Prestes a anunciar oficialmente Adenor Leonardo Bachi, o Flamengo deve iniciar uma temporada pela terceira vez com técnico brasileiro na gestão do presidente Rodolfo Landim. Abel Braga foi o primeiro comandante rubro-negro quando ele assumiu o cargo. Rogério Ceni começou em 2021 depois de levar o time ao bicampeonato no Brasileirão em 2020. A opção foi por estrangeiros em 2020, 2022 e 2023. O dirigente rubro-negro não precisou de conselhos para tomar a decisão. Como mostrou o blog em post recente, ele foi chefe de delegação da Seleção Brasileira na conquista da Copa América de 2019. Festejou o nono título verde-amarelo no gramado do Maracanã com ele e a comissão técnica. Trabalharam juntos por 30 dias.
O Flamengo é o escolhido para a retomada da carreira por razões profissionais e familiares. O clube oferece o melhor orçamento do país. Tite fixou residência no Rio há seis anos. Mora na Zona Oeste do Rio, próximo do Ninho do Urubu. A companheira dele é apaixonada pela Cidade Maravilhosa. A palavra de dona Rosmari Rizzi Bachi tem muito poder na relação. A do filho e auxiliar Matheus e do velho parceiro Cléber Xavier também.
Jorge Jesus virou o ano de 2019 para 2020 no Flamengo depois das conquistas do Brasileirão e da Libertadores. Deixou o cargo durante a pandemia depois de levar o time ao título do Campeonato Carioca. Doménec Torrent assumiu a prancheta e Rogério Ceni concluiu a temporada. O Brasileirão invadiu 2021 devido à covid-19.
Em 2022, a diretoria rubro-negra escolheu Paulo Sousa. O português iniciou a temporada, mas ficou no cargo até o meio do ano. Dorival Júnior assumiu e guiou o Flamengo aos títulos da Copa do Brasil e da Libertadores.
A temporada atual começou sob a batuta do português Vítor Pereira e passou pelas mãos do argentino Jorge Samapaoli. O bastão está próximo de ser enregue a Tite nas últimas 12 rodadas do Campeonato Brasileiro. O elenco entrará em férias no mês de dezembro e Tite iniciará a temporada de 2024 no cargo. Esse será o último ano de mandato do presidente Rodolfo Landim.
Segundo informações dos colegas Mauro Cezar Pereira no UOL e Cahe Mota e Eric Faria no GE, a negociação evoluiu neste domingo e o acerto pode ser oficializado nesta segunda-feira pelo clube e o treinador. Tite teria nove dias para treinar o Flamengo até a partida contra o Cruzeiro em 19 de outubro, no Mineirão, pela 27ª rodada do Campeonato Brasileiro. A missão será classificar o time para a fase de grupos da Libertadores. Quinto colocado, o time disputaria a Pré-Libertadores de acordo com a pontuação atual.
Tite deve levar para o Ninho do Urubu parte da comissão técnica dele nos seis anos e meio de trabalho na Seleção Brasileira. O treinador não abre mão dos assistentes Cléber Xavier, Matheus Bachi e provavelmente César Sampaio. Além deles, o preparador físico Fabio Mahseredjian e pelo menos dois analistas de desempenho.
Com o iminente acerto, Tite terá treinado times dos quatro principais centros do futebol brasileiro. Comandou Grêmio e Internacional no Rio Grande do Sul; o Atlético em Minas Gerais; além de Palmeiras e Corinthians em São Paulo. Faltava um clube carioca no currículo.
Dos jogadores do Flamengo, 11 foram comandados por Tite na Seleção Brasileira: Santos, Rodrigo Caio, Pablo, David Luiz, Filipe Luís, Gerson, Everton Cebolinha, Bruno Henrique, Gabriel Barbosa, Éverton Ribeiro e Pedro — os dois últimos na Copa do Mundo de 2022 no Catar.
Twitter: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Sensação do início de temporada no calendário do tênis profissional, o fenômeno carioca João Fonseca…
Domingo sempre foi um dia movimentado na casa dos Souza Lima no Cruzeiro Novo, onde…
A dois dias da posse do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, o mandatário…
Lucimar da Silva Ferreira, o Lúcio, campeão da Copa de 2002 e capitão do Brasil…
É fácil jogar a culpa do mau início do Flamengo no Campeonato Carioca no time…
Times históricos do Grêmio tinham grandes volantes. China era o carregador de piano nos títulos…