A flexibilização das restrições no Distrito Federal, a partir desta terça-feira (13/4), em novo decreto do governador Ibaneis Rocha (MDB), tem influência nos bastidores das confederações Brasileira de Futebol (CBF) e Sul-Americana (Conmebol).
As duas entidades usam Brasília como bolha para a sequência dos seus torneios e condicionaram a confirmação de partidas na capital ao afrouxamento de algumas determinações emergenciais de combate à pandemia.
Curiosamente, isso acontecerá justamente no dia em que o Santos receberá o San Lorenzo, às 21h30, no Mané Garrincha, na partida de volta pela terceira fase preliminar da Copa Libertadores da América — a última antes da etapa de grupos. O Peixe venceu na ida por 3 x 1, na Argentina, e pode até perder por um gol para avançar às semifinais.
Os estafes da CBF e da Conmebol começaram a desembarcar ao DF antes do fim de semana passado para a Supercopa do Brasil, Pré-Libertadores e Recopa Sul-Americana. Havia certo incômodo com as restrições e busca por informações sobre os horários do toque de recolher e do funcionamento dos restaurantes para as chamadas cortesias aos convidados. Eventos como esses costumam ter agendas de almoços, jantares e reuniões de negócios.
Para agradar aos cartolas e evitar a ociosidade do Mané Garrincha — estádio mais caro da Copa 2014, administrado pela Arena BSB —, Ibaneis Rocha foi convencido a autorizar competições esportivas oficiais depois das 22h. A partida desta terça do Santos começa às 21h30, mesmo horário do segundo jogo da decisão da Recopa Sul-Americana entre Palmeiras e o argentino Defensa y Justicia nesta quarta-feira, no confronto de volta entre os campeões da Libertadores e da Sul-Americana.
Há pequenas contrapartidas para a flexibilização no que diz respeito às competições esportivas. Os participantes dos eventos deverão, após o fim dos jogos, se dirigir diretamente para as respectivas residências. Em tempos de jogos itinerantes de torneios estaduais, nacionais e internacionais, a medida do GDF abre a possibilidade de a CBF transferir para Brasília duelos pendentes ou sem local, principalmente, se houver necessidade na terceira fase da Copa do Brasil.
Competições esportivas à parte, a venda de bebidas alcoólicas será permitida até as 21h, assim como o funcionamento de bares e restaurantes, que, até está segunda-feira, só estavam autorizadas a funcionar até as 19h. A regulamentação, como informou mais cedo a matéria da colega Samara Schwingel, será regulamentada nesta no Diário Oficial do DF na edição desta terça-feira.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…
Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…
A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…
Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…
É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…
Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…