Com eliminação precoce do Vasco no Carioca, Clássico dos Milhões pode repetir escassez de 2009

Compartilhe

A eliminação precoce do Vasco do Campeonato Carioca depois do empate por 2 x 2 com o Boavista neste domingo, em Saquarema, pela penúltima rodada da segunda fase do Estadual, pode fazer o Clássico dos Milhões retroceder 12 anos no túnel do tempo.

A última vez que Flamengo e Vasco tiveram somente um duelo na mesma temporada foi em 2009. Um ano antes, o time cruzmaltino havia sido rebaixado pela primeira vez. Assim como neste estágio, o Vasco venceu o único duelo entre eles — à época, por 2 x 0, sob comando de Dorival Júnior. Pode ser assim novamente depois do triunfo da semana passada pela Taça Guanabara, por 3 x 1. Curiosamente, em 2009, o Flamengo conquistou o título da Série A e o Vasco arrematou a B.

Ainda não é possível cravar que os arquirrivais não se encontrarão novamente na atual temporada. Ambos podem se esbarrar na Copa do Brasil. Historicamente, decidiram o título do torneio nacional em 2006 e mediram força nas oitavas de 2015, com triunfo do Gigante da Colina. Houve um Clássico dos Milhões em fevereiro deste ano, mas, não custa lembrar, era válido pelo Brasileirão 2020.

O adeus ao Carioca deve ser tratado pela diretoria do Vasco com a moderação exigida pelo momento. Sim, o clube amarga jejum de títulos desde 2016, justamente a conquista do Estadual, mas o clube precisa focar no que interessa — o retorno à Série A do Brasileirão.

Repito o que escrevi aqui no blog depois da vitória do Vasco na semana passada. Marcelo Cabo é a escolha certa para o maior projeto de 2021: terminar a Série B entre os quatro melhores. O técnico foi campeão da segunda divisão à frente do Atlético-GO em 2016. Três anos depois, catapultou o CSA à primeira divisão. Alagoas não tinha time na elite desde 1986.

O triunfo sobre o Flamengo tem de ser um marco na temporada. Fortaleceu as convicções de Marcelo Cabo, espião de Dunga na Copa da África do Sul 2010 e ex-auxiliar de Jorginho no Figueirense na bela campanha do clube catarinense no Brasileirão 2011. Portanto, se os novos almirantes cruzmaltinos garantirem o mínimo de paz em São Januário, Cabo entregará, em dezembro, o presente de Natal que a torcida merece.

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Ednaldo Rodrigues marca reunião com Dorival Júnior para sexta-feira

Ednaldo Rodrigues passou pela zona mista do Estádio Monumental de Núñez prometendo falar nesta quarta-feira…

9 horas atrás
  • Esporte

Argentina 4 x 1 Brasil: o caos de Dorival e o que fazer a 442 dias da Copa

Antes da crítica, o meu respeito. Um técnico campeão da Copa Libertadores da América com…

23 horas atrás
  • Esporte

CPI das Bets convoca sócio da agência de marketing esportivo Brax a depor

A Comissão Parlamentar de Inquérito das Bets aprovou nesta terça-feira a convocação do empresário Bruno…

1 dia atrás
  • Esporte

Argentina x Brasil: 10 motivos para acreditar na vitória em Buenos Aires

  É dia de Argentina x Brasil no Estádio Monumental de Núñez pela 14ª rodada…

2 dias atrás
  • Esporte

Assembleia nesta segunda aclamará reeleição de Ednaldo Rodrigues na CBF

A Assembleia Geral Eleitoral convocada para esta segunda-feira, a partir das 10h, na sede da…

3 dias atrás
  • Esporte

Raphinha e Vinicius Junior aprumam o desencaixado “LEGO” de Dorival Jr

Dorival Júnior ganhou uma caixa de LEGO da CBF há um ano, mas está com…

6 dias atrás