Com eliminação precoce do Vasco no Carioca, Clássico dos Milhões pode repetir escassez de 2009

Compartilhe

A eliminação precoce do Vasco do Campeonato Carioca depois do empate por 2 x 2 com o Boavista neste domingo, em Saquarema, pela penúltima rodada da segunda fase do Estadual, pode fazer o Clássico dos Milhões retroceder 12 anos no túnel do tempo.

A última vez que Flamengo e Vasco tiveram somente um duelo na mesma temporada foi em 2009. Um ano antes, o time cruzmaltino havia sido rebaixado pela primeira vez. Assim como neste estágio, o Vasco venceu o único duelo entre eles — à época, por 2 x 0, sob comando de Dorival Júnior. Pode ser assim novamente depois do triunfo da semana passada pela Taça Guanabara, por 3 x 1. Curiosamente, em 2009, o Flamengo conquistou o título da Série A e o Vasco arrematou a B.

Ainda não é possível cravar que os arquirrivais não se encontrarão novamente na atual temporada. Ambos podem se esbarrar na Copa do Brasil. Historicamente, decidiram o título do torneio nacional em 2006 e mediram força nas oitavas de 2015, com triunfo do Gigante da Colina. Houve um Clássico dos Milhões em fevereiro deste ano, mas, não custa lembrar, era válido pelo Brasileirão 2020.

O adeus ao Carioca deve ser tratado pela diretoria do Vasco com a moderação exigida pelo momento. Sim, o clube amarga jejum de títulos desde 2016, justamente a conquista do Estadual, mas o clube precisa focar no que interessa — o retorno à Série A do Brasileirão.

Repito o que escrevi aqui no blog depois da vitória do Vasco na semana passada. Marcelo Cabo é a escolha certa para o maior projeto de 2021: terminar a Série B entre os quatro melhores. O técnico foi campeão da segunda divisão à frente do Atlético-GO em 2016. Três anos depois, catapultou o CSA à primeira divisão. Alagoas não tinha time na elite desde 1986.

O triunfo sobre o Flamengo tem de ser um marco na temporada. Fortaleceu as convicções de Marcelo Cabo, espião de Dunga na Copa da África do Sul 2010 e ex-auxiliar de Jorginho no Figueirense na bela campanha do clube catarinense no Brasileirão 2011. Portanto, se os novos almirantes cruzmaltinos garantirem o mínimo de paz em São Januário, Cabo entregará, em dezembro, o presente de Natal que a torcida merece.

Siga no Twitter: @mplimaDF

Siga no Instagram: @marcospaulolimadf

Marcos Paulo Lima

Posts recentes

  • Esporte

Grêmio, Luís Castro e os métodos de contratação dos times brasileiros

  Na gestão do futebol brasileiro, pouco se cria, quase tudo se copia. Para mim,…

2 horas atrás
  • Esporte

Como Fernando Diniz criou atalho para a virada do Vasco contra o Fluminense

O Vasco perdeu o primeiro tempo do clássico desta quinta-feira para o Fluminense porque deixou…

1 dia atrás
  • Esporte

Ex-técnico do Egito: o que Rogério Micale tem a dizer sobre o Pyramids

Protagonista da primeira medalha de ouro do Brasil no torneio de futebol masculino na história…

2 dias atrás
  • Esporte

Inter de Dorival inspirou o Corinthians de Dorival a vencer o Cruzeiro

Dorival Júnior ganhou dois títulos no Internacional: a Recopa Sul-Americana em 2011 e o Campeonato…

2 dias atrás
  • Esporte

Não existe jet lag para Arrascaeta, o cara da vitória contra o Cruz Azul

O sonolento Flamengo foi despertado por Arrascaeta na difícil estreia na Copa Intercontinental ao derrotar…

3 dias atrás
  • Esporte

Câmara Legislativa aprova criação do Programa de Apoio ao Futebol do DF (PAFDF)

  A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) aprovou nesta quarta-feira por 20 votos em…

3 dias atrás