Boavista segurou o Vasco, eliminado do Carioca na penúltima rodada. Foto: Boavista SC
A eliminação precoce do Vasco do Campeonato Carioca depois do empate por 2 x 2 com o Boavista neste domingo, em Saquarema, pela penúltima rodada da segunda fase do Estadual, pode fazer o Clássico dos Milhões retroceder 12 anos no túnel do tempo.
A última vez que Flamengo e Vasco tiveram somente um duelo na mesma temporada foi em 2009. Um ano antes, o time cruzmaltino havia sido rebaixado pela primeira vez. Assim como neste estágio, o Vasco venceu o único duelo entre eles — à época, por 2 x 0, sob comando de Dorival Júnior. Pode ser assim novamente depois do triunfo da semana passada pela Taça Guanabara, por 3 x 1. Curiosamente, em 2009, o Flamengo conquistou o título da Série A e o Vasco arrematou a B.
Ainda não é possível cravar que os arquirrivais não se encontrarão novamente na atual temporada. Ambos podem se esbarrar na Copa do Brasil. Historicamente, decidiram o título do torneio nacional em 2006 e mediram força nas oitavas de 2015, com triunfo do Gigante da Colina. Houve um Clássico dos Milhões em fevereiro deste ano, mas, não custa lembrar, era válido pelo Brasileirão 2020.
O adeus ao Carioca deve ser tratado pela diretoria do Vasco com a moderação exigida pelo momento. Sim, o clube amarga jejum de títulos desde 2016, justamente a conquista do Estadual, mas o clube precisa focar no que interessa — o retorno à Série A do Brasileirão.
Repito o que escrevi aqui no blog depois da vitória do Vasco na semana passada. Marcelo Cabo é a escolha certa para o maior projeto de 2021: terminar a Série B entre os quatro melhores. O técnico foi campeão da segunda divisão à frente do Atlético-GO em 2016. Três anos depois, catapultou o CSA à primeira divisão. Alagoas não tinha time na elite desde 1986.
O triunfo sobre o Flamengo tem de ser um marco na temporada. Fortaleceu as convicções de Marcelo Cabo, espião de Dunga na Copa da África do Sul 2010 e ex-auxiliar de Jorginho no Figueirense na bela campanha do clube catarinense no Brasileirão 2011. Portanto, se os novos almirantes cruzmaltinos garantirem o mínimo de paz em São Januário, Cabo entregará, em dezembro, o presente de Natal que a torcida merece.
Siga no Twitter: @mplimaDF
Siga no Instagram: @marcospaulolimadf
A repetição é a mãe da retenção. Abel Ferreira manteve a escalação inicial do…
Gustavo Marques conseguiu piorar uma das semanas mais vergonhosas do futebol nesse sábado na eliminação…
A tolerância zero com técnicos de futebol chegou ao futebol feminino. Atual pentacampeão da…
As entrevistas coletivas de Filipe Luís são ótimas. Dificilmente deixam perguntas sem respostas. No entanto,…
Luiz Carlos Souza tinha um tabu pessoal. O técnico do Gama jamais havia passado da…
O Botafogo acumula seis derrotas consecutivas na temporada. Perdeu duas vezes para o Fluminense e…