Vítor Pereira procura um volante que dê estabilidade ao Flamengo. Foto: Mauro Pimentel/AFP
A venda de João Gomes para o Wolverhampton da Inglaterra deixou o Flamengo vulnerável em uma posição na qual os concorrentes estão fortalecidos. Palmeiras, Vasco e Fluminense derrotaram o elenco mais caro e badalado do país porque contam com carregadores de piano, aqueles jogadores discretos responsáveis por viabilizar o concerto da banda. Dorival Júnior encontrou no segundo semestre do ano passado. O sucessor Vítor Pereira procura desesperadamente.
O Flamengo sentiu falta de um jogador com essa característica na derrota para o Palmeiras por 3 x 2 na Supercopa do Brasil, em Brasília. Mesmo sem Danilo, que havia acabado de ser negociado com o Nottingham Forest, Abel Ferreira soube se virar com Gabriel Menino. Fez da cria alviverde um dos trunfos para a conquista do título, no Mané Garrincha.
Enquanto o Flamengo segue à caça de um novo João Gomes, o Vasco conta com dois carrapatos. Rodrigo e o excelente Andrey Santos foram campeões de desarmes no Clássico dos Milhões de domingo passado, no Maracanã. Aos 18 anos, Andrey roubou seis bolas no jogo. Rodrigo foi o segundo nesse quesito com quatro interceptações.
O Fluminense tem André como um dos pontos de equilíbrio do sistema defensivo. Ele não fez uma partida brilhante na decisão da Taça Guanabara, mas cumpriu muito bem as missões delegadas a ele pelo técnico Fernando Diniz. Foi volante no primeiro tempo, assumiu o papel de David Braz no segundo e atuou como zagueiro ao lado de Nino para dar qualidade na saída de bola. Em busca da virada, voltou a subir para a cabeça de área. Mostrou toda a versatilidade que o fez ser convocado pela primeira vez para a Seleção principal.
Gabriel Menino, Rodrigo, Andrey Santos e André ralam para dar liberdade aos homens de criação. Raphael Veiga é o cérebro do Palmeiras. Os volantes cruzmaltinos dividem com Jair o trabalho duro de proteger a zaga e fazer o elo do meio de campo com a trinca de ataque formada por Gabriel Pec, Alex Teixeira e o centroavante Pedro Raul. André executa o trabalho sujo para que Paulo Henrique Ganso seja o cérebro tricolor.
O Flamengo teve dificuldade também nos duelos contra Al-Hilal e Independiente del Valle no Mundial de Clubes e na Recopa Sul-Americana. O time saudita colocou Cuéllar e Carrillo para atormentar os meias rubro-negros. Os campeões da Sul-Americana posicionaram Pellerano e Faravelli na cola dos homens de criação do time carioca nas partidas de ida e volta.
Vítor Pereira procura, mas ainda não encontrou um “João Gomes” para chamar de seu. Vidal e Gerson têm características diferentes. Thiago Maia e Erick Pulgar são cabeças de área. Igor Jesus teve oportunidade nos clássicos contra o Botafogo e o Fluminense. Vinculado ao Porto, o colombiano Matheus Uribe é um dos sonhos de consumo. Enquanto o reforço não vem, o carente meio de campo do Flamengo terá de se virar sem “pitbull” nas semifinais contra o Vasco.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…
O peso do nome Adenor Leonardo Bachi, o Tite, "ajudou" o Cruzeiro nos bastidores a…