Fim de uma era: após 31 anos, Silvio Berlusconi vendeu o Milan a Li Yonghong. Foto: AC Milan
Você aí achando que a China está contratando apenas jogadores do seu time e os caras comprando clubes a rodo mundo afora. Acredite se quiser: o Milan é o 14ª clube europeu a ter no mínimo 1% de suas ações negociadas com investidores da potência asiática. Com a venda de 99,93% dos papéis para a Rossoneri Sport Investment Lux, do magnata Li Yonghong, 12 agremiações de primeira divisão do Velho Continente têm participação financeira chinesa.
Na lista estão clubes de ponta como Milan, Internazionale, o Manchester City e o Atlético de Madri. Cinco são 100% dependentes dos yuans, como é chamada a moeda, Na Inglaterra, West Brom, Wolverhampton e Aston Villa. Na Fran;a, Sochaux e Auxerre. Na Holanda, o ADO Den Haag.
Depois de 31 anos nas mãos da Fininvest, empresa do ex-primeiro ministro da Itália, Silvio Berlusconi, o império trocou de mãos por estimados 740 milhões de euros desembolsados pelo grupo de Li Yonghong. No montante está inclusa a quitação da dívida do clube, no valor de 220 milhões de euros, além de uma injeção financeira de 90 milhões de euros para bancar o restante da temporada de 2016/2017.
Sob as ordens da família Berlusconi, o Milan viveu sua era mais vitoriosa: 29 títulos em 31 anos: 3 Mundiais de Clubes, 5 Ligas dos Campeões, 8 Campeonatos Italianos, 1 Copa da Itália, 7 Supercopas da Itália e5 Supercopas da Europa. Nos tempos áureos, cinco jogadores diferentes conquistaram a Bola de Ouro, prêmio individual mais importante entregue a um jogador na Europa. Van Basten foi eleito em 1988, 1989 e 1992. Ruud Gullit, em 1987. George Weah ganhou em 1995, Shevchenko em 2004, e Kaká em 2007.
Sem conquistar o Campeonato Italiano desde a temporada de 2010/2011, sob o comando do técnico Massimiliano Allegri (atualmente na Juventus), o Milan se junta à arquirrival Internazionale e a Manchester City, West Brom, Wolverhampton, Aston Villa, Nice, Atlético de Madri, Espanyol, Granada, Sochaux, Auxerre, ADO Den Haag e Slavia Praga na lista dos clubes alimentados financeiramente com dinheiro chinês. Do total, 12 participam, atualmente, da primeira divisão. As exceções são o Aston Villa e o Wolverhampton. Ambos disputam a Championship, segundona inglesa.
Na Espanha, por exemplo, os chineses têm 20% das ações do Atlético de Madri. No Espanyol, a China detém 56% dos papéis. O Granada é 100% bancado pela potência asiática. O Granada entrou para a história como o primeiro time espanhol a pertencer totalmente a um fundo de investimento chinês. O Atlético de Madri tornou-se o pioneiro a comercializar um quinto das suas ações ao grupo de investimento Wanda. Catalão, o Espanyol é o revolucionário no que diz respeito a pertencer em sua totalidade a investidores chineses.
A nova gestão do Milan estreia amanhã em um clássico totalmente atípico contra a Internazionale. O jogo é pra lá de histórico. Pela primeira vez, será disputado oficialmente sem Silvio Berlusconi e Massimo Moratti à frente dos respectivos clubes. Quem manda, agora, é o dinheiro chinês. O Clássico della Madonnina, como é chamado o dérbi de Milão, agora pode ser chamado também de “xing ling”. Ou não?
NEGÓCIOS DA CHINA
Saiba qual é participação da potência asiática nas ações de 14 clubes do futebol europeu
» Milan (Itália)
Primeira divisão
Ações chinesas: 99%
» Internazionale (Itália)
Primeira divisão
Ações chinesas: 70%
» Manchester City (Inglaterra)
Primeira divisão
Ações chinesas: 13%
» West Brom (Inglaterra)
Primeira divisão
Ações chinesas: 100%
» Wolverhampton (Inglaterra)
Segunda divisão
Participação chinesa: 100%
» Aston Villa (Inglaterra)
Segunda divisão
Participação chinesa: 100%
» Nice (França)
Primeira divisão
Participação chinesa: 80%
» Atlético de Madri (Espanha)
Primeira divisão
Participação chinesa: 20%
» Espanyol (Espanha)
Primeira divisão
Participação chinesa: 56%
» Granada (Espanha)
Primeira divisão
Participação chinesa: 100%
» Sochaux (França)
Primeira divisão
Participação chinesa: 100%
» Auxerre (França)
Primeira divisão
Participação chinesa: 60%
» ADO Den Haag (Holanda)
Primeira divisão
Participação chinesa: 100%
» Slavia Praga (República Checa)
Primeira divisão
Participação chinesa: 60%
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…
Philippe Coutinho é mais um ídolo a dar um basta na relação tóxica com torcedores…