quarto colocado em casa na Copa de 2002 recebeu técnicos na K-League, como é chamado o campeonato profissional da Coreia do Sul, e teve um preparador de goleiros a serviço da esquadra nacional.
Um dos treinadores mais influentes no mercado sul-coreano foi o carioca Sérgio Farias. Campeão brasileiros da Série C pelo União Barbarense-SP em 2004 superando o Gama no quadrangular final, ele arrumou as malas e topou o desafio de comandar o Pohang Steelers na temporada seguinte. Começava ali uma sequência impressionante de títulos.
De 2005 a 2009, conquistou a K-League em 2007, a Copa da Coreia do Sul em 2008, a Copa da Liga Coreana em 2009 e a Liga dos Campeões da Ásia no mesmo ano. O astro da companhia era Denílson, um meia camisa 10 baiano de Salvador.
Outros seis técnicos passaram pelo futebol da Coreia do Sul. Sabe o Waldemar Lemos, lembrado todas as vezes em que o Flamengo fica sem técnico? Passou pelo Pohang Steelers. André Gaspar comandou o Daegu FC. Moacir Pereira e Alexandre Gama também passaram pelo clube. Athur Bernardes trabalhou no Jeju SK, que depois passou a se chamar Jeju United. Fábio Lefundes liderou o Jeonbuk Hyundai Motors.
A seleção da Coreia do Sul teve um brasileiro na comissão técnica. Marco Antônio Alvarez Ferreira, o Cossa, foi preparador de goleiros em vários times do país até alcançar o posto na esquadra nacional no período de 2005 a 2008. Colaborou com os técnicos holandeses Dick Advocaat e Pim Verbeek e com o sul-coreano Hu Jung-Moo.
Cesinha é o maior artilheiro brasileiro na história da K-League. Aos 35 anos, acumula 83 gols em 222 jogos no Campeonato da Coreia do Sul. Magno Alves, o “Magnata”, defendeu a camisa do Jeonbuk Hyundai Motors na temporada de 2003 e deixou a contribuição no país.
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…
Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…