Representantes das duas ligas se reuniram na Gávea: Comitê de Integração. foto: Flamengo
Há um mês, um post publicado aqui no blog apontou para a possibilidade de dois lados antagônicos do futebol nacional caminharem em direção a uma fusão. A Liga do Futebol Brasileiro (LiBRA) deu mais um passo em direção ao casamento com a Liga Forte União (LFU) nesta terça-feira, em um encontro dos clubes filiados com o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ednaldo Rodrigues.
Liderada pelo diretor-executivo Silvio Matos, a LiBRA apresentou ao dirigente os trâmites para a fusão com a LFU, que também se reuniu recentemente com o cartola.
“Tanto os membros da LiBRA, quanto os membros da LFU pensam da mesma maneira. A gente está cada vez mais alinhado. Não há praticamente nenhuma divergência razoável. É tudo muito simples, de encaminhamento. E nesse momento, a gente estar junto com a CBF, trazendo a discussão para dentro da CBF, ouvindo a experiência da CBF e alinhando esses interesses comuns ao futebol, é absolutamente fundamental”, diz Silvio Matos.
Não haveria outro lugar para a gente provocar essa discussão agora que a gente está na reta final de começar a constituir essa tão falada e esperada Liga, que é ambição de todos os blocos aqui”, completou o executivo da LiBRA.
Leia também:
Bastidores do negócio entre LFU e Globo e onde assistir ao Brasileirão 2025
No último dia 9, os clubes vinculados à LFU também se reuniram com a CBF apontando para a fusão com a LiBRA depois das negociações separadas dos direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro a partir desta temporada. Há, inclusive, um Comitê de Integração das Ligas com a missão de acelerar um acordo definitivo entre os dois lados.
A fusão caminha a passos largos. Além do encontro da LiBRA com a CBF, houve uma reunião entre presidentes dos times da LiBRA e da LFU na Gávea, sede do Flamengo, na Zona Sul do Rio de Janeiro.
Os dois lados começaram a discutir pontos comuns como a venda dos naming rights do Brasileirão sob a tutela da liga unificada e os regulamentos geral e específico da CBF. Há um desejo também de fortalecer a Comissão Nacional de Clubes.
Os clubes da LiBRA
Atlético-MG, Bahia, Flamengo, Grêmio, Palmeiras, RB Bragantino, São Paulo, Santos e Vitória (Série A); ABC e Guarani (Série C); Sampaio Corrêa (Série D).
Os clubes da LFU
Botafogo, Corinthians, Ceará, Cruzeiro, Fluminense, Fortaleza, Internacional, Juventude, Mirassol, Sport e Vasco (Série A); Atlético-GO, Athletico-PR, Amazonas, América-MG, Avaí, Botafogo-SP, Chapecoense, Criciúma, Cuiabá, CRB, Goiás, Novorizontino, Operário-PR e Vila Nova (Série B); CSA, Figueirense, Ituano, Londrina, Náutico, Ponte Preta e Tombense (Série C).
X: @marcospaulolima
Instagram: @marcospaulolimadf
TikTok: @marcospaulolimadf
Neymar e Gabigol jogaram juntos poucas vezes. Foram felizes na conquista da inédita medalha de…
Seja bem-vindo a 2026! Mantendo a tradição nas viradas de ano, o blog escolheu 10 camisas…
O tira-teima entre Flamengo e Corinthians, campeões do Brasileirão e da Copa do Brasil em…
O Flamengo conquistou os dois maiores prêmios do tradicional Rei da América, título concedido pelo…
Sim, Gabriel Jesus jamais fez gol em um jogo de Copa do Mundo como titular…
Capítulo final da novela! O Flamengo anunciou na manhã desta segunda-feira a renovação do contrato…